quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Astrônomos descobrem planeta que vaga pelo espaço

Imagem divulgada pelo ESO (Observatório Europeu do Sul), mostra corpo que, provavelmente, é um planeta a vagar pelo espaço sem uma estrela hospedeira, segundo astrônomos. Este seria o planeta errante mais próximo do sistema solar, a uma distância de 100 anos-luz.
Os planetas errantes são astros que vagam no espaço sem ligação com nenhuma estrela. Outros exemplos já foram descobertos anteriormente, mas sem o conhecimento das suas idades não foi possível saber se eram realmente planetas ou anãs marrons – estrelas fracassadas que não conseguem ter tamanho suficiente para dar início às reações típicas que as fazem brilhar.
Pesquisadores descobriram agora um objeto chamado CFBDSIR2149 que parece fazer parte de um grupo de estrelas próximas conhecido como Associação estelar AB Doradus. A ligação entre este novo objeto e o grupo estelar é uma pista vital, que permitirá aos astrônomos calcular a idade do objeto recém-descoberto. Esta é a primeira vez que um objeto errante de massa planetária é identificado como fazendo parte de um grupo estelar em movimento.

(*) Com informação band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.