quinta-feira, 15 de novembro de 2012

STF fez julgamento político do “mensalão”, afirma Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores, da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Supremo Tribunal Federal brasileiro fez um julgamento político do caso de corrupção conhecido como “mensalão”.
“[O STF] Fez política ao definir o calendário convenientemente coincidente com as eleições. Fez política ao recusar o desmembramento da ação e ao escolher a teoria do domínio do facto para compensar a escassez de provas”, informou o PT, num comunicado divulgado na noite de quarta-feira.
O “mensalão” é o esquema de compra de votos de deputados da coligação do Governo a troco de apoio político durante a presidência de Lula da Silva. O STF julga o caso há dois meses e condenou 25 de 37 réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.
O partido, que se manifestou pela primeira vez oficialmente sobre o caso, reafirmou a sua “convicção” de que não houve compra de votos no Congresso Nacional, nem pagamento de “mesada” aos parlamentares.
A formação política criticou a data do julgamento, próxima às eleições municipais, e uma alegada “repulsa de uma certa elite ao PT”, propagada pela “pressão dos media conservadores” e que teria influenciado as decisões do STF.
“O STF, ao deixar-se contaminar pela pressão de certos meios de comunicação e sem se distanciar do processo político eleitoral, não assegurou a necessária isenção que deveria pautar os seus julgamentos”, diz a nota.
O partido também afirmou que o julgamento retratou ações de corrupção sem ter provas, criticando o desprezo a testemunhas e contraprovas. “Houve flexibilização do uso de provas, transferência do ónus da prova aos réus, presunções, ilações, deduções, inferências e a transformação de indícios em provas”, considerou.
O comunicado critica o facto de réus sem foro privilegiado terem sido julgados do STF ao lado dos parlamentares e ex-parlamentares. O PT defendia o desdobramento do processo.
“Por isso mesmo, o PT considera legítimo e coerente, do ponto de vista legal, que os réus agora condenados recorram a todos os meios jurídicos para se defenderem”, diz a nota.
O partido divulgou que terá “forças para vencer mais este desafio” e que continuará a lutar por uma reforma do sistema político, com o financiamento público das campanhas eleitorais, e pela democratização do Estado.

(*) Com informação jn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.