sábado, 5 de outubro de 2013

A incrível fábrica de submarinos

A construção de embarcações em série movimenta o município de Itaguaí
Distante 70 quilômetros do Centro do Rio, em direção ao sul do estado, Itaguaí é hoje um efervescente canteiro de obras. No município estão em andamento o Arco Metropolitano, obra viária que vai integrar toda a região do Grande Rio, e o Superporto Sudeste, destinado à exportação de minérios. Agora, as atenções se voltam para um ambicioso projeto na área militar. Trata-se do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, idealizado pela Marinha, que contempla a construção de quatro embarcações, ao custo de 7,8 bilhões de reais. Numa etapa posterior, está prevista a fabricação de um submarino nuclear. É uma obra superlativa. Suas instalações ocupam 540 000 metros quadrados, divididos em uma fábrica para produção de peças, um estaleiro para montagem e manutenção das embarcações e uma base naval, onde ficará o comando das operações, esses dois últimos à margem da Baía de Sepetiba. Calcula-se que sejam gerados 9 000 postos de trabalho diretos e outros 32 000 secundários. "Do mobiliário aos sensores, passando pela estrutura metálica, tudo será montado aqui", diz o contra-almirante Newton Braga, da coordenadoria-geral do programa. A primeira unidade deve ser entregue em 2015, dando início ao incremento da frota nacional. Hoje o país dispõe de apenas cinco embarcações do gênero. Para efeito de comparação, a Marinha americana tem uma frota de setenta submarinos, sendo catorze deles nucleares.

Projetar e fabricar um submarino é sempre um desafio de engenharia, com um grau de complexidade muitas vezes comparável ao da execução de um foguete espacial. Para qualificar a mão de obra, foi feito um acordo entre Brasil e França, que possibilitou a transferência da tecnologia. Desde 2010 já foram enviados 220 funcionários brasileiros à cidade francesa de Cherbourg, onde eles aprenderam a dominar técnicas de soldagem e a ter rigoroso controle de qualidade dos materiais usados. O processo de construção envolve três etapas, que vão da fabricação das estruturas aos detalhes de acabamento (veja o quadro). Em junho, começa a ser feita em Itaguaí a primeira parte do programa.
Trata-se de uma iniciativa que traz esperanças sob vários aspectos, pois o desenvolvimento de programas militares tende a resultar em avanços para outros setores. Um exemplo é a indústria da computação americana, que floresceu em áreas próximas a bases das Forças Armadas da Califórnia, dando origem ao que hoje é o Vale do Silício. Certamente, os investimentos também vão ajudar o Rio a retomar seu papel de proa na indústria naval. Nas décadas de 70 e 80, nosso estado chegou a concentrar 80% dos fabricantes de embarcações do país, panorama que ruiu rapidamente há duas décadas, quando os investimentos minguaram e grandes estaleiros foram a pique. De acordo com a Marinha, aproximadamente 200 empresas estão envolvidas na fabricação das embarcações e 95% das peças terão produção nacional. "É um processo que vai beneficiar todo o estado, atraindo mão de obra qualificada e corporações de alta tecnologia", explica Braga. Herança tão importante quanto a proteção do litoral, a base militar de Itaguaí poderá ser o início de um vigoroso parque tecnológico.

Fonte: Veja Rio - 22/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.