sábado, 5 de outubro de 2013

Marina Silva filia-se ao PSB e aceita ser vice de Campos

Marina Silva comunicou oficialmente, na tarde deste sábado, 05, sua filiação ao PSB de Eduardo Campos e pode ser candidata a vice-presidente em 2014
Numa decisão surpreendente, Marina Silva decidiu filiar-se ao PSB de Eduardo Campos e aceitou disputar a vice-Presidência em 2014 na chapa do governador de Pernambuco. A decisão, comunicada oficialmente na tarde de hoje, 05, irritou o PPS, de Roberto Freire, que também vinha negociando com Marina, e, segundo relatos, surpreendeu até ao próprio Campos.

Segundo o jornal O Globo, a decisão foi comunicada aos seguidores de Marina numa reunião que terminou em lágrimas às 4h30 da madrugada. A ex-senadora disse que o sonho de ser presidente da República teria de ser adiado após a negação do registro da Rede Sustentabilidade como partido político.

Marina disse, também, que sua posição era inegociável e que ela já havia informado Eduardo Campos disso. Segundo o relato do jornal, Marina ligou para Campos e disse: “Eduardo, você está preparado para ser presidente do Brasil? Eu vou ser sua vice e estou indo para o PSB”. Várias pessoas teriam tentado, inutilmente, fazê-la mudar de ideia.

Muitos veem, na atitude da ex-senadora, forte ressentimento em relação ao PT, que teria trabalhado para dificultar o registro de seu partido, o Rede Sustentabilidade.

O jornal O Estado de S. Paulo diz que o acordo entre Marina e Campos prevê que o PSB vai oferecer abrigo transitório aos políticos da Rede. Eles poderão se candidatar a cargos pelo PSB mas não serão questionados se resolverem sair dele quando Marina viabilizar seu próprio partido.

O maior beneficiado com a manobra de Marina é Eduardo Campos. A ex-senadora é a segunda pré-candidata com mais intenções de voto, avaliadas em mais de 20% do eleitorado. Só fica atrás da presidente Dilma Rousseff. Com ela como vice, avaliam que Campos, hoje com cerca de 5% das intenções, ganha um reforço considerável em sua candidatura.

Para os outros candidatos, a decisão de Marina não é boa. Aécio Neves, do PSDB, parece ser o maior prejudicado, já que terá que dividir votos do eleitorado oposicionista com Campos e Marina.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.