terça-feira, 27 de julho de 2021

COM ALERTA LARANJA, TEMPERATURAS DEVEM DESPENCAR NOS PRÓXIMOS DIAS


Previsão de chuva na quarta-feira pode trazer até neve em pontos altos da Serra da Mantiqueira

Massa de ar polar de grande intensidade invade o Brasil entre hoje, 27, e amanhã, 28, com perspectiva de frio extremo em algumas regiões, neve, geada e geada negra, congelamento e ainda sensação térmica excepcionalmente baixa, é o que está reservado para os próximos dias para encerrar o mês de julho.

A semana começou influenciada pela massa de ar frio de origem polar mais forte a alcançar o Brasil até agora neste ano, mas os seus reflexos não se darão com a mesma força das últimas duas ondas de frio no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades do Sul do país será o frio mais intenso de 2021 até agora, mas na maior parte das localidades do Centro-Oeste e do Sudeste as marcas do final de junho e da última semana não deverão ser batidas. No período de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é normal (anomalia) no Centro-Sul do país.

Mapa de anomalia de temperatura em
1.500 metros (e não de temperatura em
superfície) do modelo meteorológico
canadense mostra como a massa de ar
polar é muito intensa e atingirá uma
extensa área. (Foto: MetSul
)
Uma onda de frio intenso vai atingir diferentes regiões do país entre quarta-feira, 28, e domingo, 1º, com chance de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense e temperaturas negativas ao longo da semana na região Sul e Sudeste.

No período de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, a temperatura deve ficar entre 10°C e 15°C abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, segundo a MetSul.

Apesar da previsão de neve e temperaturas negativas no Sul e Sudeste, ao menos 12 Estados, além do Distrito Federal, terão dias de frio intenso entre hoje, 27, e sexta-feira, 30.

Os Estados que terão quedas bruscas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, de acordo com a Climatempo.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer desta terça-feira, 27, quando se espera que as mínimas ocorram à noite, quando vai começar a ficar muito frio. Amanhã, 28, o ar polar rapidamente toma conta do Sul do país e chega ao Centro-Oeste e ao Sudeste do país.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a Meteorologia ao informar que persiste a previsão de que - entre os dias 28 e 31 de julho - o ar frio predominará por toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem.

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a previsão é de que o ar frio avance sobre Sul da Bahia e partes do interior da região Nordeste, com “declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude”.

Sudeste e Centro-Oeste abaixo de zero

Imagem Inmet

Na região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer entre quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, com mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte; também são previstas temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no Sudeste paulista (região de Itapetininga), segundo a Climatempo.

A previsão de chuva para esta quarta-feira, 28, pode provocar, inclusive, o registro de neve fraca em pontos altos da Serra da Mantiqueira.

O Mirante de Santana, estação de referência histórica na capital paulista, pode atingir temperaturas entre 3°C e 5°C na sexta-feira, 30. “Em se concretizando, o amanhecer da sexta em São Paulo seria o mais frio em muitos anos. A Grande São Paulo, igualmente, pode ter marcas negativas e geada”, segundo a MetSul.

“A cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e mais ao Sul da Região Sudeste do Brasil deve sentir com força este episódio de ar gelado entre quarta e sexta. Na quarta se espera chuva, vento e frio. Na quinta, o frio prossegue forte. E, na sexta, o amanhecer será gelado com chance de geada em diversos bairros e marcas negativas no Sul da cidade”, descreveu a MetSul em sua previsão para o Sudeste.

Fonte: Portal CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.