terça-feira, 27 de julho de 2021

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 21º “COMIDA DI BUTECO”


Evento gastronômico acontece a partir da próxima sexta-feira e se estende até o dia 22 de agosto

Os botequeiros de plantão já estão na contagem regressiva para a abertura da 21ª edição do concurso entre bares e festival gastronômico “Comida di Buteco”, que acontece na próxima sexta-feira, 30, e vai até o dia 22 de agosto reunindo para a disputa 15 botecos em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, com petiscos a preço único, R$27,00, e uma novidade, todos os pratos devem trazer alguma raiz, como batatas, cenouras ou mandioquinha salda (batata baroa).

Mantendo a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, o evento vem, agora, no formato híbrido, em edição reformulada devido à pandemia, depois de quatro adiamentos no ano passado, sendo realizado, simultaneamente, em 21 municípios do país, entre capitais e cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas e a capital Belo Horizonte, o evento estará acontecendo em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Timóteo e Uberlândia.

Respeitando todos os protocolos sanitários e os decretos locais com vistas à prevenção contra a Covid-19, o foco estará voltado para o delivery e na busca direta nos botecos, no formato “para levar”.

Todavia, isso não significa que não terá atendimento presencial. Respeitando os decretos locais contra a pandemia, os estabelecimentos deverão respeitar o percentual permitido para ocupação e o atendimento será feito através de agendamento feito através da plataforma desenvolvida em parceria entre o “Comida di Buteco” e a Tagme.

Visite o site do evento, www.comidadibuteco.com.br, selecione a cidade e clique no link “RESERVAS” no alto da tela. Vale lembrar que o serviço estará disponível a partir da abertura da 21ª edição do “Comida di Buteco”, na próxima sexta-feira, 30.

Concurso

Em 21 edições do “Comida di Buteco” não poderia faltar a concorrida eleição do “Melhor Buteco” de cada uma das 21 cidades participantes do evento em todo o Brasil.

Na primeira etapa, “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita os bares, vota e elege o campeão local, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, agendada para acontecer em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar as mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados e, de acordo com as notas, em outubro, será conhecido e premiado o "Melhor Buteco do Brasil".

Salve os Botecos

De acordo com os organizadores, o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, sendo os primeiros impactados com medidas restritivas de funcionamento e que devem perdurar por um bom tempo.

Ainda conforme apontado pelos organizadores do “Comida di Buteco”, cerca de 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Assim, surgiu a campanha “Salve os Butecos”, com o objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para os botecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia.

As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os botecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os botecos participantes do concurso.

O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site do evento, www.comidadibuteco.com.br.

A conta para doações em dinheiro é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

Além da campanha, a loja virtual de camisas “Chico Rei”, de Juiz de Fora, zona da mata mineira, comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo “Comida di Buteco” e 10% do valor das vendas dessas camisetas serão destinados ao “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja www.chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

Conheça os botecos participantes da 21ª edição do “Comida di Buteco” 2021 em Poços de Caldas (fotos Dreison Medeiros)

Bar da Elaine

Rua Caetés, 64 – Vila Togni

“Contra a Palito” – Contra filé em tiras com tomate, cebola, pimentão e cenoura. Acompanha pão.

Bar do Bica

Rua Senador Godoy, 650 – Jardim São Paulo

“Cupim Embreagado” – Cupim salteado com batata doce e legumes e um toque de gengibre ralado.

Bar do Bosco

Rua Santa Catarina, 569 – Centro

“Tô com Bosco” – Linguiça de costela grelhada com creme de mandioquinha salsa.



Bar do David

Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia

“Rabada do Resende” – Rabada com legumes

Bar do Jayme

Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro

“Surpresinha de Peixe” – Panqueca de peixe ao molho especial. Acompanha chips de batata baroa.


Bar Original

Avenida Francisco Salles, 36 – Centro

Chapão – Prato elaborado com filé mignon suíno na chapa com cebola, tomate, mandioquinha salsa, cenoura em cubos, ervilha e alho frito. Misturada e temperada com vinho branco, shoyo e pimenta calabresa.

Boteco Cana Benta

Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera

“Salsa Comigo” – Bolinho de mandioquinha salsa recheado de carne de panela e requeijão cremoso.

Buthekytha Bar

Rua Israel, 200 – Parque das Nações

“Barkyta” – Cubos de pernil ao molho de cerveja preta e creme de cebola, acompanhado de mandioca, batata doce frita e geleia de pimenta.

Canecão Bar

Avenida João Pinheiro, 1120 – Jardim do Ginásio

“Chama Pinga” – Músculo e ponta de peito (bovinos) cozidos servidos com pirão e purê de mandioca, acompanhados de banana.

Comidaria St. Peter

Avenida Monsenhor Alderige, 235 – Jardim Country Club

“Vaca Desatolada” – Carne de vaca desfiada ao molho barbecue caseiro servido com chips de mandioca.

CQC – Comé Que Chama Bar

Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro

“Porpecue” – Porpeta de filé mignon recheada, regada com molho barbecue e cheddar.


Espetinho Bar

Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz

“Torresmo Crocante” – Torresmo com purê de batata doce

Rota do Petisco

Avenida Lourenço Ferrero Junior, 255 – Jardim Philadelphia

“Uai Sô” – Carne de porco guardada na gordura com cenoura e mandioca.


Seu Minero

Rua Assis Figueiredo, 1945/1 – Centro

“Cozido Mineiro” – Carne de panela com batata acompanhada de mandioca frita.

Toa Toa Bar

Avenida Santo Antônio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)

“Surpresinha Toa Toa” – Costela no bafo puxada na manteiga com requeijão acompanhada de dadinhos de tapioca e dadinhos de mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.