quinta-feira, 22 de julho de 2021

VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DO ‘COMIDA DI BUTECO’


Em novo formato, detalhes estão sendo mantidos em sigilo e serão revelados à imprensa na próxima semana

Os “butequeiros” de plantão já podem comemorar. Os organizadores do tradicional evento gastronômico “Comida di Buteco” anunciam a retomada com novo formato imposto pela pandemia do Covid-19. Os detalhes estão sendo guardados a sete chaves e só serão revelados durante encontro com a imprensa já na noite da próxima segunda-feira, 26, desta vez de modo remoto.


Com foco no delivery ou por encomenda para retirada no local e na campanha de doações “Salve os Butecos”, a edição 2021 do “Comida di Buteco” será realizada entre os dias 30 de julho, sexta-feira da próxima semana, e 22 de agosto, simultaneamente, em 21 cidades entre capitais de estados, capital federal e em algumas cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Bar do Davi, bi-campeão na edição 2019
em Poços de Caldas com o petisco Costela
Mineira – costela de porco refogada com
purê de mandioca
. (Foto: divulgação)

Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas, o festival e concurso gastronômico estará acontecendo em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Timóteo e Uberlândia.

Na próxima segunda-feira, durante a reunião de abertura com a imprensa, os organizadores e coordenadores do evento darão os detalhes de como será o atendimento aos “butequeiros”, como a forma para reserva de mesas, lembrando que já há liberação parcial para atendimento “in loco”, a parceria com empresa que realizará o delivery e divulgação do cardápio digital.

Concurso

Em 21 edições do “Comida di Buteco” não poderia faltar a concorrida eleição do “Melhor Buteco” de cada uma das mais de 30 cidades participantes do evento em todo o Brasil.

JK Bar, segundo colocado na 20ª edição
com o prato “Ossobuco de Roer” – Ossobuco
com mandioca cozida, farofa especial
com molho de carne. (Foto: divulgação)

Na primeira etapa, “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita os bares, vota e elege o campeão local, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, agendada para acontecer em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar as mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados e, de acordo com as notas, em outubro, será conhecido e premiado o "Melhor Buteco do Brasil".

Campanha

Bares e restaurantes é um dos segmentos que mais sofreu com a pandemia, tendo sido um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento. De acordo com a organização do festival gastronômico, cerca de 30% das casas participantes em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Buthekytha Bar, terceiro colocado na
edição 2019 com o petisco
Bucadin Di
Moela – Bolinhos de moela recheados
com mussarela e servidos com molho
picante. (Foto: divulgação)

Assim, durante toda a realização dessa edição do “Comida di Buteco”, será realizada a “Salve os Butecos”, uma campanha nacional de doações em que qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com dinheiro, equipamentos ou insumos para serem repassados diretamente aos bares participantes. A meta dos organizadores é arrecadar cerca de R$ 3 milhões e dividir igualmente entre os estabelecimentos participantes do concurso.

Já na próxima semana, o site do festival gastronômico deverá disponibilizar uma ferramenta, batizada de “Butecômetro”, para vai informar, em tempo real, tudo e quanto estiver sendo recebido de doações.

Além da campanha, a loja virtual de camisas “Chico Rei” comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo “Comida di Buteco” e 10% do valor das vendas dessas camisetas serão destinados ao “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja www.chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

Já para quem pretende contribuir com doações em dinheiro, os valores devem ser destinados à conta abaixo:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.