sábado, 5 de outubro de 2013

Casa auto-suficiente - O sonho e a realidade

As casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção, do terreno e da natureza que a rodeia, e devem ser criadas para serem auto-suficientes. As construções ecológicas estão na moda nos países mais avançados e ajudam a preservar o meio ambiente.

Quando se sonha com a casa ideal, pensa-se num lugar belo e agradável, luminoso, quente no Inverno e fresca no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome. Assim como, a possibilidade de aproveitamento da água existente no terreno e como o armazenamento da água das chuvas. Uma casa Idílica poderia estar inspirada num romance de ficção cientifica, mas esta é uma realidade tão acessível como qualquer outra construção convencional.

As casas bioclimáticas são aquelas que reúnem ótimas condições de habitabilidade com o mínimo consumo energético. Uma habitação que é inteligentemente concebida, saudável e regulada de forma auto-suficiente, onde a energia é proveniente de fontes naturais. As águas da chuva filtram-se e armazenam-se para serem reutilizadas, tendo sempre como princípio não haver perdas nem desperdícios. A construção da casa propriamente dita deve ser construída com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira, pedra e argila. Uma vivenda confortável e bela é aquela que permite ao ser humano viver em harmonia com o meio ambiente.

Trata-se de construir, com sentido prático, casas ecológicas, que tenham uma conservação econômica, sendo auto-suficiente em água, energia e tratamento de resíduos, utilizando materiais naturais que têm sido testados há séculos e as tecnologias mais recentes com a finalidade de construir a casa ecológica do século XXI.

Passos para construir casas ecológicas

Fazer o levantamento topográfico do terreno, a análise geológica do solo e subsolo (ver carta geológica da zona) e a análise para comprovar a salubridade e outros tipos possíveis de contaminação.

A orientação do terreno deve ter inclinação para Sul, protegida a Norte e livre de grandes correntes de ar. Na zona lateral (Leste e Oeste), seria bom que existisse algum tipo de coluna ou montanha de reduzido tamanho e a Sul vales para que o sol não seja ocultado.

Podemos apresentar, como exemplo, uma casa ecológica para o século XXI

Uma bela construção em madeira deve utilizar madeiras como certificado de origem correto, podendo ser construída sobre uma base de rochas da região (granitos, calcários, xistos, etc.). Para manter a casa a uma temperatura equilibrada e para o aquecimento de água, podem-se utilizar as energias oriundas da biomassa, geotérmica e/ou painéis solares. A energia elétrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (se existir no local uma corrente de água).

Fonte: casasdemadeirainformacao.com

Um comentário:

  1. A equipe do site Ideias de PROJETOS juntamente com a MBM Construtora estão desenvolvendo um projeto de uma casa sustentável fantástica. Confira no site www.ideiasdeprojetos.com

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.