terça-feira, 27 de julho de 2021

MEDALHISTA OLÍMPICA, "FADINHA" RAYSSA LEAL É ESTRELA DE CAMPANHA DA NIKE

Rayssa Leal faturou a prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
(Imagem: Getty Images)

Apelido surgiu em 2015, quando, com apenas sete anos, um vídeo realizando manobras de skate fantasiada de fada viralizou na internet

Rayssa Leal, que conquistou a medalha de prata olímpica no skate na madrugada da última segunda-feira, 26, é a estrela da mais recente campanha publicitária da Nike, divulgada no fim de semana. A atleta, de 13 anos, é a medalhista mais jovem da história do país.

No comercial, a marca pretende mostrar que a "mágica" de se tornar um grande esportista não acontece como num conto de fadas: depende da dedicação de cada um. O comercial foi criado pela agência Wieden+Kennedy SP. Assista, abaixo, à peça publicitária ou clique no link https://youtu.be/Bspl9p2nuBw para assisti-lo no YouTube:

"Eu fico muito feliz em incentivar outras meninas a iniciarem no esporte. O skate é um esporte feminino também. Quero que outras meninas tenham a mesma oportunidade que eu, de ver suas vidas e seus sonhos sendo realizados por meio do esporte. Nós só precisamos acreditar na gente mesmo e em nosso potencial", afirma Rayssa, em comunicado.

"A jornada da Rayssa é uma inspiração para todas as meninas ao redor do mundo. Mostra que é possível ser criança e acreditar em contos de fadas, mas ao mesmo tempo ter coragem e adentrar em um espaço que antes não era considerado para meninas", diz Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

Por que "fadinha"?

Em 2015, com apenas sete anos, um vídeo de Rayssa realizando uma tradicional manobra de skate fantasiada de fada viralizou na internet. Virou pauta em vários programas de TV e, inclusive, foi ao Esporte Espetacular, da TV Globo, para conhecer sua ídolo, Letícia Bufoni — que virou amiga e companheira de Olimpíada.

O sucesso viral foi a porta de entrada para o mundo do esporte e, aos 10 anos, ela já tinha patrocinadores e sustentava a família com suas manobras. Aos 11 anos, conquistou sua primeira medalha em um torneio internacional. A partir daí, se fincou entre os melhores do mundo.

Atualmente, além da Nike, Rayssa é patrocinada por marcas como Banco do Brasil, MRV e o energético Monster.

Acesse o link https://youtu.be/xWNZfE--vII?t=21 e assista a entrevista concedida por Rayssa Leal, a “fadinha”, após a conquista da medalha de prata para o Brasil.

Fonte: Portal Uol

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 21º “COMIDA DI BUTECO”


Evento gastronômico acontece a partir da próxima sexta-feira e se estende até o dia 22 de agosto

Os botequeiros de plantão já estão na contagem regressiva para a abertura da 21ª edição do concurso entre bares e festival gastronômico “Comida di Buteco”, que acontece na próxima sexta-feira, 30, e vai até o dia 22 de agosto reunindo para a disputa 15 botecos em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, com petiscos a preço único, R$27,00, e uma novidade, todos os pratos devem trazer alguma raiz, como batatas, cenouras ou mandioquinha salda (batata baroa).

Mantendo a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, o evento vem, agora, no formato híbrido, em edição reformulada devido à pandemia, depois de quatro adiamentos no ano passado, sendo realizado, simultaneamente, em 21 municípios do país, entre capitais e cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas e a capital Belo Horizonte, o evento estará acontecendo em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Timóteo e Uberlândia.

Respeitando todos os protocolos sanitários e os decretos locais com vistas à prevenção contra a Covid-19, o foco estará voltado para o delivery e na busca direta nos botecos, no formato “para levar”.

Todavia, isso não significa que não terá atendimento presencial. Respeitando os decretos locais contra a pandemia, os estabelecimentos deverão respeitar o percentual permitido para ocupação e o atendimento será feito através de agendamento feito através da plataforma desenvolvida em parceria entre o “Comida di Buteco” e a Tagme.

Visite o site do evento, www.comidadibuteco.com.br, selecione a cidade e clique no link “RESERVAS” no alto da tela. Vale lembrar que o serviço estará disponível a partir da abertura da 21ª edição do “Comida di Buteco”, na próxima sexta-feira, 30.

Concurso

Em 21 edições do “Comida di Buteco” não poderia faltar a concorrida eleição do “Melhor Buteco” de cada uma das 21 cidades participantes do evento em todo o Brasil.

Na primeira etapa, “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita os bares, vota e elege o campeão local, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, agendada para acontecer em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar as mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados e, de acordo com as notas, em outubro, será conhecido e premiado o "Melhor Buteco do Brasil".

Salve os Botecos

De acordo com os organizadores, o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, sendo os primeiros impactados com medidas restritivas de funcionamento e que devem perdurar por um bom tempo.

Ainda conforme apontado pelos organizadores do “Comida di Buteco”, cerca de 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Assim, surgiu a campanha “Salve os Butecos”, com o objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para os botecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia.

As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os botecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os botecos participantes do concurso.

O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site do evento, www.comidadibuteco.com.br.

A conta para doações em dinheiro é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

Além da campanha, a loja virtual de camisas “Chico Rei”, de Juiz de Fora, zona da mata mineira, comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo “Comida di Buteco” e 10% do valor das vendas dessas camisetas serão destinados ao “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja www.chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

Conheça os botecos participantes da 21ª edição do “Comida di Buteco” 2021 em Poços de Caldas (fotos Dreison Medeiros)

Bar da Elaine

Rua Caetés, 64 – Vila Togni

“Contra a Palito” – Contra filé em tiras com tomate, cebola, pimentão e cenoura. Acompanha pão.

Bar do Bica

Rua Senador Godoy, 650 – Jardim São Paulo

“Cupim Embreagado” – Cupim salteado com batata doce e legumes e um toque de gengibre ralado.

Bar do Bosco

Rua Santa Catarina, 569 – Centro

“Tô com Bosco” – Linguiça de costela grelhada com creme de mandioquinha salsa.



Bar do David

Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia

“Rabada do Resende” – Rabada com legumes

Bar do Jayme

Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro

“Surpresinha de Peixe” – Panqueca de peixe ao molho especial. Acompanha chips de batata baroa.


Bar Original

Avenida Francisco Salles, 36 – Centro

Chapão – Prato elaborado com filé mignon suíno na chapa com cebola, tomate, mandioquinha salsa, cenoura em cubos, ervilha e alho frito. Misturada e temperada com vinho branco, shoyo e pimenta calabresa.

Boteco Cana Benta

Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera

“Salsa Comigo” – Bolinho de mandioquinha salsa recheado de carne de panela e requeijão cremoso.

Buthekytha Bar

Rua Israel, 200 – Parque das Nações

“Barkyta” – Cubos de pernil ao molho de cerveja preta e creme de cebola, acompanhado de mandioca, batata doce frita e geleia de pimenta.

Canecão Bar

Avenida João Pinheiro, 1120 – Jardim do Ginásio

“Chama Pinga” – Músculo e ponta de peito (bovinos) cozidos servidos com pirão e purê de mandioca, acompanhados de banana.

Comidaria St. Peter

Avenida Monsenhor Alderige, 235 – Jardim Country Club

“Vaca Desatolada” – Carne de vaca desfiada ao molho barbecue caseiro servido com chips de mandioca.

CQC – Comé Que Chama Bar

Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro

“Porpecue” – Porpeta de filé mignon recheada, regada com molho barbecue e cheddar.


Espetinho Bar

Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz

“Torresmo Crocante” – Torresmo com purê de batata doce

Rota do Petisco

Avenida Lourenço Ferrero Junior, 255 – Jardim Philadelphia

“Uai Sô” – Carne de porco guardada na gordura com cenoura e mandioca.


Seu Minero

Rua Assis Figueiredo, 1945/1 – Centro

“Cozido Mineiro” – Carne de panela com batata acompanhada de mandioca frita.

Toa Toa Bar

Avenida Santo Antônio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)

“Surpresinha Toa Toa” – Costela no bafo puxada na manteiga com requeijão acompanhada de dadinhos de tapioca e dadinhos de mandioca.

BUSCA POR MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA É INTENSIFICADA

A partir desta terça-feira (27), as equipes de Abordagem
Social serão dobradas no período da madrugada.

Abordagem Social da prefeitura vai intensificar busca ativa por conta da nova onda de frio prevista para esta semana

A equipe de Abordagem Social da administração municipal de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, que atende as pessoas em situação de rua, vai intensificar ainda mais o serviço de busca ativa nesta semana, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou Alerta Laranja para a queda de temperaturas na região.

A partir desta terça-feira, 27, as equipes de Abordagem Social serão dobradas no período da madrugada e o contato com outros serviços que trabalham em ronda, como Guarda Municipal e PM, será intensificado, para que as pessoas identificadas sejam abordadas e acolhidas com a máxima agilidade.

A operação de inverno foi iniciada em junho, com a chegada do frio na cidade. A partir daí, a Secretaria Municipal de Promoção Social intensificou o trabalho de abordagem e busca ativa da população em situação de rua. A meta é que todas as pessoas sejam encaminhadas aos abrigos institucionais, pelo menos durante a noite, período em que o frio é mais intenso.

Abordagem

O Serviço de Abordagem Social é o responsável pelo atendimento da população em situação de rua e funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas, na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir.

Serviço de Abordagem Social é o
responsável pelo atendimento da
população em situação de rua e
funciona 24 horas por dia

Hoje, o município trabalha em colaboração com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes. Com o frio, as equipes utilizam todas as estratégias de convencimento para que, pelo menos, as pessoas pernoitem nos abrigos institucionais.

“A adesão tem sido positiva até pelo frio intenso que tem feito na cidade”, informa o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Ele ressalta que a orientação para a população em geral é sempre acionar o serviço de Abordagem Social pelos telefones 156 e 3697-2645. “É importante enfatizar que doações de agasalhos e cobertores devem ser feitas aos serviços de acolhimento e campanhas do agasalho e não diretamente às pessoas porque isso incentiva a permanência nas ruas”, afirma.

Fonte: Secom Prefeitura

BOLSONARO DIZ QUE, DURANTE ‘LIVE’, PROVARÁ FRAUDE EM URNAS ELETRÔNICAS

 


Conforme declaração, serão apresentados documentos e fotografias de dados fornecidos pelo próprio TSE

Em recente declaração, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá realizar uma transmissão ao vivo na próxima quinta-feira, 29, às 19h, para apresentar provas de fraudes nas eleições presidenciais dos últimos anos. O chefe do Executivo não detalhou se os documentos são referentes ao pleito de 2014 ou 2018.

O presidente disse que a “live” deve ser realizada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“A gente vai expor todas as questões que levam a uma eleição democrática no ano que vem. São três momentos inacreditáveis que a gente vai mostrar com fotografias de dados fornecidos pelo próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Se bem que faltam mais dados que não entregaram. Logo a gente conclui isso aí, porque o trabalho não é fácil”, disse Bolsonaro em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Agora dá para demonstrar, obviamente, até pela maneira como o ministro Barroso está se posicionando. Tem algo esquisito. Ele podia falar: ‘Presidente, quer o voto auditável democrático em papel? Faça’. Por que ele é contra? Não quero acusá-lo de nada, só que ninguém consegue entender por que ele é contra”, argumentou o presidente.

Bolsonaro acrescentou que parlamentares, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidentes dos três poderes são passíveis de críticas. Para ele, apesar de as pessoas afirmarem que as críticas são uma forma de atentar a democracia, só existe um jeito de garantir que a democracia brasileira seja preservada de fato. “São votos auditáveis, voto no papel ao lado da urna eletrônica. É o voto democrático”, finalizou.

Fonte: Gazeta Brasil

COM ALERTA LARANJA, TEMPERATURAS DEVEM DESPENCAR NOS PRÓXIMOS DIAS


Previsão de chuva na quarta-feira pode trazer até neve em pontos altos da Serra da Mantiqueira

Massa de ar polar de grande intensidade invade o Brasil entre hoje, 27, e amanhã, 28, com perspectiva de frio extremo em algumas regiões, neve, geada e geada negra, congelamento e ainda sensação térmica excepcionalmente baixa, é o que está reservado para os próximos dias para encerrar o mês de julho.

A semana começou influenciada pela massa de ar frio de origem polar mais forte a alcançar o Brasil até agora neste ano, mas os seus reflexos não se darão com a mesma força das últimas duas ondas de frio no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades do Sul do país será o frio mais intenso de 2021 até agora, mas na maior parte das localidades do Centro-Oeste e do Sudeste as marcas do final de junho e da última semana não deverão ser batidas. No período de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é normal (anomalia) no Centro-Sul do país.

Mapa de anomalia de temperatura em
1.500 metros (e não de temperatura em
superfície) do modelo meteorológico
canadense mostra como a massa de ar
polar é muito intensa e atingirá uma
extensa área. (Foto: MetSul
)
Uma onda de frio intenso vai atingir diferentes regiões do país entre quarta-feira, 28, e domingo, 1º, com chance de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense e temperaturas negativas ao longo da semana na região Sul e Sudeste.

No período de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, a temperatura deve ficar entre 10°C e 15°C abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, segundo a MetSul.

Apesar da previsão de neve e temperaturas negativas no Sul e Sudeste, ao menos 12 Estados, além do Distrito Federal, terão dias de frio intenso entre hoje, 27, e sexta-feira, 30.

Os Estados que terão quedas bruscas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, de acordo com a Climatempo.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer desta terça-feira, 27, quando se espera que as mínimas ocorram à noite, quando vai começar a ficar muito frio. Amanhã, 28, o ar polar rapidamente toma conta do Sul do país e chega ao Centro-Oeste e ao Sudeste do país.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a Meteorologia ao informar que persiste a previsão de que - entre os dias 28 e 31 de julho - o ar frio predominará por toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem.

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a previsão é de que o ar frio avance sobre Sul da Bahia e partes do interior da região Nordeste, com “declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude”.

Sudeste e Centro-Oeste abaixo de zero

Imagem Inmet

Na região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer entre quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, com mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte; também são previstas temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no Sudeste paulista (região de Itapetininga), segundo a Climatempo.

A previsão de chuva para esta quarta-feira, 28, pode provocar, inclusive, o registro de neve fraca em pontos altos da Serra da Mantiqueira.

O Mirante de Santana, estação de referência histórica na capital paulista, pode atingir temperaturas entre 3°C e 5°C na sexta-feira, 30. “Em se concretizando, o amanhecer da sexta em São Paulo seria o mais frio em muitos anos. A Grande São Paulo, igualmente, pode ter marcas negativas e geada”, segundo a MetSul.

“A cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e mais ao Sul da Região Sudeste do Brasil deve sentir com força este episódio de ar gelado entre quarta e sexta. Na quarta se espera chuva, vento e frio. Na quinta, o frio prossegue forte. E, na sexta, o amanhecer será gelado com chance de geada em diversos bairros e marcas negativas no Sul da cidade”, descreveu a MetSul em sua previsão para o Sudeste.

Fonte: Portal CNN Brasil

domingo, 25 de julho de 2021

ENCONTRO VIRTUAL APRESENTA BOTECOS DO “COMIDA DI BUTECO” 2021


Evento acontece simultaneamente em 21 municípios, entre capitais e cidades do interior

Nesta segunda-feira, 26, durante encontro virtual com a imprensa, agendado para o início da noite, os organizadores e a coordenação local do concurso e festival gastronômico “Comida di Buteco” apresentam os botecos que participarão da edição 2021. O evento começa na próxima sexta-feira, 30, e prossegue até o dia 22 de agosto, simultaneamente, em 21 cidades entre capitais de estados, capital federal e em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas e da capital Belo Horizonte, o festival e concurso gastronômico estará acontecendo em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Timóteo e Uberlândia.

Devido à pandemia do Covid-19, o evento não pode ser realizado no ano passado e, ao chegar à 21ª edição, terá um formato diferenciado em 2021, respeitando as recomendações sanitárias, prevendo ocupação limitada dos botecos, de acordo com os decretos municipais de cada localidade, e inovando com o sistema de delivery ou encomenda para retirada no balcão. Outra novidade é a campanha de doações “Salve os Butecos”.

Os detalhes para que os “butequeiros” possam visitar os botecos participantes, durante o encontro virtual desta segunda-feira será esclarecida como a reserva deverá ser feita, da mesma forma de como funcionará o sistema delivery com empresa parceira para entregas e acesso ao cardápio digital.

Concurso

Em 21 edições do “Comida di Buteco” não poderia faltar a concorrida eleição do “Melhor Buteco” de cada uma das 21 cidades participantes do evento em todo o Brasil.

Na primeira etapa, “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita os bares, vota e elege o campeão local, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, agendada para acontecer em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar as mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados e, de acordo com as notas, em outubro, será conhecido e premiado o "Melhor Buteco do Brasil".

Campanha

Bares e restaurantes é um dos segmentos que mais sofreu com a pandemia, tendo sido um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento. De acordo com a organização do festival gastronômico, cerca de 30% das casas participantes em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Assim, durante toda a realização dessa edição do “Comida di Buteco”, será realizada a “Salve os Butecos”, uma campanha nacional de doações em que qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com dinheiro, equipamentos ou insumos para serem repassados diretamente aos bares participantes. A meta dos organizadores é arrecadar cerca de R$ 3 milhões e dividir igualmente entre os estabelecimentos participantes do concurso.

Já na primeira semana após a abertura do “Comida di Buteco” 2021, na próxima sexta-feira, 30, o site do festival gastronômico deverá disponibilizar uma ferramenta, batizada de “Butecômetro”, para informar, em tempo real, tudo e quanto estiver sendo recebido de doações.

Além da campanha, a loja virtual de camisas “Chico Rei” comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo “Comida di Buteco” e 10% do valor das vendas dessas camisetas serão destinados ao “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja www.chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

Já para quem pretende contribuir com doações em dinheiro, os valores devem ser destinados à conta abaixo:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

CAMPESTRENSE É DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS

Bruna de Paula arremessa em jogo do
Brasil contra a equipe russa na Olimpíada
de Tóquio
. (Foto: Wander Roberto/COB)

De vendedora de picolé na infância a atleta de alto rendimento no handebol

Filha de uma catadora de café, nascida na cidade de Campestre, município do Sul de Minas Gerais, Bruna de Paula, 24, a Bruninha de Campestre, que chegou a vender picolés pelas ruas da cidade durante o duro período de sua infância, é uma das brasileiras a se destacar nos jogos olímpicos Tóquio 2020. Ainda durante sua infância ela também trabalhou em uma oficina mecânica.

A armadora esquerda, camisa dois da seleção brasileira de handebol, com sua velocidade e com incrível impulsão, levou a equipe ao empate em 24 gols durante a estreia contra o time russo, atual campeão olímpico da modalidade, em jogo disputado no Yoyogi National Stadium, na madrugada deste domingo, 25.

O potencial da filha de dona Marinalva foi descoberto logo cedo pelo seu professor Eloy Sartini, ainda na pequena Campestre, distante a pouco mais de 400 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

A força, plasticidade de jogo e coordenação incomum de movimentação são pontos marcantes e sempre estiveram presentes na vida da, hoje, atleta de alto rendimento, tanto que, em 2015, aos 18 anos, Bruna já se destacava na equipe de handebol de São José dos Campos. “Ela tem muita velocidade e sua impulsão é espantosa”, contou o auxiliar técnico da equipe paulista, o professor Chico Silva.

Os potenciais da atleta, há seis anos, já induziam às previsões que, ano após ano, iriam se concretizar. “Ela vai ser jogadora da seleção e uma das melhores do mundo”, previa o professor Chico Silva.

A menina que vendia picolés nas ruas da pacata Campestre, e que lutou com muitas dificuldades na infância, se transformou em extraordinária jogadora, não só da seleção, mas também do time francês que defende atualmente: o Metz.

A mãe Marinalva, que tem outras quatro filhas, lembra o quanto elas choraram no dia em que Bruna deixou sua casa em Campestre para ir treinar em São Paulo. “No dia que ela foi viajar, nem levou tênis em sua mala. Eu trabalhava na colheita do café e nós não tínhamos dinheiro para comprar. A Bruna partiu com a cara e a coragem”, confessou.

Durante sua infância, o que Bruna mais gostava era jogar futebol, mas, já em sua adolescência, foram essa coragem, seu potencial, sua dedicação e sua história que sempre estiveram presentes no seu dia a dia e a levaram a alcançar esse destaque mundial.

A armadora da seleção brasileira de handebol acumula sucesso e vitórias ao longo de sua vida de atleta. Aos 24 anos de idade, Bruna acrescentou mais uma estrela à sua carreira nesta temporada, ao ser campeã da Liga Europeia de handebol, defendendo a equipe francesa do Nantes Atlantique.

Além disso, Bruna foi artilheira e a jogadora destaque da competição, com a média de seis gols por jogo. Quase o mesmo número de gols marcados contra as russas na estreia olímpica do Brasil nas Olimpíadas Tóquio 2020. “Marquei sete”, me disse Bruna, por telefone, quase uma hora após o jogo. E seriam oito se, caprichosamente, a bola arremessada a poucos minutos do encerramento da partida não tivesse se chocado contra a trave da goleira russa Kalinka.

A marca fez de Bruna a artilheira não somente do Brasil, mas da partida. “Foi um jogo difícil, mas em nenhum momento deixamos de acreditar!”, admiti a armadora que usa todo o seu vigor físico para ser essa jogadora incrível, observando que “é verdade que a velocidade e o salto são meus pontos fortes, então faço tudo para sobressair nesses aspectos”.

Outro aspecto salientado pela atleta é a perda de peso com o esforço feito na quadra, algo que é bastante comum para ela. “Mas, até o jogo contra a Hungria, eu terei um tempinho de descanso e sempre me recupero”.

E como não poderia deixar de ser, tendo em vista toda a sua história, assim que o jogo de estreia terminou Bruna buscou compartilhar a felicidade com a família, que ficou no Brasil. “Eu peguei o celular e liguei para a minha família. Lá em casa está tudo bem!”. E com certeza dona Marinalva está orgulhosa com mais uma façanha da filha veloz e voadora.

Fonte: Portal Uol

quinta-feira, 22 de julho de 2021

VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DO ‘COMIDA DI BUTECO’


Em novo formato, detalhes estão sendo mantidos em sigilo e serão revelados à imprensa na próxima semana

Os “butequeiros” de plantão já podem comemorar. Os organizadores do tradicional evento gastronômico “Comida di Buteco” anunciam a retomada com novo formato imposto pela pandemia do Covid-19. Os detalhes estão sendo guardados a sete chaves e só serão revelados durante encontro com a imprensa já na noite da próxima segunda-feira, 26, desta vez de modo remoto.


Com foco no delivery ou por encomenda para retirada no local e na campanha de doações “Salve os Butecos”, a edição 2021 do “Comida di Buteco” será realizada entre os dias 30 de julho, sexta-feira da próxima semana, e 22 de agosto, simultaneamente, em 21 cidades entre capitais de estados, capital federal e em algumas cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Bar do Davi, bi-campeão na edição 2019
em Poços de Caldas com o petisco Costela
Mineira – costela de porco refogada com
purê de mandioca
. (Foto: divulgação)

Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas, o festival e concurso gastronômico estará acontecendo em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Timóteo e Uberlândia.

Na próxima segunda-feira, durante a reunião de abertura com a imprensa, os organizadores e coordenadores do evento darão os detalhes de como será o atendimento aos “butequeiros”, como a forma para reserva de mesas, lembrando que já há liberação parcial para atendimento “in loco”, a parceria com empresa que realizará o delivery e divulgação do cardápio digital.

Concurso

Em 21 edições do “Comida di Buteco” não poderia faltar a concorrida eleição do “Melhor Buteco” de cada uma das mais de 30 cidades participantes do evento em todo o Brasil.

JK Bar, segundo colocado na 20ª edição
com o prato “Ossobuco de Roer” – Ossobuco
com mandioca cozida, farofa especial
com molho de carne. (Foto: divulgação)

Na primeira etapa, “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita os bares, vota e elege o campeão local, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, agendada para acontecer em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar as mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados e, de acordo com as notas, em outubro, será conhecido e premiado o "Melhor Buteco do Brasil".

Campanha

Bares e restaurantes é um dos segmentos que mais sofreu com a pandemia, tendo sido um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento. De acordo com a organização do festival gastronômico, cerca de 30% das casas participantes em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Buthekytha Bar, terceiro colocado na
edição 2019 com o petisco
Bucadin Di
Moela – Bolinhos de moela recheados
com mussarela e servidos com molho
picante. (Foto: divulgação)

Assim, durante toda a realização dessa edição do “Comida di Buteco”, será realizada a “Salve os Butecos”, uma campanha nacional de doações em que qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com dinheiro, equipamentos ou insumos para serem repassados diretamente aos bares participantes. A meta dos organizadores é arrecadar cerca de R$ 3 milhões e dividir igualmente entre os estabelecimentos participantes do concurso.

Já na próxima semana, o site do festival gastronômico deverá disponibilizar uma ferramenta, batizada de “Butecômetro”, para vai informar, em tempo real, tudo e quanto estiver sendo recebido de doações.

Além da campanha, a loja virtual de camisas “Chico Rei” comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo “Comida di Buteco” e 10% do valor das vendas dessas camisetas serão destinados ao “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja www.chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

Já para quem pretende contribuir com doações em dinheiro, os valores devem ser destinados à conta abaixo:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55