sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MUNICÍPIO ANTECIPA FESTEJOS ALUSIVOS AO DIA DE REIS

Encontro de Folia de Reis na cidade Sul mineira acontece no início da tarde deste sábado na Basílica de Nossa Senhora da Saúde
Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, as comemorações tradicionais ao “Dia de Santo Reis” estão sendo antecipadas e amanhã, 04, a partir das 13h30, na Basílica Nossa Senhora da Saúde (Igreja da Matriz), acontece o Encontro de Folia de Reis com a participação de sete companhias de Reis da cidade.
O “Dia de Reis”, de acordo com a tradição cristã, faz referência ao momento que Jesus Cristo recém-nascido teria recebido a visita dos "magos do Oriente", os quais, segundo o hagiológio, são três “Reis Magos”. A visita teria ocorrido no dia 6 de janeiro, de tal forma que, a noite do dia 5 e a madrugada do dia 6 são reservadas como "Noite de Reis", o momento final da jornada para alcançar o “menino-Deus” e entregar seus presentes.

Para os católicos, em especial, a data marca o dia para a veneração aos “Reis Magos”, que a tradição surgida no século VIII</$B> converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se, para os católicos, os festejos natalícios, data na qual são desarmados os presépios e guardados os enfeites natalinos.
Tradição
De acordo com a Wikipédia, em alguns países, como na Espanha, é estimulada, entre as crianças, a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem de volta às suas origens. Em troca, os Reis Magos “deixariam” doces que as crianças encontram, no lugar do capim, ao amanhecer. A tradição também preconiza comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte."Galette des Rois" onde também se encontra um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
Na França, mais antigamente e, mais recentemente, em outros países também, come-se
Em Portugal, assim como em outros países, as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados, etc..
No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas específicas de cada região. Há, ainda, festivais com Companhias de Reis que cantam músicas e prestam suas homenagens aos Santos Reis.
Poços de Caldas
Conforme dispõe o texto postado na página oficial da Prefeitura de Poços de Caldas na internet, o objetivo do Encontro de Folia de Reis é valorizar a tradição popular presente na cidade. A Folia de Reis tem origem europeia e foi introduzida no Brasil a partir do século XIX, tornando-se um costume folclórico e religioso de grande devoção, especialmente em Minas Gerais.
Os foliões, cantadores e tocadores comandados por um chefe (embaixador ou mestre), percorrem vários lugares. Os cantores são acompanhados por instrumentos como a viola caipira, o acordeom ou sanfona, a gaita, o reco-reco e a flauta. Também são escoltados por dois bastiões (palhaços).
Segundo a tradição, os bastiões representam soldados do rei Herodes, encarregados de matar aquele que viria a ser o grande rei dos judeus. Mas, contrariando a vontade de Herodes, protegeram Jesus.
Confira a sequência de apresentação do Encontro de Folia de Reis que acontece a partir das 13h30 deste sábado, 04, na Igreja Matriz em Poços de Caldas:
Cia. de Reis Brasil Esperança (Sr. Amadeu)
Cia. de Reis Pedro Gomes da Silva
Cia. de Reis Córrego Dantas (Tiãozinho)
Cia. de Reis José Vitor da Silva
Cia. de Reis Antônio Cassimiro de Lacerda
Cia de Reis Comunidade dos Três Reis Santos (Sabiá)
Cia. de Reis Benedito Luiz da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.