sábado, 4 de janeiro de 2014

POÇOS DE CALDAS É A CAPITAL NACIONAL DA MÚSICA

A partir de amanhã até o dia 18, cidade realiza a 15ª edição do Festival Música nas Montanhas. Concerto de abertura apresenta Orquestra Versatilis e solistas convidados.
Com abertura marcada para as 20h30 deste domingo, 05, no Teatro da Urca, localizado na Praça Getúlio Vargas, Centro de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, a cidade se torna, pela 15ª vez, a capital nacional da música, com a realização do Festival Música nas Montanhas (FMM), um dos mais importantes encontros de música erudita do Brasil. Com vasta agenda de concertos gratuitos e oficinas, o evento segue até o dia 18.
Para o concerto de abertura, com entrada gratuita, obras de Giuseppe Torelli, Alexander Arutiunian e Aluisio Didier, executadas pela Orquestra Versatilis e solistas convidados, sob a regência do maestro Jan Reis.
Formada por músicos de reputação internacional, a Orquestra Versatilis apresenta-se em momentos especiais com repertório eclético. Além de estreias de obras, ela executa um importante repertório da literatura musical para Orquestra de Cordas. Na noite deste domingo, a Versatilis apresenta um programa dinâmico e emocionante trazendo solistas de relevância no cenário nacional e internacional.
O primeiro convidado da noite é o trompetista Jason Bergman, solista da Orquestra Sinfônica de Mobile (EUA), integrante da Orquestra Filarmônica de Santiago (Chile) e das Orquestras de Ann Arbor (EUA), Saginaw Bay (EUA) e Gulf Coast (EUA).
O espetáculo segue com a virtuosidade do violinista Cármelo de Los Santos, premiado internacionalmente em eventos como o Concurso Júlio Cardona Internacional String (Portugal), o Music Teachers National Association (MTNA) e o Young Artist.
A noite de estreia do Festival fecha a exibição inaugural com a presença do gaitista José Staneck, músico de estilo próprio, que funde elementos da música de concerto à música popular brasileira e ao jazz, em sonoridade e expressividade marcantes.
Na segunda-feira, 06, o concerto noturno traz, também às 20h30 no Teatro da Urca, o grupo Flautas EnCanto a 4, apresentando a soprano Susan Ruggiero e os músicos Danilo Mezzadri (flauta), Carlos Feller (flauta), Mary Chung, piano.
FMM
Idealizado pela Prefeitura de Poços de Caldas e o maestro Jean Reis, o festival é considerado um dos mais relevantes eventos de música erudita da América Latina. O evento recebe alunos vindos de todas as regiões do Brasil e de países como o México, Estados Unidos, Chile e Argentina. As oficinas são voltadas a todos os instrumentos orquestrais e ao canto.
Agenda
Na programação, 45 oficinas e 40 concertos gratuitos em uma agenda de alto nível, apresentando consagradas formações instrumentais e orquestrais, da cena nacional e internacional. Os concertos são divididos em três séries: Acadêmicos, Noturnos, Série Casa da Cultura e Concertos Especiais
Programação Completa
A programação de concertos do 15º Festival Música nas Montanhas pode ser visualizada através da página do evento na internet www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.

Fonte: Engenho de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.