segunda-feira, 2 de agosto de 2021

EMISSÃO DE SELO POSTAL NO BRASIL COMPLETA 178 ANOS

Bloco selos Abelhas Melíponas - 2015 - FJBPC - Poços de Caldas - MG

País foi o segundo no mundo e o primeiro nas Américas a criar a cobrança antecipada das postagens

Neste domingo, 1º de agosto de 2021, está sendo comemorado o 178º ano de criação da cobrança antecipada para a emissão de cartas, de correspondências, pelo correio nacional brasileiro.

O Brasil é precursor da instituição dessa cobrança nas Américas e o segundo a implementar essa medida no mundo, em 1943. A cobrança antecipada se deu, inicialmente, pelo serviço postal britânico, em 1940.

A história não tem folclore, mas, pelo contrário, foi uma questão meramente econômica, se deu em função dos prejuízos que se acumulavam em virtude de que, até então, a cobrança pela postagem era feita a quem recebia a correspondência e passou a ser crescente a negativa em recebê-las.

Figurinha

O Selo Postal é uma estampilha, adesiva ou fixada, cuja estampa é produzida por meio de máquina de franquear correspondência destinada a comprovar o pagamento da prestação de um serviço postal.

Normalmente, um pequeno retângulo anexado a um envelope, o selo significa que a pessoa tem o envio total pago para a entrega da correspondência.

Os selos do correio são a mais popular forma de pagamento para correspondência a varejo, cujas alternativas incluem envelopes postais pré-pagos e máquina de franquia postal.

O estudo dos selos é a filatelia, cuja coleção deles é o hobby de colecionar selos.

Revolução

O primeiro selo postal registrado na história da filatelia mundial ocorreu na Inglaterra, em seis de maio de 1840, nominado Penny Black, ideia de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, depois de o serviço postal britânico começar a registrar altos números de devoluções com a negativa do destinatário em pagar pelo recebimento.

Penny Black dedicada à
Rainha Victória

Todavia essa foi apenas uma constatação que levou Sir Rowland a propor que as correspondências passassem a ser pagas na origem, pelo remetente, evitando, com isso, a manutenção dos prejuízos.

Na prática, a ideia e a revolução do serviço britânico ganhou força quando o precursor Rowland Hill percebeu, ao acompanhar a chegada de uma diligência do correio e a distribuição da correspondência. Ao carteiro entregar uma carta a uma jovem camareira, após olhá-la e revirá-la, devolveu-a, sem abri-la, dizendo que não tinha dinheiro para pagar a tarifa.

Sir Rowland, então, pagou a importância da tarifa ao carteiro, porém para sua surpresa ouviu a moça dizer que o dinheiro havia sido gasto inutilmente, pois ela já sabia de todas as notícias da família através de sinais que haviam sido colocados no envelope, como mensagens.

A partir desse instante a reforma do sistema tornava-se imprescindível para a cobrança antecipada do correio e, desse modo, Sir Rowland apresentou, em 1837, um projeto denominado Post Office Reform, sendo aprovada e sua atividade iniciada em 1840.

A criação e primeira emissão de um selo foi dedicada à rainha Victória, cuja efígie foi elaborada por meio de uma medalha cunhada da sua imagem. Assim, nasceu o Penny Black juntamente com o selo de serviço azul, no valor de two pence, com a sigla V.R. (Victória Regina).

Pioneirismo na América

A lei que permitiu a implantação da cobrança das correspondências na origem no Brasil foi assinada em 1841 pelo Imperador D. Pedro II, que pretendia a melhoria do serviço postal, autorizando investimentos nos Correios e, um ano depois, decretou a sua regulamentação ao instituir os valores das correspondências. Com isso o Brasil ficou destacado como um dos pioneiros nessa atividade.

Bloco Olho de Boi - série de três valores

O Imperador D. Pedro II, que já tinha assumido o trono brasileiro com a Maioridade, concedida em 23 de julho de 1840, pondo fim ao período regencial e passando a reinar com o início do Segundo Reinado, demonstrou, no decorrer do seu período de 59 anos até a morte, ser um grande incentivador dos serviços postais. Interferia e orientava a direção postal brasileira a compor as estampas com temas diversos da vida nacional, com a pretensão de difundir o país através dessa composição, o que foi muito frutífera e com muito sucesso, mesmo porque o Imperador gozava de ótimas relações internacionais.

O Brasil é o segundo estado do mundo e o primeiro país das três Américas a emitir um selo. As correspondências passaram a ser cobradas na origem e o primeiro selo brasileiro foi lançado no dia 1º de agosto de 1843, batizado de Olho de Boi e impresso numa série de três valores: 30 réis, com tiragem de 856.617 exemplares; 60 réis, com tiragem de 1.335.865 exemplares; e 90 réis, com 341.125 exemplares.

A denominação Olho de Boi se deu devido ao fato da castanha ter o mesmo formato dos olhos dos bois. Do primeiro lançamento seguiram-se as três séries seguintes: Inclinados, em 1844; Olhos de Cabra, em 1850; e Olhos de Gato, em 1854, que apenas apresentavam os algarismos correspondentes aos seus valores.

O Correio Filatélico Brasileiro tem demonstrado que avançou sobremaneira nos seus trabalhos e inovações através dos lançamentos do Bloco Comemorativo, Selo Comemorativo, Selo Especial, Selo Ordinário, Cartela Temática e Coleções Temáticas.

Fonte: Portal Folha do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.