quinta-feira, 5 de agosto de 2021

SUBMARINO DE PESQUISA ENCONTRA BOB ESPONJA E PATRICK DA VIDA REAL NO FUNDO DO MAR


Na prática, a vida submarina é bem cruel e está longe da fraternidade vista na animação.

Uma expedição oceânica explorando mais de um quilômetro abaixo da superfície do Atlântico capturou uma visão surpreendentemente boba esta semana: uma esponja que se parecia muito com o Bob Esponja Calça Quadrada.

E bem ao lado dela, uma estrela do mar rosa, uma cópia de Patrick, o bobalhão melhor amigo do Bob Esponja.

Okeanos Explorer, da NOAA, capturou
o vídeo de uma notável esponja e
estrela do mar esta semana. Na vida real, 
 os dois não são bons amigos.
Crédito: NOAA Ocean Exploration

Christopher Mah foi um dos cientistas que assistia a transmissão ao vivo de um submersível lançado do navio Okeanos Explorer, da NOAA. Ele é pesquisador do Museu Nacional de História Natural (EUA) que frequentemente colabora com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês). Ele também é especialista em estrelas do mar.

Mah percebeu imediatamente a semelhança das criaturas subaquáticas com os amigos animados. “Eles são simplesmente sósias dos personagens dos desenhos animados”, disse à NPR.

Então, ele tuitou uma imagem dos dois observando a semelhança, encantando muita gente. Alguém acrescentou rostos e pernas de forma prestativa.

Más Notícias

Em vez de estar fazendo um “rolê” no fundo do mar, Mah suspeita de uma razão diferente para a proximidade das criaturas: as estrelas do mar gostam de se alimentar de esponjas.

“Com toda a probabilidade, a razão pela qual a estrela do mar está bem ao lado da esponja é porque essa esponja está prestes a ser devorada, pelo menos em parte”, observou.

Ou talvez não. A esponja pode ser amarela brilhante por causa de suas defesas químicas, salienta.

De qualquer forma, ele diz: “A realidade é um pouco mais cruel do que talvez um desenho animado possa sugerir”.

Mah acrescenta que a estrela do mar avistada pela expedição era provavelmente uma espécie chamada Chondraster grandis – a estrela do mar rosa que provavelmente foi a inspiração para o personagem Patrick.

Enquanto a esponja da vida real é tão amarela quanto o personagem da Nickelodeon, a forma de Bob Esponja está longe de ser encontrada na natureza.

“Bob Esponja, obviamente, tem o formato de uma esponja de louça; ele é retangular”, indica Mah. Mas, e as esponjas do fundo do mar de verdade? “Elas são quase surreais. São formas bizarras e malucas.”

A anatomia de Patrick também não é exatamente fiel à de uma estrela do mar real.

Das Profundezas do Atlântico

A expedição estava distante de continentes quando a agora famosa esponja e estrela do mar foram avistadas.

A descoberta fazia parte do North Atlantic Stepping Stones da NOAA, uma expedição de um mês no Okeanos Explorer para coletar informações sobre áreas de águas profundas desconhecidas e mal compreendidas na Costa Leste dos EUA e em alto mar. A expedição envolveu o mapeamento do fundo do mar e a exploração de comunidades de esponjas e corais em alto mar, habitats de peixes e os ecossistemas dos montes submarinos, que são montanhas subaquáticas.

Com certeza, diz Mah. Mas ele agradece a atenção se isso fizer com que as pessoas pensem sobre a vida que habita os oceanos do mundo.

“São, literalmente, animais que o público talvez nunca tenha visto antes. Eles vivem a quase 2.000 metros de profundidade”, observa.

Ele espera que o burburinho desperte a atenção não apenas para as esponjas e estrelas do mar, mas também para seu habitat, que está sob a ameaça de atividades como a mineração e a pesca.

A resposta positiva do pessoal do Twitter também foi boa.

“Eles ficam tipo, ‘Oh, meu Deus, isso é perfeito. Isso é ótimo. Não posso acreditar que isso seja verdade'”, constata Mah. “Portanto, se pudermos trazer positividade e fazer as pessoas felizes, mostrando-lhes a natureza, bem, isso é o que a natureza sempre fez por nós.”

Fonte: Portal Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.