segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ator Rodolfo Bottino morre em Salvador

Salvador, Bahia – A dramaturgia brasileira está, novamente, de luto. Morreu na manhã deste domingo, 11 de dezembro, em Salvador, aos 52 anos de idade, o ator Rodolfo Bottino. Ele era portador do vírus da Aids e, segundo relatos de amigos, não resistiu a uma embolia pulmonar sofrida durante um exame de ressonância magnética, preparatório para uma cirurgia de quadril. Bottino era carioca e morava no Rio, mas estaria na capital baiana porque tinha parentes na cidade.
Galã da TV Globo na década de 80, ele atuou em novelas como Ti Ti Ti, Bambolê e Bebê a Bordo e em séries como Anos Dourados. Também chef de cozinha e professor de
culinária, Bottino chegou a manter um restaurante no Rio, o Madrugada. Durante quase dez anos comandou o programa Gema Brasil, na TVE, em que entrevistava convidados enquanto cozinhava.
"A televisão me projetou, mas nunca mais rolou de fazer novela. É muito complicado porque consome dez meses da vida do ator, e não posso ficar tanto tempo me dedicando a uma atividade só. Preciso dar meus cursos de culinária e ter tempo para ir aos meus médicos e ao dentista", declarou o ator, em entrevista a VEJA Rio, em julho deste ano.
Doença
Rodolfo Bottino descobriu que era soropositivo nos anos 90, mas nunca sentiu manifestações da doença. Dois anos atrás, para "livrar-se do peso de um edifício nas costas", deu a primeira declaração sobre o assunto. Agiu contrariando os conselhos da mãe, que preferia que o filho se preservasse, temendo reações preconceituosas e prejuízos à sua carreira. Bottino decidiu se expor, pensando que poderia ajudar outros soropositivos a encarar melhor sua condição.
Não queria, no entanto, ser alvo de olhares piedosos. Dizia que o importante era "a cuca". Fumante, em 2006 já havia enfrentado um câncer no pulmão, combatido com quimioterapia. Também superou uma anorexia grave, que reduziu seu peso a 41 quilos.
Chegou a ser desenganado pelos médicos que o tratavam e também sofreu de síndrome do pânico.
Em 2010, passou por uma cirurgia para desentupimento de uma artéria, relatada no blog Com um Pé na Cozinha, atualizado até março deste ano. Ajudado por familiares e amigos, superou todos os problemas de saúde mantendo-se ativo, com projetos de peças, livros e programas de televisão.
Um sucesso recente foi a peça Risotto!, na qual atuava e cozinhava para a plateia. Seus dois irmãos, Verônica e Antônio Bottino, ressaltaram, em mensagens no Facebook, sua força de viver e de trabalhar e também seu bom humor.

(*) Com informação Veja e Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.