quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Chávez faz grave acusação contra os EUA

Venezuelano suspeita que casos de câncer não sejam fatos isolados, tão menos coincidência. Em discurso, Chávez disse estranhar os diagnósticos do tumor em lideranças da América Latina e lançou a suspeita de: “não terão sido os EUA a provocar a doença?”
Caracas, Venezuela – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, num discurso transmitido na televisão, afirmou que "não seria estranho se eles (Estados Unidos) tivessem desenvolvido tecnologia para induzir câncer e ninguém soubesse disso até agora... Não sei. Estou apenas a refletir", declarou. "É um pouco difícil explicar isto, perceber isto, mesmo usando a lei das probabilidades".
As perguntas de Chávez, que sofre de câncer, surgiram depois do anúncio, feito esta semana, de que a presidente reeleita da Argentina, Cristina Kirchner [foto], 58 anos, está com câncer na tireoide e que será submetida a uma intervenção cirúrgica no dia 4 de janeiro.
De acordo com a nota divulgada pelo governo argentino, Kirchner está com um carcinoma no lóbulo direito da tireoide, mas não apresenta metástases. A doença foi detectada no último dia 22, durante um exame de rotina. Os médicos que a acompanham dizem que o câncer de que sofre é "perfeitamente curável" e não requer quimioterapia.
Kirchner é a quinta líder política da América do Sul a ter câncer diagnosticado desde 2009. A primeira foi a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em abril de 2009, quando ainda era ministra do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O diagnóstico do tumor linfático a obrigou a tratamentos de quimioterapia. Dilma, de 64 anos, diz que o problema está ultrapassado.
Recentemente, em outubro deste ano, o ex-presidente Lula recebeu a notícia de que estava com um câncer de laringe. Ele foi submetido a sessões de quimioterapia e reagiu bem ao tratamento. Segundo os médicos, houve uma redução de 75% do tumor, descartando a possibilidade de intervenção cirúrgica, no entanto, deverá ser submetido a tratamento radioterápico.
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tentou esconder a doença, detectada no início do ano, mas foi obrigado a confirmá-la, depois de estar "desaparecido" em Cuba durante largo tempo. Chávez, de 57 anos, sofre de câncer no cólon.
Por fim, o presidente do Paraguai. Fernando Lugo, de 60 anos, sofreu de câncer linfático, detectado no verão do ano passado, mas garante estar curado.

(*) Com informação Terra, Veja.com, Reuters e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.