quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EMPRESA DA ALEMANHA DOA LIVROS SOBRE OLIVICULTURA AO JARDIM BOTÂNICO

Alemã GEA reúne grandes cultivadores de azeitonas da Europa e apoia produção de azeites desde 1930
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), entidade da administração indireta da prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, através do Núcleo Avançado de Visão Empreendedora em Olivicultura (NAVE Oliva), recebeu nesta semana, da empresa alemã GEA Westfalia Separator, a doação de cinco livros sobre a olivicultura e os processos de extração de azeites.
A doação é fruto do contato mantido entre o idealizador e coordenador do NAVE Oliva, engenheiro agrônomo Gabriel Tarquínio Bertozzi, que funciona nas instalações do Jardim
Botânico como incubadora do projeto de difusão e propagação da olivicultura no Sul e Sudoeste de Minas Gerais e Oeste de São Paulo, com os diretores da alemã GEA, que reúne e mantém negócios com grandes olivicultores europeus.
A GEA, desde 1930, tem apoiado a produção industrial do azeite, com desenvolvimentos inovadores, tais como o sistema de 2 fases ambientalmente amigável, dispondo de um conjunto de padrões globais de eficiência e rentabilidade, além de respeito ao meio ambiente.
De acordo com o coordenador do NAVE Oliva, a atenção dada pela GEA ao Jardim Botânico de Poços de Caldas e ao Núcleo foi enorme, haja vista que os exemplares sobre as oliveiras e seus métodos para extração do azeite chegaram em menos de 10 dias.
Bertozzi ressalta que tem mantido contato com os diretores através de e-mail e o tratamento é sempre feito de forma cordial e prestativa.
Os cinco livros recebidos ficarão à disposição dos interessados em olivicultura, bem como os parceiros do NAVE Oliva – FEOB e Agro Fonte Alta –, além do olivicultores regionais, no acervo da instituição poços-caldense e contribuirá para maior conhecimento sobre as oliveiras, levando em conta que os maiores especialistas são citados nas publicações.
Os exemplares recebidos são:
Ad Oleum Habendeum (tradução livre para o português, Temos óleos);
El Manual del Maestro de Almazara (tradução livre para o português, O Manual do Mestre de Almazar);
Culture and Knowledge – Inspired by Olive Oil (Cultura e Conhecimento – Inspirado Pelo Azeite); e,
As versões em inglês e espanhol do título: Some Contributions on Oliviculture and Elaiotechnic From The Perspective Of Experience (tradução livre para o português, Algumas Contribuições Sobre Olivicultura e Elaiotechnic a Partir da Perspectiva de Experiência).
Instituição
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, e é aberta à visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3715-5064 ou (35) 8867-6971 ou (35) 8427-2036 ou pelos endereços eletrônicos aics.fjbpc@yahoo.com.br ou educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br.
Visitas
O Jardim Botânico está aberto às visitações gratuitas, tanto para grupos de estudantes de qualquer unidade educacional quanto de turistas e de poços-caldenses. Essas visitas são orientadas e acompanhadas pela equipe da Educação Ambiental.
As visitas acontecem as segundas e quartas-feiras ou mediante consulta à DEA e devem ser agendadas através do telefone (35) 8867-6971 ou (35) 8427-2036 ou pelo e-mail educacao.fjbpc@yahoo.com.br.
Durante estas visitas, a equipe da Educação Ambiental faz uma breve palestra e apresenta slides sobre conservação, comportamento no dia a dia para melhorar e contribuir com o meio ambiente, comenta sobre a Mata Atlântica e os campos de altitude, bem como as atividades desenvolvidas pelo Jardim Botânico, em especial pelo seu Departamento Técnico-Científico.
O grupo de visitantes também é levado a conhecer as instalações, como as estufas, além de terem a oportunidade de aprender os objetivos de um jardim botânico que, mais do que um local de visitação, é um local de pesquisa e desenvolvimento de projetos botânicos, como os que já estão em fase inicial no recém-inaugurado Laboratório de Cultivo in vitro “Guilherme Moraes Ribeiro”, que compõe o Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro”, os quais consistem no mais moderno e bem equipado laboratório do interior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.