domingo, 25 de outubro de 2015

SERÁ MESMO O SÁBADO O DIA EM QUE DEVEMOS SANTIFICAR?

Será que trabalhar neste dia não estamos fazendo o bem para nós mesmos?
“Prezados amigos e irmãos: estou com uma dúvida e não consigo entender um assunto muito importante na Bíblia. É sobre o sábado. Será mesmo o sábado o dia em que devemos santificar? Eu li várias vezes esse assunto na Bíblia, mas não consegui entender sobre esse assunto. Jesus disse que no sábado devemos fazer o bem, será que trabalhar neste dia não estamos fazendo o bem para nós mesmos? Ou seja, ganhar o nosso pão? Jesus não diz claramente que devemos santificar o sábado, diz apenas que é para nós fazermos o bem ao próximo. Tem ele abolido este dia assim como fez com o sacrifício de animais? O sábado pode ser qualquer dia, ou seja, posso trabalhar seis dias e descansar em qualquer dia que eu determinar? Eu já sofri muito por causa do sábado, simplesmente por não poder arrumar emprego. Será que Deus não se preocupa com uma situação dessa? Trabalhar para ganhar o pão seria injusto diante de Deus? Obrigado pela atenção e aguardo o mais breve possível pela resposta. Um abraço.”
Em I João 2:1-6 lemos “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E NISTO SABEMOS QUE O CONHECEMOS; SE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS. AQUELE QUE DIZ: EU O CONHEÇO, E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS, É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E NISTO SABEMOS QUE ESTAMOS NELE; AQUELE QUE DIZ ESTAR NELE, TAMBÉM DEVE ANDAR COMO ELE ANDOU.”
Os 10 Mandamentos foram escritos pelo próprio DEUS. Veja o que nos diz Êxodo 31:18 – “E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.”
Os 10 Mandamentos estão em Êxodo 20, e o quarto Mandamento nos diz que no sábado “não farás nenhuma obra”.
Alguns dizem que Jesus mudou os 10 Mandamentos. Mas Jesus nos diz “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.” – Mateus 5:17.
Outros dizem que Jesus trabalhou no sábado, e que assim, nós também podemos trabalhar. Mas veja qual era o costume de Jesus a cada sábado:
“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, SEGUNDO O SEU COSTUME, e levantou-se para ler.” – Lucas 4:16
No dia em que Jesus morreu, sua mãe e outras mulheres queriam embalsamar o corpo de Jesus. Mas Jesus morreu na sexta-feira por volta das 3 horas da tarde. Veja então como elas se comportaram:
“Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.” – Lucas 23:56.
O apóstolo Paulo, muitos anos depois de Jesus morrer, continuou tendo o mesmo costume de pregar nas sinagogas como Jesus. Veja:
“Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se… Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte… No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.” – Atos 13:14,42,44
“Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e POR TRÊS SÁBADOS discutiu com eles as Escrituras” – Atos 17:2
Mesmo onde não havia sinagoga, Paulo tinha um comportamento diferente neste dia, Veja:
“No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas.” – Atos 16:13
Vemos assim, que, nem Jesus e nem os seus discípulos nos dizem ou mostram que podemos desconsiderar o sábado como um dia santo.
No sábado não devemos trabalhar como nos outros dias. O sábado é um dia santo, e nós também devemos fazer apenas serviços santos neste dia.
——-
Não sei se você já estudou sobre a origem do sábado. Vamos lá?
Gênesis 2:1-3 – “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.”
Logo após a criação, onde não havia pecado, onde tudo era perfeito e Adão e Eva viveriam com Deus no paraíso, no jardim do Éden, Deus criou o sábado como um dia separado dos demais.
Não sei se você gosta de flores, mas se você tiver 7 vasos com flores, não deve destruir nenhum deles, pois todas as 7 flores foram criadas por Deus e merecem respeito. Contudo, se Deus abençoar uma das flores em especial e além disso santificá-la, esta flor merecerá mais respeito que as demais, pois esta foi especialmente abençoada por Deus.
Assim também o sábado foi, é, e sempre será um dia especialmente abençoado por Deus. Embora todos os outros dias também nos servem para orar, estudar a Bíblia e fazer boas obras, o sábado é especialmente desginado para estes fins.
Isaías 66:22,23 nos diz o que vai acontecer após a volta de Jesus, quando todos os santos salvos serão novamente transportados para o Paraíso e viverão junto com o próprio Deus. Veja:
“Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”
Note como o sábado foi destacado por Deus como um dia especial na nova Terra que Ele criará. Com certeza, todos os dias na nova Terra serão bons e especiais, mas o sábado continuará sendo um dia especialmente destacado por Deus para que todos O adorem.
Ainda em Isaías 56:1,2, temos uma recomendação para nos prepararmos para a volta de Jesus. Veja: “Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.”
O preparo para a volta de Jesus requer que o Seu povo guarde o sábado como um dia especialmente destacado de adoração a Deus.
Assim, embora seja nosso dever praticar boas obras, estudar a Bíblia e orar todos os dias, Deus nos deu um dia especial, onde não nos preocupamos com nada, não trabalhamos, mas vamos à igreja adorar o nosso Deus e agradecer a Ele por cuidar com tanto amor de nós!
Também procuramos levar o amor e a verdade de Deus para outras pessoas neste dia, através de estudos Bíblicos, visitas, entrega de folhetos, convites para cultos, etc…, ou seja, seguimos o exemplo de Jesus que em todo sábado estava na sinagoga, ou buscando pessoas para o reino de Deus!
Deus continue te abençoando em seus estudos Bíblicos!

Fonte: biblia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.