quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DIRETOR DA FJBPC INTEGRA COMISSÃO DA REDE DE JARDINS BOTÂNICOS

Comissão tem o compromisso de planejar e executar eventos da RBJB, inclusive o congresso em março de 2016
Nos últimos dias 27 e 28 foi realizada, no auditório do Orquidário Municipal da cidade de Santos, litoral paulista, a Assembleia Geral Ordinária 2015 da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) convocada pelo presidente de seu Comitê Executivo, João Neves Toledo.
Três assuntos compuseram a pauta do encontro:
- Apresentação do Relatório de Atividades e Prestação de Contas do Comitê Executivo da RBJB (exercício 2014/2015);
- Aprovação do Regimento Interno da RBJB e da nova sede legal da instituição; e,
- Adesão e Compromisso ao Programa Nacional de Coletas e Incremento de Coleções da RBJB.
Durante o último dia da Assembleia Geral Ordinária 2015 da RBJB, o diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), Bruno Figueiredo, foi escolhido para compor, juntamente com outros quatros representantes de jardins botânicos brasileiros, a comissão que estará responsável em dar andamento e consequente sustentação ao desenvolvimento do Programa Nacional de Coletas e Incremento de Coleções da RBJB.
Além disso, esta comissão estará encarregada da promoção de eventos da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, inclusive do próximo Congresso da RBJB, previsto para acontece no mês de março do ano que vem, ainda sem data definida, na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco.


IMA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO EM CFO

Documentos comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está com inscrições abertas para o curso de capacitação destinado a engenheiros agrônomos e florestais interessados na habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) que será realizado em Varginha no período de 23 a 27 de novembro.
Os interessados poderão se inscrever no site do Instituto, no endereço www.ima.mg.gov.br.
A capacitação é determinada por meio da Instrução Normativa nº 55 de 4 de dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes com o intuito de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado. O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).
O curso terá carga horária de 32 horas e vai abordar temas como a importância da defesa sanitária vegetal, tipos de pragas, normas e procedimentos de certificação e por aqueles relacionados ao controle de pragas regulamentadas em plantações de batata-semente, café (mudas), pinus, tomate, citros e uva, entre outros.
Mais informações pelo telefone (31) 3915-8719 ou pelo e-mail leonardo@ima.mg.gov.br.

Fonte: Central de Imprensa/Governo de Minas

EMPRESA DA ALEMANHA DOA LIVROS SOBRE OLIVICULTURA AO JARDIM BOTÂNICO

Alemã GEA reúne grandes cultivadores de azeitonas da Europa e apoia produção de azeites desde 1930
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), entidade da administração indireta da prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, através do Núcleo Avançado de Visão Empreendedora em Olivicultura (NAVE Oliva), recebeu nesta semana, da empresa alemã GEA Westfalia Separator, a doação de cinco livros sobre a olivicultura e os processos de extração de azeites.
A doação é fruto do contato mantido entre o idealizador e coordenador do NAVE Oliva, engenheiro agrônomo Gabriel Tarquínio Bertozzi, que funciona nas instalações do Jardim
Botânico como incubadora do projeto de difusão e propagação da olivicultura no Sul e Sudoeste de Minas Gerais e Oeste de São Paulo, com os diretores da alemã GEA, que reúne e mantém negócios com grandes olivicultores europeus.
A GEA, desde 1930, tem apoiado a produção industrial do azeite, com desenvolvimentos inovadores, tais como o sistema de 2 fases ambientalmente amigável, dispondo de um conjunto de padrões globais de eficiência e rentabilidade, além de respeito ao meio ambiente.
De acordo com o coordenador do NAVE Oliva, a atenção dada pela GEA ao Jardim Botânico de Poços de Caldas e ao Núcleo foi enorme, haja vista que os exemplares sobre as oliveiras e seus métodos para extração do azeite chegaram em menos de 10 dias.
Bertozzi ressalta que tem mantido contato com os diretores através de e-mail e o tratamento é sempre feito de forma cordial e prestativa.
Os cinco livros recebidos ficarão à disposição dos interessados em olivicultura, bem como os parceiros do NAVE Oliva – FEOB e Agro Fonte Alta –, além do olivicultores regionais, no acervo da instituição poços-caldense e contribuirá para maior conhecimento sobre as oliveiras, levando em conta que os maiores especialistas são citados nas publicações.
Os exemplares recebidos são:
Ad Oleum Habendeum (tradução livre para o português, Temos óleos);
El Manual del Maestro de Almazara (tradução livre para o português, O Manual do Mestre de Almazar);
Culture and Knowledge – Inspired by Olive Oil (Cultura e Conhecimento – Inspirado Pelo Azeite); e,
As versões em inglês e espanhol do título: Some Contributions on Oliviculture and Elaiotechnic From The Perspective Of Experience (tradução livre para o português, Algumas Contribuições Sobre Olivicultura e Elaiotechnic a Partir da Perspectiva de Experiência).
Instituição
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, e é aberta à visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3715-5064 ou (35) 8867-6971 ou (35) 8427-2036 ou pelos endereços eletrônicos aics.fjbpc@yahoo.com.br ou educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br.
Visitas
O Jardim Botânico está aberto às visitações gratuitas, tanto para grupos de estudantes de qualquer unidade educacional quanto de turistas e de poços-caldenses. Essas visitas são orientadas e acompanhadas pela equipe da Educação Ambiental.
As visitas acontecem as segundas e quartas-feiras ou mediante consulta à DEA e devem ser agendadas através do telefone (35) 8867-6971 ou (35) 8427-2036 ou pelo e-mail educacao.fjbpc@yahoo.com.br.
Durante estas visitas, a equipe da Educação Ambiental faz uma breve palestra e apresenta slides sobre conservação, comportamento no dia a dia para melhorar e contribuir com o meio ambiente, comenta sobre a Mata Atlântica e os campos de altitude, bem como as atividades desenvolvidas pelo Jardim Botânico, em especial pelo seu Departamento Técnico-Científico.
O grupo de visitantes também é levado a conhecer as instalações, como as estufas, além de terem a oportunidade de aprender os objetivos de um jardim botânico que, mais do que um local de visitação, é um local de pesquisa e desenvolvimento de projetos botânicos, como os que já estão em fase inicial no recém-inaugurado Laboratório de Cultivo in vitro “Guilherme Moraes Ribeiro”, que compõe o Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro”, os quais consistem no mais moderno e bem equipado laboratório do interior do país.

NOVA MULTINACIONAL É INAUGURADA EM POÇOS DE CALDAS DEPOIS DE 18 ANOS

Autoridades e equipe da empresa acionaram o botão para início das atividades da empresa alemã ThyssenKrupp no Distrito Industrial
A ThyssenKrupp inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 29, sua fábrica de componentes automotivos no Distrito Industrial (DI) de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Com investimentos de R$ 60 milhões, a unidade ocupa mais de 200 mil m² no DI do município. A data festiva marca oficialmente o início das operações da empresa alemã na cidade.
A ThyssenKrupp Brasil – Division Valvetrain produz eixos de comando de válvula integrados
à tampa do cabeçote do motor e tem capacidade para montagem de mais de um milhão de peças por ano.
Segundo o CEO da ThyssenKrupp na América do Sul, Michael Höllermann, a escolha de Poços de Caldas se deve à infraestrutura da cidade, acesso logístico e disponibilidade de mão de obra qualificada, além do forte apoio dos governos municipal e estadual. Höllermann afirmou que a expectativa é que a empresa gere, em médio prazo, 200 empregos diretos, com possibilidade de ampliação, de acordo com a evolução do mercado.
Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, esta é uma data histórica para o município. “Depois de 18 anos, uma nova empresa multinacional é inaugurada em Poços de Caldas. A última foi a Ferrero do Brasil, em 1997. É com alegria que vemos o Distrito Industrial enfim em atividade, regularizado, com infraestrutura para atrair os investimentos que Poços de Caldas precisa e merece”, ressaltou Eloísio.
“Quero desejar boa sorte à equipe da ThyssenKrupp e agradecer a todas as pessoas que 
trabalharam para a efetivação da empresa no município, em especial à Câmara de Vereadores, sempre sensível às questões relacionadas à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento da cidade”, afirmou.
O prefeito e o CEO da empresa assinaram a placa inaugural e, acompanhados das demais autoridades e equipe da planta de Poços de Caldas, acionaram o botão que simboliza o início das atividades no município.
Desenvolvimento Industrial
De 2013 a 2015, foram aprovadas 23 doações de áreas para instalação de empresas no Distrito Industrial e no Mini Distrito. O valor de investimentos previstos no município, somando-se também as ampliações das empresas Danone e Ferrero, chega a aproximadamente R$ 600 milhões até 2016.
Além da geração de empregos e investimento na cidade, as empresas devem, também, obrigatoriamente, desempenhar um papel social no município. Outro ponto a se destacar é que a lei municipal foi alterada para que empreendimentos de comércio atacadista e prestadores de serviços de grande porte também possam se instalar no Distrito Industrial.

Fonte: AICS Prefeitura

IMS prepara programação especial em homenagem a Drummond

Dia D terá diversas atividades na Casa da Cultura de Poços de Caldas nesta sexta-feira, 30, e no IMS-RJ no sábado, 31
O Instituto Moreira Salles (IMS) organiza a quinta edição do Dia D – Dia Drummond, que ocorre na data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Com o objetivo de fazer com que o dia 31 de outubro passe a integrar o calendário cultural do país e a fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data.
Neste ano, o IMS comemora os 70 anos da publicação de “A Rosa do Povo”, livro em que boa parte dos poemas está marcada pelo traumático quadro político dos anos em que foram escritos – entre 1942 e 1945.
Dia 30 de outubro, sexta-feira, no IMS-Poços de Caldas
14h, atividade educativa
Exibição do filme Consideração do poema, seguida de sarau com membros da Academia de Letras de Poços de Caldas, escritores da cidade e o público, que será convidado a declamar o seu poema favorito de Drummond.
Evento gratuito
Dia 31 de outubro, sábado, no IMS-RJ
15h, atividade educativa para crianças
Drummond: narrativas visuais – a partir da leitura de um poema, os participantes serão convidados a construir narrativas visuais por meio de desenhos e palavras.
Faixa etária: crianças a partir de 6 anos. N.º máximo de participantes: 10. Retirada de senha 30 minutos antes.
Gratuito
15h30, nos jardins da casa
Clube de Leitura do IMS, com leitura comentada de poemas do Drummond.
17h, no auditório
Recital Rosas de A rosa do povo, com os atores Aderbal Freire-Filho e Nelson Xavier. Roteiro de Eucanaã Ferraz.
Lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.
18h
Lançamento de Drummond: jogo e confissão, livro de ensaios de Marlene de Castro Correia, professora emérita da UFRJ.

Até 1º de novembro, as lojas IMS dos centros culturais e da internet terão uma seleção de publicações e produtos com desconto.

Fonte: Instituto Moreira Salles

domingo, 25 de outubro de 2015

PRESERVATIVO QUE MUDA DE COR EM CONTATO COM DST’s É DESENVOLVIDO POR ADOLESCENTES

O protótipo ainda está em desenvolvimento e foi apresentado no concurso TeenTech Awards, na Inglaterra
O preservativo, popularmente conhecido por “camisinha”, ainda é o método mais seguro de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Mas e se elas pudessem não só
inibir seu contato, como também avisar você de que há uma doença por aí? Se depender de um grupo de jovens britânicos, isso não está mais tão longe de acontecer.
Os jovens Daanyaal Ali, Muaz Nawaz e Chirag Shah, todos ingleses com idade entre 13 e 14 anos, desenvolveram um preservativo, chamado de S.T.Eye, capaz de mudar de cor quando entra em contato com DST’s. Para tanto, a camisinha é recoberta com uma fina partícula de moléculas que assume cores diferentes de acordo com a DST detectada: verde para clamídia, amarelo para herpes genital, roxo para a presença do vírus HPV e azul para sífilis.
O projeto foi apresentado no concurso TeenTech Awards, feito em Londres, e ganhou o primeiro lugar na categoria Saúde. O concurso incentiva jovens de 11 a 16 anos de idade a desenvolverem projetos nas áreas de engenharia e tecnologia, e o tema desse ano era a criação de tecnologias que facilitassem o dia a dia das pessoas. A intenção dos jovens, conforme relataram ao jornal britânico Daily Mail, é tornar as pessoas mais conscientes das DST’s e leva-las a buscar tratamentos. Afinal, essa forma de diagnóstico é menos invasiva do que descobrir através de um médico.

Fonte: Portal Minha Vida

A JUSTA CAUSA DO EMPREGADOR – ART. 483 DA CLT

Por
Renan Munhoz (*)
Muito se fala em demissão por justa causa do empregado, aquela decorrente de atos desabonadores do trabalhador, previstas no artigo 482 da CLT, que justificam a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador.
O que muitos não sabem é da possibilidade inversa, onde o trabalhador considera rescindido o contrato de trabalho por atos praticados ou que deixaram de ser praticados pelo patrão.
Para o nobre doutrinador Sérgio Pinto Martins: "A rescisão indireta é a forma de cessação do contrato de trabalho por decisão do empregado em virtude da justa causa praticada pelo empregador (art. 483 da CLT)".
Essa possibilidade é pouco comentada, mas está prevista no artigo 483 da CLT, que traz a seguinte redação:
Art. 483 – O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;
c) correr perigo manifesto de mal considerável;
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;
e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
A hipótese mais corriqueira é a prevista na alínea “d” deste artigo, por não cumprir o empregador com suas obrigações, como não efetuar o pagamento de salários, não efetuar o depósito do FGTS, não observar os intervalos de descanso, etc.
Em uma brilhante decisão acerca de uma empregada que sofreu assédio moral no trabalho, proferiu o juiz os seguintes dizeres em sua sentença: "O assédio moral, também identificado na doutrina e jurisprudência como mobbing ou bullying, caracteriza-se no âmbito das relações de trabalho como um ataque diuturno, perverso e insidioso que atenta sistematicamente contra a dignidade ou integridade psíquica e física de um trabalhador, consubstanciando-se na repetição de comportamento hostil de um superior hierárquico ou colega, com a exposição da vítima a situações incômodas e humilhantes, que ameaçam o emprego desta ou degradam o seu ambiente de trabalho".
O magistrado entendeu que a atitude da empresa comprometeu a continuidade do contrato de trabalho, nos termos do previsto no artigo 483, alíneas “b” e “e”, da CLT.
Se socorrendo da alínea “e”, pode o trabalhador ou a trabalhadora invocá-lo também nos casos de assédio sexual, se vier a se sentir lesado em sua honra e boa fama. O crime de assédio sexual consiste no fato de o agente “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função” (CP, art. 216-A, caput).
Reconhecida a rescisão indireta, o empregador tem que pagar ao ex-funcionário todas as verbas rescisórias, da mesma forma como se o tivesse demitido imotivadamente, inclusive a indenização de 40% sobre o FGTS.
Referências Bibliográficas
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 20. Ed. São Paulo: Atlas 2004
(*) Assistente Jurídico

Fonte: JusBrasil

6 DICAS SIMPLES PARA MELHORAR O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

O que mais me surpreendeu foi a frase da 5ª dica
Problemas de memória, não consegue se concentrar, falta agilidade na resposta? A solução para preservar ou melhorar o desempenho do seu cérebro pode estar em seis simples e fáceis mudanças de hábitos que mantêm em alta a capacidade cerebral:
1) Dormir bem – Dormir menos que o necessário ou mal causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Um adulto precisa de sete a oito horas de sono por dia. Mas, dependendo da pessoa, o período pode ser maior ou menor. Para um descanso melhor, deixe o quarto aconchegante, não o use como ambiente de trabalho e evite alimentos pesados, álcool ou cafeína à noite.
2) Beba com moderaçãoO álcool definitivamente não é parceiro do cérebro. O álcool em excesso, pode levar até a lesões cerebrais. E quem bebe à noite tem sono de pior qualidade. Portanto, quando ver aquela frase “beba com moderação” acredite nela.
3) Alimentação balanceada – Muito se fala sobre determinada fruta ou hortaliça ser boa para o cérebro. Na opinião de especialistas, não é bem assim. O que realmente traz benefícios para todo o corpo é investir em uma dieta balanceada, que contenha alimentos de todos os grupos. Equilíbrio é a palavra chave.
4) Praticar atividade física – Clichê vai, mas ok. Todo mundo sabe que atividade física é uma grande aliada, pois traz bem-estar, deixa a pessoa menos ansiosa e trabalha condições importantes do cérebro, porque é um exercício mental. Colocar o corpo em ação ao menos 30 minutos por dia, seja com exercícios leves, como uma caminhada ou até mesmo uma corrida intensa (dependendo do seu condicionamento físico, claro). Um estudo recente, divulgado no Reino Unido, disse que a memória de curto prazo melhora 20% ao passear pela natureza ou apenas olhar a imagem de uma paisagem verde. Vamos suar a camisa ao ar livre então pessoal!
5) Exercite também o cérebro – Quanto mais usar o intelecto mais o cérebro se mantém ativo. Cérebro pouco utilizado não tem a mesma agilidade. A sua desenvoltura cai. Portanto, estude, leia, faça jogos de raciocínio, palavras-cruzadas, ou então pratique atividades como, por exemplo, ler a frase abaixo de trás pra frente:
“Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”
6) Relaxe – Calma, não vai se jogando no sofá, não é isso! Kkk O estresse mental geralmente é causado pelo acúmulo de funções e correria do dia a dia. Isso prejudica todo o organismo, inclusive o cérebro. A longo prazo, aumenta o risco de insônia, depressão e ansiedade. Para driblar esse incômodo, a dica é buscar o tão necessário relaxamento. Aproveite os seus dias de folga para realmente deixar a cabeça longe dos problemas e obrigações. Faça o que você mais gosta: ioga, dança, natação, tênis, caminhada, videogame... Aproveite, é bom para o seu cérebro!
Agora que você já sabe como melhorar o funcionamento do seu cérebro, vou ter dar uma dica bônus: O ex-defensor público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente seu livro com ótimas dicas de estratégias em Concursos Públicos. Essas dicas fizeram ele ser aprovado em vários concursos e está disponível gratuitamente através desse link. Clique para baixar o livro!

Fonte: JusBrasil com informações do Portal Terra

O QUE REPRESENTARAM AS 10 PRAGAS DO EGITO E QUAIS SÃO OS DEUSES QUE ESTÃO RELACIONADOS COM ELAS?

As pragas tiveram grande importância sobre os habitantes do Egito... Deus estava desafiando os deuses egípcios
Um trecho que, sem dúvida, chama muito a atenção dos cristãos ou mesmo não cristãos, é a passagem sobre as 10 Pragas que o Senhor lançou sobre o Egito.
Estas terríveis pragas tiveram por fim levar Faraó (Faraó, era o título dado ao monarca do Egito ) a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito (Ex 9.16; 1Sm 4.8) cujos habitantes deveriam ser julgados por sua crueldade e grosseira idolatria.
Porém, poucos conhecem um importante aspecto dos planos de Deus para aquele povo e para os nossos dias. Além da principal finalidade, relatada na Bíblia, que é libertação do povo de Israel, cativo do Faraó, as 10 pragas tiveram grande importância sobre os habitantes do Egito. Deus estava desafiando os deuses egípcios.
E como se deu isso? A resposta é simples. Imagine: Por que Rãs, Gafanhotos, Águas em Sangue, Chuva de Pedras…? O certo é que Deus queria falar algo mais. O Deus de Israel estava se revelando ao Seu povo e ao Império Egípcio. Cada praga era direcionada a divindades, conforme a credibilidade do povo em confiar nesses “falsos senhores”. Abaixo você pode ver mais detalhadamente esse processo.
1) Água em sangue (Êx. 7:14-24)
A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes no Nilo foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas. (Êx 7:19-21)
2) Rãs (Êx. 8:1-15)
A rã, tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, era considerada sagrada para a deusa-rã, Heqt. Assim, a praga das rãs trouxe desonra a esta deusa. (Êx 8:5-14)
3) Piolhos – (Êx. 8:16-19)
A terceira praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio de suas artes secretas. (Êx 8:16-19) Atribuía-se ao deus Tot a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.
4) Moscas (Êx. 8:20-32)
A linha de demarcação entre os egípcios e os adoradores do verdadeiro Deus veio a ficar nitidamente traçada da quarta praga em diante. Enquanto enxames de moscões invadiam os lares dos egípcios, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos pela praga (Êx 8:23,24). Deus algum pôde impedí-la,nem mesmo Ptah, “criador do universo”, ou Tot, senhor da magia.
5) Peste sobre bois e vacas (Êx. 9:1-7)
A praga seguinte, a pestilência no gado, humilhou deidades tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum morreu de Israel. (Êx. 9:4 e 7).
6) Feridas sobre os egípcios (Êx. 9:8-12)
Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito, Neite. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pele do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa. Israel novamente foi poupado dessa praga. (Êx. 9:11)
7) Chuva de pedras (Êx. 9:13-35)
A forte saraivada envergonhou os deuses considerados como tendo controle sobre os elementos naturais; por exemplo, Íris – deus da água e Osiris – deus de fogo.
8) Gafanhotos (Êx. 10:1-20)
A praga dos gafanhotos significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita. Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu – deus do ar e Sebeque – deus-inseto) não puderam fazer nada para não deixar acontecer. (Êx 10:12-15)
9) Escuridão total (Êx. 10:21-23)
Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz. (Êx. 10:23).
10) Morte de todos os primogênitos (Êx. 11-12)
Inclusive entre os animais dos egípcios – A morte dos primogênitos resultou na maior humilhação para os deuses e as deusas egípcios. (Êx 12:12) Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá.
Depois disto todos souberam que Deus era o Senhor e Seu nome ficou anunciado em toda a terra. Deus destruiu todo deus falso do Egito. Na morte do primogênito Deus mostrou que Ele tem na Sua mão o poder de morte e de vida. O Faraó tinha pretensão de ser adorado, de ser uma divindade. O primogênito era, em potencial um faraó, pois era o herdeiro do trono. Deus demonstrou a falsa deidade de Faraó e seu filho.
Existem evidências de que o povo do Egito realmente sofreu as 10 pragas que Êxodo nos relata na Bíblia. Continue assistindo o programa Evidências: clique aqui.

Fonte: Parte desse conteúdo foi elabora pelo Pr. Valdeci Júnior e parte dele pode ser encontrado na enciclopédia “Estudo Perspicaz das Escrituras”

SERÁ MESMO O SÁBADO O DIA EM QUE DEVEMOS SANTIFICAR?

Será que trabalhar neste dia não estamos fazendo o bem para nós mesmos?
“Prezados amigos e irmãos: estou com uma dúvida e não consigo entender um assunto muito importante na Bíblia. É sobre o sábado. Será mesmo o sábado o dia em que devemos santificar? Eu li várias vezes esse assunto na Bíblia, mas não consegui entender sobre esse assunto. Jesus disse que no sábado devemos fazer o bem, será que trabalhar neste dia não estamos fazendo o bem para nós mesmos? Ou seja, ganhar o nosso pão? Jesus não diz claramente que devemos santificar o sábado, diz apenas que é para nós fazermos o bem ao próximo. Tem ele abolido este dia assim como fez com o sacrifício de animais? O sábado pode ser qualquer dia, ou seja, posso trabalhar seis dias e descansar em qualquer dia que eu determinar? Eu já sofri muito por causa do sábado, simplesmente por não poder arrumar emprego. Será que Deus não se preocupa com uma situação dessa? Trabalhar para ganhar o pão seria injusto diante de Deus? Obrigado pela atenção e aguardo o mais breve possível pela resposta. Um abraço.”
Em I João 2:1-6 lemos “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E NISTO SABEMOS QUE O CONHECEMOS; SE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS. AQUELE QUE DIZ: EU O CONHEÇO, E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS, É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E NISTO SABEMOS QUE ESTAMOS NELE; AQUELE QUE DIZ ESTAR NELE, TAMBÉM DEVE ANDAR COMO ELE ANDOU.”
Os 10 Mandamentos foram escritos pelo próprio DEUS. Veja o que nos diz Êxodo 31:18 – “E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.”
Os 10 Mandamentos estão em Êxodo 20, e o quarto Mandamento nos diz que no sábado “não farás nenhuma obra”.
Alguns dizem que Jesus mudou os 10 Mandamentos. Mas Jesus nos diz “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.” – Mateus 5:17.
Outros dizem que Jesus trabalhou no sábado, e que assim, nós também podemos trabalhar. Mas veja qual era o costume de Jesus a cada sábado:
“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, SEGUNDO O SEU COSTUME, e levantou-se para ler.” – Lucas 4:16
No dia em que Jesus morreu, sua mãe e outras mulheres queriam embalsamar o corpo de Jesus. Mas Jesus morreu na sexta-feira por volta das 3 horas da tarde. Veja então como elas se comportaram:
“Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.” – Lucas 23:56.
O apóstolo Paulo, muitos anos depois de Jesus morrer, continuou tendo o mesmo costume de pregar nas sinagogas como Jesus. Veja:
“Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se… Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte… No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.” – Atos 13:14,42,44
“Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e POR TRÊS SÁBADOS discutiu com eles as Escrituras” – Atos 17:2
Mesmo onde não havia sinagoga, Paulo tinha um comportamento diferente neste dia, Veja:
“No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas.” – Atos 16:13
Vemos assim, que, nem Jesus e nem os seus discípulos nos dizem ou mostram que podemos desconsiderar o sábado como um dia santo.
No sábado não devemos trabalhar como nos outros dias. O sábado é um dia santo, e nós também devemos fazer apenas serviços santos neste dia.
——-
Não sei se você já estudou sobre a origem do sábado. Vamos lá?
Gênesis 2:1-3 – “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.”
Logo após a criação, onde não havia pecado, onde tudo era perfeito e Adão e Eva viveriam com Deus no paraíso, no jardim do Éden, Deus criou o sábado como um dia separado dos demais.
Não sei se você gosta de flores, mas se você tiver 7 vasos com flores, não deve destruir nenhum deles, pois todas as 7 flores foram criadas por Deus e merecem respeito. Contudo, se Deus abençoar uma das flores em especial e além disso santificá-la, esta flor merecerá mais respeito que as demais, pois esta foi especialmente abençoada por Deus.
Assim também o sábado foi, é, e sempre será um dia especialmente abençoado por Deus. Embora todos os outros dias também nos servem para orar, estudar a Bíblia e fazer boas obras, o sábado é especialmente desginado para estes fins.
Isaías 66:22,23 nos diz o que vai acontecer após a volta de Jesus, quando todos os santos salvos serão novamente transportados para o Paraíso e viverão junto com o próprio Deus. Veja:
“Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”
Note como o sábado foi destacado por Deus como um dia especial na nova Terra que Ele criará. Com certeza, todos os dias na nova Terra serão bons e especiais, mas o sábado continuará sendo um dia especialmente destacado por Deus para que todos O adorem.
Ainda em Isaías 56:1,2, temos uma recomendação para nos prepararmos para a volta de Jesus. Veja: “Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.”
O preparo para a volta de Jesus requer que o Seu povo guarde o sábado como um dia especialmente destacado de adoração a Deus.
Assim, embora seja nosso dever praticar boas obras, estudar a Bíblia e orar todos os dias, Deus nos deu um dia especial, onde não nos preocupamos com nada, não trabalhamos, mas vamos à igreja adorar o nosso Deus e agradecer a Ele por cuidar com tanto amor de nós!
Também procuramos levar o amor e a verdade de Deus para outras pessoas neste dia, através de estudos Bíblicos, visitas, entrega de folhetos, convites para cultos, etc…, ou seja, seguimos o exemplo de Jesus que em todo sábado estava na sinagoga, ou buscando pessoas para o reino de Deus!
Deus continue te abençoando em seus estudos Bíblicos!

Fonte: biblia.com.br

EGITO AUTORIZA BUSCAS PELO TÚMULO DE NEFERTITI

Murais do túmulo de 33 séculos podem esconder duas portas de existência antes insuspeitada
Uma comissão de especialistas no Egito autorizou a sondagem da tumba de Tutancâmon com um radar com o objetivo de verificar a teoria de um arqueólogo britânico segundo a qual a rainha Nefertiti estaria enterrada numa câmara secreta da mesma tumba, anunciou na última quinta-feira, 22. o governo egípcio.
Os egiptólogos nunca conseguiram encontrar a múmia da rainha de beleza lendária, que exerceu um papel político e religioso fundamental no século XIV do período pré-cristão.
Como requer o procedimento, um comitê de especialistas do Departamento de Antiguidades egípcio concordou em investigar as paredes da tumba do faraó Tutancâmon usando radares sofisticados, disse à AFP a porta-voz do ministério, Mouchira Moussa.
O túmulo de Tutancâmon está localizado no Vale dos Reis, perto de Luxor, no sul do Egito.
"Nós ainda estamos aguardando as autorizações de segurança", explicou Moussa, afirmando que os testes podem ocorrer "durante o mês de novembro".
A exploração com radar permitirá a verificação da teoria do arqueólogo britânico Nicholas Reeves, que acredita que os murais do túmulo de 33 séculos podem esconder duas portas de existência antes insuspeitada.
De acordo com o egiptólogo, uma dessas duas portas poderia levar à "câmara funerária intacta da proprietária original do túmulo – Nefertiti".
A outra levaria a "uma sala de armazenamento não explorada", que "dataria aparentemente" da era de Tutancâmon. O faraó morreu aos 19 anos, em 1324 do período pré-cristão, após um curto reinado de nove anos.
Nefertiti foi esposa do faraó Akhenáton, que converteu temporariamente o Egito antigo ao monoteísmo ao impor o culto exclusivo do deus sol, Áton.
No final de setembro, Reeves efetuou uma visita de campo em Luxor para defender sua teoria diante das autoridades egípcias.
Após a visita, o ministro das Antiguidades, Mamdouh al-Damati, disse estar diante da "descoberta do século".
Mas as autoridades egípcias acreditam que é mais provável descobrir a tumba de Kiya, outra esposa de Akhenaton, da filha do faraó ou de um membro da família real.
Ao contrário de outros túmulos de faraós que foram quase todos saqueados ao longo dos milênios, o mausoléu de Tutancâmon, descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, abrigou intacto mais de 5.000 objetos, de 3.300 anos de idade, muitos em ouro maciço.

Fonte: AFP

quinta-feira, 26 de março de 2015

POLÍCIA MILITAR FAZ OPERAÇÃO EVIDÊNCIA NAS 853 CIDADES MINEIRAS

Pela primeira vez a PMMG envolve todo efetivo operacional em 24 horas de policiamento conjunto
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou hoje, 26, a Operação Evidência, que acontece simultaneamente em todo estado. O objetivo é a prevenção da criminalidade e reforço da sensação de segurança. Cerca de 35 mil militares das 90 Unidades de Execução Operacional estão envolvidos em 24 horas de policiamento ostensivo. Esta é a primeira vez na história da PMMG que toda a corporação atua ao mesmo tempo em todas as 853 cidades mineiras.
Durante a última semana, a força de inteligência da PMMG definiu as cinco frentes de atuação. As diretrizes foram passadas pelo Comandante Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Bianchini, a todos os comandantes das regiões. Cada unidade atuará de acordo com a realidade criminal local. O assessor de imprensa da PMMG, Major Gilmar Luciano, explica a importância da Operação Evidência: “Queremos colocar em evidência todas as ações militares que desenvolvemos rotineiramente. Além da prevenção de crimes, queremos atuar na sensação de segurança do cidadão. Por isso, estipulamos cinco diretrizes a serem aplicadas na capital e interior”.
As cinco diretrizes são: a Operação Cinturão nas estradas que fazem fronteiras com os estados RJ, ES, SP, BA e GO, focada no combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e inspeção de veículos nas rodovias; Operação Incursão em Zonas Críticas, com militares presentes nos pontos mais perigosos das cidades mineiras; Operação Busca, Apreensão e Prisão, de cumprimento de mandados pendentes de busca, apreensão e prisão; Operação Batida Policial, de abordagem em pontos estratégicos para combate à prostituição, comércio ilegal de drogas e armas; e Operação Trânsito Urbano/Rodoviário, de controle de documentação e combate e prevenção de furto de veículos dentro das cidades e nas estradas.
Durante todo o dia, as informações acerca da operação serão passadas pelo Major Gilmar Luciano que divulgará um balanço completo às 14h desta sexta-feira, 27.

Fonte: Central de Imprensa Segov-MG

ASSENTADO DE IBIÁ FATURA R$12 MIL POR MÊS COM PRODUÇÃO DE LEITE

Associação à cooperativa fortaleceu o agricultor familiar e espantou os atravessadores que pagavam R$0,40 a menos no litro do leite
O agricultor Jader Alexandre da Costa e sua família faturam, em média, R$12 mil com a produção de leite no assentamento Treze de Maio em Ibiá, no Alto Paranaíba de Minas Gerais. O sucesso foi atingido após aplicar com dedicação os recursos disponibilizados pelo Incra por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Os créditos do Pronaf A e Custeio permitiram à família adquirir 28 vacas leiteiras. A prática de inseminação artificial e o uso de tecnologia avançada têm garantido a qualidade do produto. Os cerca de 400 litros de leite tirados por dia são vendidos à Cooperativa de Patrocínio (Coopa), município também de Minas Gerais, ao preço de até R$0,91 por litro.
“Depois dos créditos do Incra e a parceria com a Cooperativa, a nossa vida melhorou cem por cento”, comemora Jader. Ele, seu pai, Jadir, e sua mãe, Maria, pagam com facilidade o carro que compraram e já tem casa reformada.
O lote possui equipamento de ordenha, tanque de expansão de 750 litros e outros equipamentos para o trabalho.
Para o agricultor familiar, a associação à cooperativa potencializou a capacidade de rendimento por evitar os atravessadores que pagavam R$0,40 a menos no litro do leite.
“Da parte do governo temos tido muito apoio. Penso que o Incra deveria estimular as cooperativas que fortalecem o produtor”, sugere. Os indicadores da qualidade do leite entregues à cooperativa, por exemplo, chegam direto em seu celular, que ele detalha com entusiasmo.
O assentado conta com apoio do Educampo Leite, um projeto do Sebrae que procura integrar ao modelo de assistência técnica tradicional, a gestão de negócios. É direcionada a produtores de uma mesma atividade econômica que passam a ter consultoria de técnicos especializados, como veterinários. O agricultor familiar Jader e seus pais assentados pagam R$ 250 mensais pelo serviço já que o restante é subsidiado pela Cooperativa.
Fotos: Jader Alexandre da Costa
Fonte: ACS Incra/MG

quarta-feira, 25 de março de 2015

NÚMEROS DO DESEMPENHO OPERACIONAL TRADUZEM META DA PETROBRAS


Acrescentamos às nossas reservas provadas de petróleo mais do que produzimos no mesmo período em 2014

A Petrobras alcançou marcos históricos em todas as suas áreas de atuação, demonstrando superação de desafios ano a ano, chegando a produzir 713 mil barris de petróleo por dia no pré-sal, marco de 21 de dezembro de 2014, refletindo o resultado do aperfeiçoamento constante de seus processos operacionais e de gestão, do empenho da força de trabalho e de muito investimento no potencial do país.
A produção recorde no pré-sal demonstra, ainda, a robustez e o pioneirismo das suas tecnologias. Fato que vem acompanhado do devido reconhecimento, tanto o é que, em maio deste ano, em Houston (EUA), a Petrobras será condecorada, pela terceira vez, com o prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions, premiação que a estatal brasileira faz jus em função da importância (clique em um dos links e saiba mais sobre esta premiação) ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada pré-sal. Esse prêmio é o maior reconhecimento que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.
Confira os dez principais feitos tecnológicos do pré-sal pela Petrobras:



Tem como objetivo sustentar, na superfície do mar, as tubulações que conduzem o petróleo ou o gás do poço até a plataforma.





Tubulação rígida, geralmente de aço, que leva o petróleo ou gás do poço às plataformas.



Outro tipo especial de tubulação de aço, por onde passa produção de petróleo e gás dos poços até a plataforma, também instalada em águas mais profundas.



Tubulação que transfere o petróleo ou gás dos poços no fundo do mar para as plataformas de produção. Esta é a tubulação flexível em maior profundidade de água já instalada.





Utilização pela primeira vez de uma tubulação flexível para transferir petróleo e gás do poço até plataforma, com controle integrado.



Poço em águas mais profundas já perfurado com a utilização de lama pressurizada. A lama é uma mistura utilizada para manter a pressão do poço durante a perfuração e evitar que suas paredes desmoronem.





Poços satélites são poços produtores ou de injeção, perfurados distante da plataforma de produção.
CO2 é um gás inodoro, incolor, não inflamavél, mais pesado que o ar, também produzido em alguns reservatórios junto com o petróleo, água e gás natural. Essa tecnologia permite separá-lo do petróleo e do gás natural para reinjeção nos reservatórios através de poços especiais, chamados poços de injeção, visando aumentar a produtividade dos poços.




Com esse poço a Petrobras bateu o recorde de profundidade de poço para injeção de CO2, visando elevar a produção de petróleo e gás natural



A injeção de água e gás é utilizada para aumentar a produtividade dos reservatórios de petróleo e gás.




Acréscimo da Produção
Para garantir o futuro da produção de petróleo, é preciso investir na descoberta e na comprovação de novas reservas e, em 2014, o volume acrescentado às reservas provadas da Petrobras mais do que compensou a produção no mesmo período.
Assim, terminou-se o ano com uma reserva maior do que a que a registrada em 2013, mesmo tendo produzido quase 0,9 bilhão de barris de óleo equivalente (boe) ao longo de 2014. Como resultado, a estatal brasileira presentou um Índice de Reposição de Reservas (IRR) de 105%.
Não diferente, suas reservas provadas de óleo, condensado e gás natural atingiram, em 31 de dezembro de 2014, 16,612 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), representando um aumento de 0,3% em relação a 2013 (16,565 bilhões de boe).
Esses valores seguem os critérios de classificação e apropriação de reservas da ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis/Society of Petroleum Engineers). Leia mais sobre nossas reservas provadas em 2014.
Fonte: Portal Petrobras