quarta-feira, 19 de junho de 2019

SUDESTE TEM 1º CONCURSO DE QUEIJO DE LEITE DE CABRA E OVELHA

Evento será realizado em Coronel Pacheco, dentro da 17ª Cabra Fest, e prazo para inscrições termina no próximo dia 286
Já comeu queijo de cabra? E de ovelha? Se não comeu ainda, você vai ter a oportunidade de conhecer os diversos tipos produzidos no Sudeste brasileiro, com posição de destaque para Minas Gerais.
Para estimular a produção e a constante melhoria dos queijos, buscando sua valorização e abertura de mercados consumidores, será realizado, no dia 6 de julho, o 1º Concurso de Queijo de Cabra e Ovelha da Região Sudeste. O evento faz parte da programação da 17ª Cabra Fest, que acontece de 05 a 07 de julho em Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira.
O concurso está dividido em duas categorias. A primeira é de cabra, com as premiações queijo fresco, queijo temperado massa lática, queijo não temperado massa láctea, maturação até 30 dias, maturação acima de 30 dias e outros, a exemplo de mofo e minerais. Já a categoria ovelha terá premiações para queijo fresco massa mole, queijo maturado – 30 a 90 dias de massa prensada –, massa temperada e outros, a exemplo de mofo e minerais.
O concurso é destinado aos estados do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), onde a Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) realiza o controle leiteiro oficial do Capragene®, Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa. Para participar do concurso, é necessário que o produto possua pelo menos um dos selos de inspeção, municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF).
A comissão julgadora é formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e grandes referências da gastronomia. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 de junho.
O evento é uma realização da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima).
Cabra Fest
A Cabra Fest está em sua 17ª edição, e é a mais tradicional festa da cabra leiteira do estado. O evento foi criado para promover a produção de caprinos e derivados, além de mostrar o potencial do segmento na região.
Ainda dentro da festa será realizado, no dia 5 de julho, o 16º Workshop “Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica”, que reúne, anualmente, os segmentos da cadeia produtiva e conta com palestrantes de destaque do setor no Brasil e no exterior. O evento é voltado para técnicos ligados às ciências agrárias, professores, pesquisadores, estudantes e produtores, especialmente das áreas de caprinocultura e ovinocultura leiteira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/2I9dOpc. O workshop será transmitido ao vivo pelo Repileite (www.repileite.com.br).
Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou pelos telefones (31) 3915-8552 ou (31) 3915-8553.
Foto: Divulgação/Seapa
Fonte: Central de Imprensa Governo de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.