segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nasa começa a monitorar asteroide que se aproxima da Terra

A Nasa começou a monitorar, ontem, 06, o asteroide 2005 YU55, que passará a uma pequena distância da Terra amanhã, 08, ainda que não exista risco de colisão, garante a agência espacial americana. O asteroide, com cerca de 400 m de diâmetro, passará a 324 mil km da Terra, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil km.
Cientistas estão dedicando quatro horas diárias às observações do asteroide, a partir de seu centro na Califórnia, Estados Unidos. Amanhã, dia da maior aproximação do asteroide da Terra, também um observatório em Porto Rico será ativado.
Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.
Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

(*) Com informação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.