segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Período da piracema é iniciado em Minas Gerais

Belo Horizonte, MG - Começou, este mês, o período restritivo para a pesca em Minas Gerais. As restrições estão definidas nas portarias 154, 155 e 156, que dispõem sobre a regulamentação nas bacias hidrográficas do Leste, dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco. As normas fixam o período de 1º de novembro de 2011 a 28 de fevereiro de 2012 para as proibições, com o objetivo de assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos.
Durante a piracema, fica proibida a pesca, bem como o porte, transporte, armazenamento, consumo e utilização de espécies nativas em todo o Estado, sendo permitida apenas a
captura de 3 kg mais um exemplar apenas de espécies exóticas e/ou com origem em outros estados.
No período da piracema é obrigatória também a declaração de estoque de pescado, que deverá ser feita até o segundo dia útil após o início das proibições e protocolada junto às unidades administrativas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Outras restrições podem ser consultadas nas portarias pelo link: http://www.ief.mg.gov.br/pesca/piracema.
Fiscalização
Diversas ações de fiscalização estão previstas em todo o período da piracema. As operações serão realizadas nos rios e reservatórios das 17 bacias hidrográficas do Estado, em parceria com a Polícia de Meio Ambiente. De acordo com o diretor de Fiscalização da Pesca, Marcelo Coutinho, no período da piracema fica proibido pescar com petrechos profissionais, sendo permitida apenas a pesca com linha de mão e anzol simples, vara, caniço simples e carretilha. “Os pescadores flagrados utilizando anzóis múltiplos e chuveirinhos poderão
responder administrativamente, civil e penalmente”, disse.
Fomento
Atividades relacionadas à preservação de espécies, como cursos, seminários, palestras e encontros são promovidos durante todo o ano pelo IEF. Parcerias com colônias de pescadores, Cemig e Polícia Militar têm como objetivo informar e orientar sobre a gestão da pesca em Minas Gerais.
Atividades educativas, como a Oficina de Pesca Mirim, realizada em parceria com a Fundação Zoobotânica da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, repassam, por meio de uma linguagem apropriada à faixa etária de 7 a 11 anos, conhecimentos e informações importantes sobre a prática da pesca ambientalmente correta, além de despertar nas crianças o interesse para a conservação dos recursos hídricos e identificação das espécies nativas de peixes existentes na Bacia do Rio São Francisco.
Outras atividades de educação e mobilização social, além do desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas para a pesca em Minas Gerais também são realizadas no decorrer do ano.
Piracema
A palavra piracema é de origem tupi e significa "subida do peixe". Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.
A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o Estado, ou pelo site do instituto. A carteira deve ser renovada anualmente.
As pessoas físicas e jurídicas que comercializam, exploram, industrializam, armazenam e fabricam produtos e petrechos de pesca devem se registrar junto ao IEF. Os estoques de peixe "in natura", congelados ou não, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, colônias e associações de pescadores devem ser informados ao IEF. A exigência também incide sobre os estoques armazenados por pescadores profissionais, entrepostos, postos de venda, depósitos e câmaras frias, em posse de feirantes, ambulantes, bares, restaurantes, hotéis e similares.

(*) Com informação Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.