quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índia testa míssil capaz de jogar bomba atômica em Pequim

A Índia testou com sucesso, hoje, 19, um míssil capaz de transportar armas nucleares e de alcançar Pequim e o Leste Europeu – distância que poucas potências nucleares conseguem atingir.
Imagens de TV mostraram o foguete Agni-5 furando as nuvens após ser lançado numa ilha da costa Leste indiana. Não ficou claro quanto o foguete voou antes de atingir seu alvo no oceano Índico, mas sabe-se que o alcance dele é superior a cinco mil quilômetros.
O ministro da Defesa qualificou o teste como “imaculado”, e o primeiro-ministro
Manmohan Singh celebrou “mais um marco na nossa busca para ampliar a credibilidade da nossa segurança e preparação”.
O Agni-5, quase totalmente de fabricação local, foi concebido tendo em mente uma ameaça da vizinha China. O governo diz que ele só estará operacional dentro de pelo menos dois anos.
Acredita-se que apenas os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha – mais Israel tenham armas com tão longo alcance.
O desenvolvimento do foguete é parte da política militar indiana dos últimos anos, que fez do país o maior importador mundial de armas, tentando melhorar as antiquadas condições das suas vastas Forças Armadas.
O teste foi anunciado com bastante antecedência e não atraiu as mesmas críticas dirigidas pelo Ocidente na semana passada à Coreia do Norte, que disparou um foguete de longo alcance semelhante, o qual, no entanto, caiu no mar logo em seguida.
Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, disse que isso ocorreu porque “o histórico da Índia apresenta forte contraste com o da Coreia do Norte, que foi submetida a inúmeras sanções (...) pelo Conselho de Segurança da ONU”.
A chancelaria chinesa disse que Pequim e Nova Délhi deveriam “se empenhar em manter uma cooperação estratégica amistosa”, de modo a promover a paz e a estabilidade na região.
“China e Índia são grandes nações em desenvolvimento. Não somos competidores, e sim parceiros”, disse Liu Weimin, porta-voz da chancelaria.
Já o tabloide “Global Times”, ligado ao Partido Comunista Chinês, foi menos conciliador. “A Índia não deveria subestimar sua força”, disse o jornal em editorial prévio ao lançamento, que foi adiado em um dia devido ao mau tempo.
A Índia não assinou o tratado de não proliferação nuclear, mas, na prática, goza de legitimidade para o seu arsenal, reforçada por um acordo nuclear civil de 2008 com os EUA.
Na quarta-feira, 18, a Otan disse que não considera a Índia uma ameaça. O Departamento de Estado dos EUA afirmou que o histórico de não proliferação da Índia é “sólido”, mas pediu comedimento.

(*) Com informação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.