segunda-feira, 25 de abril de 2011

Energia nuclear é alvo de protestos em vários países

A segunda-feira pós Páscoa iniciou com inúmeros protestos encabeçados pelo Greenpeace em vários países em protesto contra a energia nuclear e para lembrar o 25.º aniversário da tragédia de Chernobyl (foto), na Ucrânia.
No Rio de Janeiro, a manifestação de ativistas do Greenpeace simulou uma nuvem radioativa em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e exigia que a instituição suspendesse o financiamento para a construção da usina Angra 3.
Os protestos na Bélgica foram marcados por dezenas de pessoas gritando palavras de ordem por Chernobyl e também por Fukushima, a central nuclear japonesa alvo de um acidente em março logo após o país ser arrasado por um tsunami que abalou todo o Nordeste do Japão.
Na França houve manifestações em várias cidades, tendo milhares de pessoas estado concentradas em frente às centrais nucleares do país e simulado a sua morte, deitando-se no chão.
Já na Alemanha, os manifestantes espalharam flores por onde passaram, de forma a simbolizar a paz.
Apesar de todas essas manifestações contra a energia nuclear, Nikolai Azarov, primeiro-ministro ucraniano, em entrevista à agência EFE, afirmou que não é possível rejeitar a energia nuclear, “seria como proibir o uso dos computadores” e justificou acrescentando que na Ucrânia não há alternativa ao nuclear, “um país obrigado a comprar gás e petróleo”.
Azarov também reconheceu que “durante estes anos todos, a comunidade internacional não se esqueceu nem um minuto de tudo o que aconteceu em Chernobyl. Por isso estaremos sempre agradecidos”, finalizou.
Acidente em Chernobyl
Chernobyl fica na Ucrânia, próximo à cidade de Pripyat. Contudo, hoje não passa de uma “Cidade Fantasma”.
O acidente nuclear na usina de Chernobyl ocorreu exatamente às 1h23min57seg do dia 26 de Abril de 1986 e é considerado o maior acidente nuclear da história, chegando à escala 7, grau máximo para um acidente desta natureza.
O acidente de Chernobyl liberou uma carga radioativa 400 vezes mais poderosa que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.