segunda-feira, 18 de abril de 2011

Partido Comunista de Cuba escolhe 'substituto' de Fidel

Durante congresso, PCC escolhe novo secretário e tem a opção de renovar ambiente político cubano
Foto: AP
Delegados participam de congresso do Partido Comunista de Cuba na capital, Havana (16/04)

O 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba deve escolher nesta segunda-feira o substituto de Fidel Castro na secretaria do partido, segundo sites informativos oficiais do governo cubano. Mais do que o simples preenchimento de uma vaga na burocracia partidária, os mil delegados do congresso vão optar pela renovação ou não do ambiente político cubano.

Atualmente, Fidel, 84 anos, ocupa o cargo de primeiro secretário e seu irmão mais novo, Raúl Castro, 79, o de segundo secretário do PCC. Fidel já anunciou que não concorrerá novamente ao último cargo que ocupa oficialmente na burocracia da ilha.

Raúl deve subir para a primeira secretaria, abrindo a vaga para a escolha do número 2 no partido único cubano. Os dois cargos sempre foram ocupados pelos irmãos Castro desde a fundação do PC, em 1962.

Quatro nomes são citados por especialistas e pessoas ligadas ao governo. Ramón Machado Ventura, 80 anos, integrante do escritório político do PCC desde sua fundação e ex-ministro da Saúde, é o único dos revolucionários originais no páreo. Ele e Esteban Lazo Hernández, 67 anos, também integrante do escritório Político, são vistos como representantes do grupo atual.

Os representes da renovação seriam o ex-ministro das Finanças, Marino Murillo Jorge, 50 anos, convertido em 2009 no principal responsável pela execução do plano de reformas econômicas em análise pelos delegados do congresso, e o primeiro-secretário do PCC na província de Santiago, Lázaro Esposito.

Segundo analistas ouvidos pelo iG, as escolha de Murillo significaria a ênfase na questão macroeconômica enqua Esposito teria um perfil mais social.

O 6º Congresso do PCC teve início no sábado e deve aprovar, até terça-feira, um documento com uma série de mudanças sem precedentes no modelo econômico e administrativo da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.