segunda-feira, 18 de abril de 2011

Congresso do Partido Comunista de Cuba aprova plano de reformas econômicas

Opera Mundi
O Sexto Congresso do Partido Comunista de Cuba aprovou nesta segunda-feira (15/04) o plano de reformas econômicas para aperfeiçoar o modelo socialista do país. A informação foi anunciada no site oficial Cubadebate.
O partido anunciou a resolução e indicou que o objetivo dos ajustes é “garantir a continuidade e irreversibilidade do socialismo, o desenvolvimento econômico do país e a elevação do nível de vida da população”.
Os mil delegados recém-eleitos no Congresso, que se dividiram em cinco comissões distintas, ratificaram entre domingo e segunda-feira, as propostas do presidente Raúl Castro (foto) para, entre outras propostas, enxugar o funcionalismo público. “Na atualização do modelo econômico, prevalecerá o planejamento, que levará em conta as tendências do mercado”, destaca o documento.
A empresa estatal socialista será a forma principal na economia nacional, mas o novo modelo afirma que reconhecerá e promoverá as modalidades de investimento estrangeiro, cooperativas, pequenos agricultores, proprietários, arrendatários, trabalhadores autônomos e outras formas que possam surgir e contribuir para elevar a eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.