terça-feira, 26 de abril de 2011

‘Eu sou 12 por 8’. E você?

Esta terça-feira, 26, é marcada pelo Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial e com este slogan: “Eu sou 12 por 8” , a Sociedade Brasileira de Cardiologia busca conscientizar a população sobre os benefícios de se manter a pressão arterial em níveis adequados bem como quanto aos riscos da hipertensão.
Hoje, no Brasil, estima-se de 30% da população é atingida por essa doença silenciosa que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Ainda no Brasil, avalia-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
De acordo com profissionais da área, o número de hipertensos pode ser muito maior do que o registrado ou conhecido. A justificativa para tanto é que grande parte das pessoas não sabe que sofre de hipertensão arterial e, portanto, não faz nenhum tratamento para controle.
A hipertensão é responsável por 7,6 milhões de mortes ao ano em todo o mundo. Responde por 47% dos infartos, 54% dos AVC’s – Acidentes Vasculares Cerebrais (derrames) e 37% dos casos de insuficiência renal. No Brasil, a cada ano, 300 mil são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Este número é duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos; três vezes mais que aquelas devidas a acidentes; e, quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
Na maioria dos casos, a doença é assintomática, ou seja, o portador da hipertensão arterial não sente qualquer sintoma, todavia, quando a pressão arterial sobe muito aparecem sintomas como dores de cabeça, tontura e mal-estar. A hipertensão não tem cura, porém, pode ser controlada através de mudanças no estilo de vida, como alimentação adequada, sobretudo o consumo de sal controlado, controle do peso, prática de atividade física e abandono do tabagismo. Em alguns casos é necessário tratamento com medicamentos, além do acompanhamento constante da pressão arterial em uma unidade de saúde.
De acordo com site da campanha "Eu sou 12 por 8", o grande desafio é alcançar a compreensão das pessoas para os benefícios em se ter uma pressão normal ou controlada, além da gravidade que a hipertensão não tratada oferece. Além disso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia busca conscientizar a população para o diagnóstico precoce e da importância em não abandonar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.