segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fidel Castro pede para jovens retificarem o socialismo em Cuba

DA ANSA, EM HAVANA
O ex-ditador cubano Fidel Castro pediu que os jovens que participam do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) "retifiquem" o socialismo e "superem" o capitalismo.
Em um artigo, Fidel disse que escutou, no último domingo (17), os debates entre os delegados do Congresso, e que se espantou com o "elevado nível cultural" da nova geração.
O ex-mandatário convocou esses novos participantes a "retificar e mudar, sem vacilações, tudo o que deve ser retificado e transformado, além de continuar demonstrando que o socialismo é também a arte do impossível".
Segundo Fidel, essa tarefa, "é, no entanto, mais difícil que a assumida por nossa geração, quando foi proclamado o socialismo em Cuba", em 1959.
Ele ainda reconheceu que superar o sistema capitalista, "que fomenta e promove os instintos egoístas do ser humano", é "um difícil desafio, na época bárbara das sociedades de consumo".
Fidel afirmou também que a direção do PCC deve ser "uma soma dos melhores talentos políticos" de sua população, capaz de enfrentar a política "do império" norte-americano, que "põe em risco a espécie humana".
Ele acusou ainda os Estados Unidos de terem gerado "mafiosos como os da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", que foram "capazes de lançar mais de 4.000 mísseis" sobre a Líbia num período de 29 dias.
O 6º Congresso do PCC, o primeiro desde 1997, teve início no último sábado (16) e ocorre até terça-feira (19). Os participantes devem aprovar uma série de medidas econômicas que visam atualizar o sistema socialista adotado pela ilha, como anunciado pelo próprio presidente cubano e irmão de Fidel, Raúl Castro.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.