segunda-feira, 18 de abril de 2011

Instituições financeiras internacionais vão negociar ajuda a Portugal

Agência Brasil
Brasília-Representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) estão hoje (18) em Portugal para negociar os termos de um pacote de ajuda financeira ao país, que passa por uma das maiores crises dos últimos anos. A ideia é liberar um empréstimo de 80 bilhões de euros. Mas, para isso, o governo português terá de garantir uma série de contrapartidas.
As informações são da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa. Pela proposta a ser apresentada, o governo de Portugal terá de adotar medidas de austeridade, como projetos de privatizações, cortes de gastos públicos e ações de apoio às instituições financeiras, como os bancos, além de estímulos à competitividade.

Atualmente, Portugal, a Grécia e a Irlanda são os países europeus com problemas mais graves na área econômica. Mas as dificuldades de Portugal, segundo analistas, são diferentes das dos demais países, que já receberam ajuda financeira internacional.

Os baixos índices de crescimento e produtividade indicam que Portugal tem encontrado dificuldades para aumentar a arrecadação destinada a financiar os gastos públicos. Paralelamente, os portugueses enfrentam os efeitos causados pelos elevados custos da dívida.

A crise econômica gerou também problemas na política interna do país. Sem apoio no Parlamento para aprovar as medidas de austeridade que considera necessárias, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, renunciou ao cargo.

Ao visitar Portugal, no mês passado, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil poderá ajudar o país a tentar buscar meios para superar a crise atual. Segundo ela, as restrições legais serão seguidas, mas tudo que estiver ao alcance do governo brasileiro será feito para apoiar os portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.