segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mortes por doenças crônicas não transmissíveis são evitáveis, diz secretário







Mortes por doenças crônicas não transmissíveis são evitáveis, diz secretário Jarbas Barbosa. Imagem: Elza Fiuza/ABr

DIARIO DE PERNAMBUCO - As doenças crônicas são responsáveis por mais de 64% dos óbitos no país. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, grande parte das mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e o tabagismo, pode ser evitada.
“Quando falamos de doenças crônicas não transmissíveis, ainda existe uma percepção de que essas mortes são quase naturais de uma vida longa”, disse, durante o lançamento da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigitel Brasil 2010.
O secretário lembrou que, em setembro deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) vai promover uma assembleia exclusiva para tratar de doenças crônicas no âmbito mundial. Segundo Barbosa, países em desenvolvimento como o Brasil são os que registram os maiores índices de casos.
A Vigitel Brasil 2010 revela que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil em cada capital brasileira.
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.