segunda-feira, 18 de abril de 2011

PT quer que Lula seja 'catalisador' da reforma política

'Ele não é o condutor desse processo. Ele é o animador', disse o presidente interino do PT, deputado estadual Rui Falcão
iG São Paulo
Após fazer um tour pela Europa e América do Norte como palestrante, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comandar as articulações em torno das discussões sobre a reforma política e também sobre os rumos do PT nas eleições de 2012.
Em reunião na tarde desta segunda-feira no Instituto Cidadania, na capital paulista, o ex-presidente se reuniu com lideranças do partido para falar sobre a reforma. Segundo o presidente interino do PT, deputado estadual Rui Falcão, Lula poderá ser um “catalisador deste grande movimento, que não vai ser só do PT”. “Ele não é o condutor desse processo. Ele é o animador. O presidente Lula é uma liderança mundial e com muita responsabilidade no País.”
De acordo com Falcão, o ex-presidente quer conversar com partidos políticos para participar deste debate. O PT deverá convidar para discutir o tema representantes de movimento sociais, centrais sindicais e ONGs.
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) também será ouvido. Ainda segundo Falcão, o debate também será feito com a oposição no Senado. Um dos representantes da oposição com quem o PT pretende abrir o diálogo é o senador tucano Aécio Neves – que, como o PT, é contra mudanças no atual sistema proporcional.
Já o vice-presidente, que é presidente do principal partido aliado do governo Dilma Rousseff, defende o sistema “distritão”.
O ponto de partida, segundo Rui Falcão, será a defesa do financiamento público exclusivo de campanha, com o objetivo de baratear as campanhas e combater a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.