quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vacinação contra gripe começa na segunda

Poços de Caldas (MG) – “A prenda com os mais velhos. Vacine-se contra a influenza”. Com este slogan e o objetivo de proteger a parcela da população que corre mais risco de ter a doença em sua forma mais grave, tem início nesta segunda-feira, 25, a vacinação contra a gripe em todo
o país.
Nesta campanha serão imunizados idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas que vivem em aldeias.
Expectativa
A campanha se estende até o dia 13 de maio, data quando deve ser encerrada. Até lá, a expectativa é que, em Poços de Caldas, sejam vacinadas cerca de 25 mil pessoas, sendo 18.885 idosos, 1952 gestantes, 2.200 crianças e 1.600 profissionais de saúde.
Vacinação
Já no próximo dia 30 de abril acontece o “Dia de Mobilização Nacional” contra a gripe, quando serão abertos postos de vacinação em todas as regiões do Município.
Durante toda a campanha, as vacinas estarão disponíveis em nove locais: Na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jorge, nos Programas Saúde da Família (PSF’s) Chácara Alvorada, São José I, Santa Rosália, Nova Aurora e Pq. Esperança II, na Central de Vacinas [Av. Santo Antonio, 245, Cascatinha], Hospital Municipal “Margarita Morales” [no Conjunto Habitacional “Dr. Pedro Afonso Junqueira”] e Hospital Municipal “Vereador Gilberto de Mattos” [Hospital da Zona Leste].
Atuação
Para este ano, o Ministério da Saúde desenvolveu uma vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e influenza A (H1N1/gripe suína).
Este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia em função de que os casos registrados são esporádicos.
Precaução
A vacina é contra-indicada somente para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha e a seus derivados, bem como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Além disso, pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.