sexta-feira, 4 de maio de 2012

CPI deve espalhar mais sujeira do que o normal, salienta o ‘The Economist’

O escândalo do esquema de corrupção comandado pelo empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o “Carlinhos Cachoeira” [foto acima], “promete espalhar mais sujeira do que o normal”, diz a edição da revista britânica The Economist que chegou às bancas nesta sexta-feira, 04. A revista diz que escândalos como esse são comuns em Brasília, mas que a CPMI que investigará o caso coloca políticos de todos os partidos na berlinda.
A reportagem cita o envolvimento do senador Demóstenes Torres [foto abaixo] e de outros políticos – e lembra que Torres foi descrito como um homem
de “princípios e convicções” em uma lista dos 100 brasileiros mais influentes, publicada em 2009 pela revista Época.
“Até agora, os custos políticos da investigação parecem recair sobre a oposição ao governo de centro-esquerda de Dilma Rousseff”, diz o texto. “Mas as revelações não são necessariamente um presente político para Rousseff.”
Planos
Segundo a reportagem, apesar de a linha dura adotada pela presidente contra a corrupção desde o início de seu governo lhe garantir “uma reserva de credibilidade com o público”, os resultados de CPI’s costumam ser imprevisíveis.
“Mesmo que Rousseff saia politicamente ilesa, a investigação provavelmente irá atrapalhar alguns de seus planos”, diz o artigo, citando a votação sobre a distribuição dos royalties do pré-sal e projetos de infraestrutura para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que podem ser atrasados, especialmente pelo envolvimento da Construtora Delta, que está sendo investigada.
“Quanto mais a podridão na política brasileira é exposta, menor o número de políticos nos quais os brasileiros sentem que podem confiar”, diz a revista.

(*) Com informação AE e BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.