terça-feira, 8 de maio de 2012

Flipoços celebra sucesso de público e crítica e já projeta edição 2013

Palestras com os escritores Ferreira Gullar e Fernando Gabeira fecharam o ciclo de palestras do Flipoços 2012, na noite de sábado.
“A arte existe porque a vida não basta e os poetas escrevem sobre o que não tem sentido nenhum, mas comove”. Com frases inspiradas como esta o poeta, tradutor, crítico de arte, ensaísta, memorialista, biógrafo e cronista de imprensa, Ferreira Gullar fechou com “chave de ouro” a 7ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), que contou com dezenas de palestras de escritores e acadêmicos renomados do cenário nacional. Todas atraíram excelente público
e despertaram interesse massivo da imprensa do eixo Rio-São Paulo, entre jornais, revistas, emissoras de rádio e TV.
Nomes como dos escritores Zuenir Ventura, Luiz Fernando Veríssimo, do filósofo, escritor e colunista da Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé, do jornalista e âncora do Jornal do SBT, Rodolpho Gamberini, dos cartunistas Paulo Caruso e Caco Galhardo, do desenhista e arte-educador Daniel Azulay, além dos presentes em temáticas não propriamente literárias (história, sexualidade, comportamento, psicologia, espiritualidade) – como a mesa-redonda com a monja Cohen (primaz da comunidade Zen-Budista de São Paulo), o historiador da USP, Marcelo Lambert (especialista em culturas pré-colombianas) e o espírita mineiro Marcos Leão – sobre o tema “Fim do Mundo sob a ótica milenar do Budismo, Espiritismo e Cultura Maia” – a qual atingiu a lotação máxima do Teatro da Urca, foram marcos da edição.
Entre os destaques da grade de palestras, vale citar também as mesas-redondas sobre a temática “90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922” em torno de subtemas como, antropofagia estética, etnologia, antropologia, literatura, pintura, música – ligadas aos nomes mais proeminentes da “Semana de 22” e suas obras, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Alcântara Machado, Flávio de Carvalho, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, entre outros.
Na penúltima noite (sábado, 5 de maio) do Flipoços, antes da palestra de Ferreira Gullar, o jornalista e escritor mineiro Fernando Gabeira abordou o tema “As
Cidades e a Política”
, sobre as problemáticas sociais contemporâneas. Falou de um Brasil onde a exclusão social, as mazelas ambientais, e os recorrentes escândalos de corrupção envolvendo políticos – predominantes nas manchetes dos principais jornais do país – precisam, segundo Gabeira, despertar o senso crítico do cidadão residente nas capitais e cidades do interior, neste ano de eleições municipais. A plateia (em grande parte formada por jovens secundaristas e universitários) – que também lotou as dependências do Teatro da Urca, inclusive as galerias superiores (nas duas palestras) – se mostrou atenta e participativa com formulação de perguntas pertinentes e pontuais.
Como na cerimônia de abertura do Flipoços (noite de 28 de abril) – e atendendo aos pedidos do público – a organização do evento (GSC Eventos Especiais) exibiu – momentos antes da palestra de Ferreira Gullar – o vídeo histórico (com cerca de 20 minutos de duração), registrado em outubro do ano passado na residência do escritor e crítico literário carioca, de família mineira e radicado em São Paulo, Antonio Candido. Patrono do Flipoços 2012 e com ligações afetivas e familiares com Poços de Caldas – falou sobre a importância estética do Modernismo de 22, do seu amor pela cidade de Poços de Caldas e da importância da obra valiosa do escritor poços-caldense Jurandir Ferreira – também um dos literatos homenageados do evento.
Durante os noves dias da já considerada maior festa literária do Sul de Minas e uma das maiores do Brasil, a circulação de público pelo espaço da Feira Nacional do Livro, com mais de 80 expositores (estandes de livrarias, editoras
e entidades educacionais e culturais), proporcionou um volume de negócios e vendas de livros, segundo levantamentos iniciais, superiores aos registrados na edição do ano passado. Ou seja, um público de 60 mil pessoas e mais de R$ 400 mil em negócios realizados pelos expositores, além do grande movimento circulante na economia da cidade.
Outra atração que vale ser lembrada foi a 2ª edição do Encontro de Educação, promovido pela Editora Cortez, com quatro palestras (Terezinha Rios, doutora em educação; Luiz Amorim, empreendedor cultural; Goimar Dantas, jornalista e roteirista; e Anna Cláudia Ramos, escritora), o qual, ao final, contou com pronunciamentos do empresário José Javier Cortez e da secretária de Educação de Poços, Maria Helena Braga.
Para a edição de 2013, alguns temas já estão pré-definidos, entre eles, o tema central: “A Imortalidade da Literatura – O Legado dos nossos Escritores Imortais”, cuja homenagem principal será à Academia Brasileira de Letras e seus imortais. Segundo Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos, muitas novidades já estão sendo preparadas para 2013. “Já definimos a temática central sobre a Imortalidade da Literatura, mas também definimos o patrono, o escritor estrangeiro homenageado, a livraria homenageada, o escritor brasileiro, o País e o Estado. Mas estes detalhes serão divulgados mais para frente”, enfatiza.

(*) Com informação ACS/GSC Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.