quinta-feira, 3 de maio de 2012

ONU celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou, nesta quinta-feira, 03, o Dia
Mundial da Liberdade de Imprensa
. Em mensagem oficial, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, disse que uma imprensa livre “dá às pessoas o acesso às informações que precisam para tomar decisões importantes”.
Relembrando as recentes transformações políticas no Oriente Médio e no norte da África, Ban afirmou que as novas mídias tiveram um papel central na queda de regimes autocráticos na região. Segundo ele, essa nova realidade se reflete no tema do Dia Internacional desse ano: Novas Vozes: a Liberdade da Mídia Ajudando a Transformar Sociedades”.
A jornalista Beatriz Cardoso disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que uma imprensa livre é essencial para a democracia e para o desenvolvimento. “Eu acho que a liberdade de imprensa é fundamental. Somente com uma imprensa livre é que a gente vai ter maior transparência da gestão do poder público, principalmente no
combate à corrupção, justiça social, melhor distribuição econômica, acesso à saúde. E sem liberdade de imprensa, você não constrói esse desenvolvimento.”
Proteção de Jornalistas
Mas segundo o secretário-geral da ONU, a liberdade de imprensa continua frágil.
Ele lembrou que, somente no ano passado, mais de 60 jornalistas foram assassinados no mundo inteiro, e muitos outros detidos ou censurados.
Ban falou ainda sobre a importância de que a violência contra profissionais da imprensa seja combatida com justiça.

(*) Com informação Rádio ONU, JB e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.