sábado, 29 de fevereiro de 2020

1ª MORTE POR SARAMPO EM 2020 É CONFIRMADA

O sarampo é uma doença grave que pode levar à
morte, mas pode ser evitada pela vacina tríplice viral.
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Doença voltou a causar preocupação desde o ano passado, quando foram registrados 17,5 mil casos e neste ano, já são 246 infecções confirmadas. Campanha de vacinação começou no dia 10 de fevereiro
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira, 28, a primeira morte por sarampo de 2020. A vítima é uma criança da capital paulista. Segundo a pasta, o Centro de Vigilância Epidemiológica realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus e já confirmou 246 casos neste ano.
A doença voltou a causar preocupação em 2019, quando foram registrados 17.552 casos e 14 mortes. A secretaria disse ter iniciado no dia 10 de fevereiro a primeira etapa da campanha de vacinação contra sarampo de 2020, em parceria com o Ministério da Saúde e municípios.
O foco, esclareceu a pasta, são os jovens de 5 a 19 anos que ainda não receberam as doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). "Até o dia 13 de março, essa faixa etária pode procurar qualquer posto do Estado, levando carteirinha de vacinação para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose. Desde o início dessa etapa da campanha, mais de 859,8 mil pessoas entre 5 e 19 anos compareceram aos postos no Estado de São Paulo", declarou a secretaria.
Transmissão e Sintomas
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação.
(Imagem reprodução Ministério da Saúde)
Transmissão – O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Despois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias, variando de 7 a 18 dias.
Sintomas iniciais:
- febre acompanhada de tosse;
- irritação nos olhos;
- nariz escorrendo ou entupido;
- falta de apetite;
- mal-estar intenso.
Nesse período podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença. Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas vermelhas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
O sarampo não tem tratamento específico. É imprescindível que o diagnóstico seja feito por um médico ou profissional da área da saúde para que posso ser indicado o melhor tratamento para cada caso, assim como é substancial que as pessoas que ainda não foram imunizadas recebam a dose da vacina tríplice viral.
Fonte: Portal Estadão com informações da Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.