segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

POÇOS DE CALDAS ACUMULA 405mm DE CHUVA EM APENAS 11 DIAS

Incidência média de chuva no município é de 561mm e já foram ultrapassados 70% do valor total médio previsto para todo o mês
Fevereiro vem se mostrando um mês muito chuvoso e a intensidade tem causado danos em Poços de Caldas e em outras cidades do Sul de Minas Gerais. Apenas nos primeiros 11 dias deste mês foi registrada a incidência de 405mm de chuva, conforme levantamento realizado na Barragem do Cipó, onde a DME Distribuição possui estação de medição.
Sites especializados continuam com o alerta de temporais em todo o estado. Em Poços de Caldas, dados históricos apontam que em fevereiro a incidência média de chuva é de 561mm. Assim, já foi atingido mais de 70% do valor total médio previsto, destaque para as chuvas dos dias 04 (70mm), 05 (109mm), 06 (66mm) e 11 (73mm).
O volume de água contribui para a recuperação dos reservatórios, após a estação seca. Vale lembrar que as barragens sob responsabilidade da DME são monitoradas e têm se comportado dentro do previsto, uma vez que foram calculadas para chuvas extremas, com tempo de recorrência de 10.000 anos.
A Barragem Bortolan atingiu o nível de vertimento de 30cm, sendo necessário o acionamento da válvula de fundo. Por outro lado, a Barragem do Cipó encontra-se na época de enchimento, ou seja, ainda não está vertendo, mesmo estando com nível acima do esperado para o mês. As diferenças ocorrem devido à capacidade e estrutura de cada uma delas.
“Ainda é esperado que as chuvas continuem em março. O Cipó tende a demorar um pouco mais para atingir seu nível máximo, o que é normal pelo tamanho do reservatório. O volume de chuva pode ajudar com que isso seja antecipado. Por isso, ressaltamos que temos acompanhado a situação de cada uma, separadamente”, finaliza Marcelo Dias Loichate, diretor-superintendente da DME Enérgica.
Fonte: Portal Poços Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.