Turistas devem tomar cuidados básicos para exigirem o ressarcimento por eventuais danos. (Arquivo ALMG – Foto:Guilherme Bergamini) |
Procon Assembleia alerta sobre a importância de se
exigir contratos e recibos dos fornecedores
O Carnaval é um período de
alegria e relaxamento para milhares de famílias que buscam aproveitar os dias
de folga em hotéis e pousadas, distantes do agito urbano. Porém, é preciso
ficar atento para que o passeio não se transforme em estresse e prejuízo por
conta de serviços mal ou
mesmo não prestados. Depois de feriados prolongados, é comum o
comparecimento de consumidores ao Procon da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para
registrar reclamações
contra companhias aéreas, agências de viagem e hotéis.
Por isso, antes e durante o
período da viagem, os clientes devem tomar cuidados básicos para exigirem o
ressarcimento por eventuais danos, caso aconteça de o combinado – e pago – não
ser cumprido pelos fornecedores.
De acordo com o coordenador do
Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, a
principal providência é documentar-se da forma mais completa possível.
“O consumidor deve guardar anúncios publicitários e todas as suas conversas com
o fornecedor, seja por meio de aplicativos de celular, e-mail ou gravação do
telefonema, conferir se os contratos incluem todos os serviços prometidos e
exigir comprovantes de qualquer pagamento realizado”.
Em uma viagem aérea, por
exemplo, podem ocorrer atrasos que inviabilizem a continuidade dela, bem como
extravios de bagagem e overbooking, que é quando a companhia vende mais
assentos do que o avião comporta. Em todos esses casos, o consumidor que for
prejudicado tem que ter tudo registrado para poder ser mais rapidamente
ressarcido.
No caso de hotéis e pousadas,
são frequentes as reclamações sobre a má qualidade dos quartos e dos serviços
oferecidos. Aos clientes, na hora da compra, são apresentadas informações que
nem sempre correspondem à realidade. Daí a importância de se guardar folhetos
com fotografias e dados sobre os serviços prestados pelo estabelecimento.
Sobre as agências de viagem,
entre outros cuidados é preciso exigir cópias dos contratos e dos comprovantes
de reservas, bem como verificar se a empresa é legalmente registrada e se é
alvo de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
Sites
de Busca
Se estiver montando sua viagem
utilizando sites de busca e comparação de pacotes, passagens e hotéis, leia
atentamente as ofertas. É aconselhável
também imprimir ou salvar as imagens com as informações prestadas
e tomar os devidos cuidados
com a segurança na hora de fornecer o cartão de crédito (utilizar
um antivírus atualizado, conferir os itens de segurança do site, etc.).
Outra informação importante
que o consumidor precisa ter antes de fechar qualquer contrato (hospedagem e
passagens) se refere à cobrança de multas para o caso de cancelamento da
viagem. É preciso que quaisquer valores a serem retidos pelas empresas caso o
cliente não possa viajar constem do contrato e não sejam abusivas. Isso evita
surpresas desagradáveis e protege o consumidor.
Fonte: Notícias ALMG
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