sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Convoque seus super-heróis para segunda etapa de vacinação

Etapa será marcada pela “1ª Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação” e acontece a partir deste sábado
O Ministério da Saúde realiza, a partir deste sábado, 18, até a próxima sexta-feira, 24, em todo o Brasil, a 1ª Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças menores de 5 anos e segunda etapa a multivacinação anual. As doses vão estar à disposição das crianças em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. A expectativa é atingir 14,1 milhões de crianças. “Temos um calendário complexo, com mais de 14 vacinas, cada uma com duas ou três doses. Muitos pais acham que o esquema está completo, mas não está”, apontou acrescentando que “esta será a oportunidade de conferir a caderneta da criança e completá-la, caso haja alguma vacina com o esquema incompleto”.
Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Básico Infantil”, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano.
A pentavalente reúne, em uma única aplicação, a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.
Menores de cinco anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição, Patrícia Jaime, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa é que três milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina.
Cálculos da pasta indicam que aproximadamente 20% dos menores de cinco anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até final do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do programa Brasil sem Miséria.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a deficiência de vitamina A está relacionada a problemas como a diarreia e as doenças respiratórias. “Fazer essa distribuição nas regiões mais pobres é um fator importante para reduzir ainda mais a mortalidade na infância e as internações”, concluiu.
O dia “D” da campanha de vacinação não oferece desculpas para que pais ou responsáveis deixem de levar as crianças menores de cinco anos de idade a um dos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste sábado, 18.
Os responsáveis pelas crianças devem leva-las, juntamente com a caderneta de saúde para ser avaliada e, se necessário, atualizada. Quem perdeu ou esqueceu o cartão de vacinação também deve ir ao posto de vacinação, ou seja, não tem desculpa.
As vacinas disponíveis são a BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite, rotavírus, pmeumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
O representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Joaquim Molina, afirmou, durante entrevista coletiva, que o país ocupa lugar de vanguarda entre os países da América Latina. “O Brasil tem o maior programa vacinal deste continente”, declarou Molina.
Confira no site do Ministério da Saúde as vacinas que integram o Calendário Básico de Vacinação da Criança 2012: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/6633/162/ministro-lanca-campanha-para-atualizar-caderneta-de-vacinacao.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.