Estão abertas, e se estendem até o dia seis de setembro, as inscrições para o 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Podem se inscrever todos os produtores de café do município, com lotes de café Arábica produzidos por eles no ano safra do concurso e que se enquadrem nas categorias Café Natural e Café Cereja (descascado, despolpado e desmucilado). As inscrições podem ser feitas no escritório local da Emater-MG, à rua Pernambuco, 299.
De acordo com a organização do evento, além de documentos pessoais, é necessário que o produtor compareça ao escritório da EMATER-MG com o COMPROVANTE DE DEPÓSITO para preenchimento da inscrição e assinatura do termo de compromisso, do termo de autorização de retirada de 5 kg de amostras.As atividades que fazem parte do concurso, como a visitação às propriedades, começaram em julho. Agosto e setembro serão destinados às inscrições e testes sensoriais.
O evento acontece no dia 29 de setembro na sede da CaféPoços, quando acontece a Prova Final para a escolha dos cafés premiados; a Prova de Cafés para os Compradores; o Leilão dos Cafés Campeões e Premiação do Concurso.
Também está programada palestra do professor Dr. Leandro Carlos Paiva que é doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras, que aborda o tema “O Mercado de Cafés Especiais”.
O concurso teve início em 2008, sempre organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). A Prefeitura incentiva ainda mais a produção de cafés especiais, através de ações como a construção e o asfaltamento de terreiros de café, além de cursos em parceria com o IF Sul de Minas, sindicato rural e o SENAR.
De acordo com Ulisses Ferreira de Oliveira, coordenador de Fomento Agropecuário, “desde o início, o objetivo do concurso é incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade superior, com maior valor agregado, para atingir novos mercados e também divulgar para o Brasil e o mundo a qualidade dos cafés de Poços de Caldas”.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é uma realização da CaféPoços e Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Sindicato Rural de Poços de Caldas e EMATER-MG. Outras informações podem ser acessadas no site www.cafesespeciaispocosdecaldas.com.
Após o concurso, a organização do evento irá apresentar os lotes premiados, ou seja, os melhores cafés do município, no Espaço Café Brasil, uma feira internacional de café que será realizada no ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP) de 4 a 6 de outubro. Importante ferramenta de integração entre todas as pontas da cadeia cafeeira, o Espaço Café Brasil traz, anualmente, profissionais de todas as partes do Brasil e também do mundo para trocar experiências, realizar negócios e apresentar seus lançamentos.
O evento conta, também, com a presença do pró-reitor de ensino do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Simão da Rosa, que aproveita o momento para enaltecer a importância da qualificação do profissional rural.
Rosa, que é coordenador da área de Bovinocultura Leiteira do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, não deixa de destacar a ligação do leite com o café: “O leite e o café produzidos, nesta região do Sul de Minas, são especiarias que a cada ano ganham espaço em âmbito nacional, por isso a preocupação com a excelência e qualidade dos produtos”, completou.
(*) Com informação AICS/Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.