quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Copom pode fazer novo corte na Selic

Mercado espera que BC opte por uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, para 7,50% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza hoje, 29, o segundo dia de reunião para definir os rumos da taxa básica de juros do Brasil. A decisão será divulgada a qualquer momento a partir das 18 horas.
O mercado acredita que a taxa, hoje em 8% ao ano, deve ter mais um corte. O boletim Focus, pesquisa semanal do BC sobre as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos, apontou em sua edição mais recente, divulgada na última segunda-feira, 27, que a Selic deve cair 0,50 ponto percentual, para 7,50%.
Os analistas do BTG Pactual estão entre os que esperam essa redução. “A convergência de visões acontece pela clareza com que o comitê assinalou suas intenções mais imediatas, usando novamente uma linguagem já utilizada em documentos anteriores, que indica que o ciclo de cortes deve continuar no mesmo ritmo”, afirmaram os analistas do BTG em relatório.
A Selic no ano
Veja, abaixo, as datas de reuniões do Copom até agora em 2012 e como foi a postura com relação à Taxa definida:
18 de janeiro – 10,50%
7 de março – 9,75%
18 de abril – 9%
30 de maio – 8,50%
11 de julho – 8%
Embora o possível corte seja quase uma unanimidade no mercado, restam dúvidas sobre o que pode acontecer a partir da próxima reunião, marcada para outubro. “A questão chave para monitorar é se a ata vai indicar que o Banco Central está se preparando para encerrar o ciclo de afrouxamento”, escreveram os economistas do Goldman Sachs em relatório.
Os economistas da Tendências Consultoria Integrada estão entre os que esperam que essa reunião marque o fim do ciclo de cortes. A expectativa é de que a taxa de juros volte a subir a partir de março de 2013, levando a Selic para 9,5% já em agosto do próximo ano.
Após a reunião de hoje, o Copom ainda terá mais dois encontros para mudar ou não a taxa básica de juros, um em outubro e outro em novembro. Já a ata da reunião, que pode sinalizar os próximos passos do colegiado, é divulgada sempre na quinta-feira da semana seguinte. Assim, a desse encontro está prevista para o dia 6 de setembro.

(*) Com informação exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.