sábado, 4 de agosto de 2012

Projeto regulamenta jogos eletrônicos e de interpretação

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3497/12, da deputada Iracema Portella (PP-PI) [foto], que regulamenta os jogos eletrônicos e de interpretação (RPG). Pelo texto, esses jogos deverão destacar nas embalagens a faixa etária para a qual é indicada. Os jogos eletrônicos classificados como não recomendados para menores de 18 anos serão expostos em local específico, separado dos demais.
De acordo com o projeto, o jogo eletrônico ou de interpretação comercializado em desacordo com a lei acarretará, ao vendedor, importador ou produtor, sanções administrativas como multa, apreensão do produto e proibição de comercialização.
A autora ressalta que esses jogos apresentam situações de extrema violência e, frequentemente, cenas de incitação sexual explícita. Por isso, argumenta, configura um conteúdo inadequado para crianças e adolescentes em fase de formação de personalidade.
Iracema ressalta que o Ministério da Justiça estabeleceu um sistema de classificação indicativa para os jogos de computador, o qual pode ser consultado por meio de seu sítio na Internet. No entanto, a indicação para qual faixa etária o jogo se destina, na opinião da parlamentar, deve estar visível na embalagem para facilitar o controle dos pais e das autoridades.
“Pretendemos estabelecer uma forma simples e eficiente para que as famílias brasileiras possam conhecer a qual faixa etária um determinado jogo de computador se destina”, observa.
A proposta, que será analisada pelo Plenário, foi apensada ao Projeto de Lei 7319/10.

(*) Com informação Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.