quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pasquim: Seu novo destino para lazer, cultura e informação

Quem já passou dos 30 anos de idade vai se lembrar com facilidade de “O Pasquim”, um semanário brasileiro, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar que, a princípio se traduzia em uma publicação comportamental, falando sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio, entre outros, e foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5.
Apesar da saudade e do entendimento de que seria bom se ainda tivéssemos um “Pasquim” nos dias atuais, mas, não é bem disso que estamos falando.
Trata-se, na prática, de um novo ponto de encontro em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, para descontração, momentos de lazer, de cultura e de informação que, como seu proprietário, Guilherme Peres, diz: “Cultura a preço acessível”.
Vale destacar que, por mais curioso que pareça, Guilherme tem apenas 22 anos de idade, portanto, quando o semanário “O Pasquim” foi publicado pela última vez, em 1991, ele tinha apenas um ano de idade. Mas essa é outra história que o próprio Guilherme explica mais a frente.
No cardápio da nova casa, o “Pasquim” traz música, teatro, poesia e tudo mais que um lugar “sui generis” permite aos seus frequentadores.
A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 17 de agosto, às 17h, com apresentação de teatro, música com violino e teclado e também violão e voz.
O “Pasquim” está localizado à Rua Humberto de Campos, 555, no bairro Santa Rita, pertinho da Biblioteca “Júlio Bonazzi” e da Fonte do Monjolinho.
Para tornar o “Pasquim” uma realidade, Guilherme Peres conta que foi feito investimento bem controlado, na ponta do lápis, com muita força de vontade e contribuições fundamentais, como a de Cristina Marques, estudante de arquitetura e funcionária de um dos principais escritórios de arquitetura em Poços de Caldas.
O proprietário do “Pasquim – O Bar” recebeu o jornalista P. A. Ferreira para apresentar a nova casa e falar sobre o projeto.
Entre as coisas que mais chamam a atenção em relação ao nome da nova casa, o fato de seu proprietário não ter tido a oportunidade de crescer e conviver com o semanário “O Pasquim”. A curiosidade é desfeita por Guilherme Peres ao relatar como surgiu a ideia para adotar este nome.
Ele explica, ainda, a que você se refere exatamente quando fala em cultura a preço acessível.

“Pasquim – O Bar”
tem sua estreia marcada para as 17h desta sexta-feira, 17. Guilherme ressalta como será o funcionamento da casa e as respectivas apresentações.

Ele também enfatiza o que o público de Poços de Caldas e região poderá esperar deste novo ponto de encontro e cultura.

Por fim, Guilherme Peres destaca o que mais o “Pasquim – O Bar” oferecerá além de teatro, poesia e música ao vivo, quem está por trás de toda esta programação e como ela é montada.

6 comentários:

  1. Só tenho que dizer que será um prazer enorme fazer parte desta festa!!!!!!Sucesso é o que eu desejos pra vc!!!!!Abração!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima proposta! Espero que obtenham muito sucesso neste novo projeto! Poços de Caldas precisava mesmo de um ambiente como este!

    ResponderExcluir
  3. Ai Guizola parabens cara o Pasquim ficou muito show...aprovadissimo. Sucesso e um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Podem me informar o endereço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme pode ser conferido no penúltimo parágrafo, o "Pasquim - O Bar" fica à Rua Humberto de Campo, 555, bairro Santa Rita, próximo à Biblioteca "Júlio Bonazzi" e da Fonte do Monjolinho.

      Excluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.