sexta-feira, 27 de setembro de 2019

SANTA CASA RECEBE CONSULTORIA DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

A consultora do Albert Einstein, Juliana Medeiro,
passou três semanas trabalhando com grupo
multidisciplinar de melhoria, formado por
profissionais da própria instituição.
(foto: Ascom/Santa Casa)
PROADI-SUS tem o objetivo de diminuir o tempo de permanência dos pacientes na UTI do hospital
Em 14 de outubro de 2018, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas foi contemplado pelo Ministério da Saúde, entre outros 114 hospitais de todo o país, no projeto “Proadi Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais no Sistema Único de Saúde” (PROADI-SUS), que tem como objetivo qualificar a gestão hospitalar por meio de um diagnóstico de cada instituição, com criação de planos com ações estratégicas, melhorias de desempenho, capacitação dos gestores e o acompanhamento do Plano de Implantação.
Após a avaliação da documentação enviada pela Santa Casa à consultoria do Hospital Albert Einstein, foi diagnosticado que a instituição seria apoiada por um projeto para diminuir o tempo de permanência de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A consultora especialista em processos e fluxos hospitalares do Albert Einstein, Juliana Medeiro, passou três semanas no hospital trabalhando com um grupo multidisciplinar de melhoria formado por profissionais da própria instituição, destacando a equipe multidisciplinar da UTI onde será desenvolvido o projeto. Esse trabalho vai se estender por oito meses, com visitas regulares da consultora, podendo posteriormente se adequar a todos os setores do hospital.
Equipe da UTI da Santa Casa está
empenhada com o projeto PROADI-SUS.
(foto: Ascom/Santa Casa)
A enfermeira do setor de Gestão de Qualidade da Santa Casa, Angélica Souza, destaca os benefícios que uma parceria como essa traz para a entidade. “Através desta parceria com o Albert Einstein, nosso grupo de trabalho ajudará a diminuir o tempo de permanência dos pacientes na UTI do Hospital. Com isso, iremos reduzir custos, gerenciar os leitos, reduzir índice de infecção e a espera de pacientes que aguardam na fila de cirurgia necessitando cuidados intensivos no pós-operatório”, explica Angélica.
Importância do Projeto para a Santa Casa
A UTI da Santa Casa possui atualmente 10 leitos cadastrados pelo SUS, atende pacientes pós-operatório de grande porte, politraumas, pacientes oncológicos, entre outros, sendo referência para Poços de Caldas e região.
De acordo com a enfermeira coordenadora do Setor, Luciene Ferreira Luiz, responsável pela implantação do projeto PROADI, o tempo médio de permanência na UTI gira em torno de 14 dias por paciente, o que muitas vezes acaba sobrecarregando o setor de Urgência e Emergência (U/E) com pacientes que necessitam de tratamento intensivo, o que torna oneroso para a Instituição, além do aumento da fila de espera para as cirurgias de grande porte que necessitam de UTI no pós-operatório imediato.
“Com a chegada do PROADI acreditamos que, em um período de médio a longo prazos, com a implantação das melhorias propostas, vamos reduzir a taxa de permanência dos pacientes dentro dos setores UTI e U/E, reduzindo filas de espera para cirurgias e, consequentemente, o índice de infecções e os custos. O projeto está sendo implantado com a colaboração de toda equipe multidisciplinar, com o apoio do coordenador médico, Dr. José Tasca, e do setor de Qualidade da Santa Casa”, explica a enfermeira.
PROADI-SUS
Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Fonte: Ascom/Santa Casa

SIGA O EXEMPLO, JUNTE SUA TURMA É VÁ PARA A CASA BARÃO

Frango caipira foi o prato para marcar encontro.
(foto: P.A.Ferreira)
A turma da “Santa Ceia” se reuniu e agendou um jantar com frango caipira
Ambiente moderno e familiar, wi-fi e televisores grandes, brinquedoteca e atendimento de excelência, cerveja gelada e tira-gosta de primeira qualidade, preços para abalar a concorrência. Estes são alguns dos motivos que têm atraído muitos grupos para o happy hour, jantares e comemorações na Casa Barão, localizada no Centro de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, à Rua Barão do Campo Místico, 128, há poucos metros para quem trafega pela Rua Junqueiras.
Grupo foi formado na virada do
milênio, há quase duas décadas.
(foto: P.A.Ferreira)
O exemplo mais recente é a turma da “Santa Ceia”, grupo que surgiu na virada do milênio e acompanha o proprietário da casa noturna desde os tempos em que estava instalado na Rua São Paulo, também no Centro do município.
Formado por profissionais das mais diversas áreas e com experiência de sobra sobre a vida, o grupo agendou um jantar de confraternização e para antecipar as comemorações alusivas ao aniversário de um de seus integrantes, José Roberto Linguanotto.
Dirceu Porto Vasconcelos, um dos que deram início à roda de amigos, a qual teve a participação de, dentre outros, o ex-prefeito Sebastião Navarro, explica como surgiu a denominação “Santa Ceia”.
“Tudo começou na virada do século, há quase 20 anos. Era um grupo que se reunia entre 11h30 e meio dia para tomar um café e assim até hoje. O grupo cresceu, alguns já passaram – faleceram – alguns vieram depois. O que tem interessante no grupo e que ele é bastante heterogênio, com profissionais de diversos segmentos e todos se dão bem”, salienta.
Juntando o útil ao agradável, amigos
sempre aproveitam datas especiais
para se reunirem.
(foto: P.A.Ferreira)
Ele acrescenta que essas reuniões são periódicas e sempre que há um aniversário eles programam para a comemoração especial.
Casa Barão
O ambiente arejado, bem iluminado, o bom atendimento, o espaço agradável e de fácil locomoção e as instalações como um todo são destaque na avaliação de Dirceu. “É a primeira vez que venho aqui e gostei muito quando adentrei. Fui o primeiro a chegar. É um casa que está muito bem montada e o Wesler – proprietário da Casa Barão – acertou a mão, está muito bem localizada, é arejada, limpa, bonita e com espaço. É, sem dúvida, uma boa opção para Poços de Caldas”, afirma.
Também integrante do grupo, o advogado Ibiraci Balbino Silva, ou simplesmente Bira para os íntimos, revela ter se tornado frequentador assíduo da Casa Barão desde a sua inauguração, na primeira quinzena de abril. “É um ótimo espaço para descontração e para reunir os amigos. A casa ficou muito bem montada, a comida é muito boa. Eu almoço aqui quase todos os sábados e sempre que há uma data especial a gente procura fazer aqui”, garante.
Bira (à esq. de jaqueta preta) diz que
há algum tempo havia pedido para que
fosse servido frango caipira ao grupo.
(foto: P.A.Ferreira)
Juntando o útil ao agradável, Bira comenta que já há algum tempo havia pedido para que fosse feito um frango caipira, algo que deu certo para essa quinta-feira, 26. Assim, aproveitando o momento, anteciparam as comemorações natalícias do confrade Linguanotto. “Fazia tempo que eu vinha pedindo para o Wesler preparar um frango caipira para nós e deu certo hoje e, como está próximo ao aniversário do senhor José Roberto Linguanotto, ele completa 96 anos no dia 1º de outubro, nós aproveitamos para fazer um ‘happy hour’ aqui”, enfatiza.
A Casa Barão funciona de segunda a sexta-feira a partir das 17h sempre com cerveja e tira-gosto com preços promocionais. Aos sábados e domingos a casa está aberta a partir das 10h30 para servir o almoço, além de preços promocionais para cervejas e tira-gostos. Neste final de semana as cervejas Brahma, Skol e Bohemia serão vendidas a R$7,00 a garrafa e a porção de pastel a R$15,90 com livre escolha dos sabores, que pode ser de carne, queijo ou palmito ou sortido.

ADOLESCENTE DE 13 ANOS AGREDIA E MANTINHA AVÓ EM CÁRCERE PRIVADO

foto: ilustração
Conselho Tutelar acompanha o caso e busca encontrar alternativa de internação para tratamento do menor
Uma idosa de 76 anos foi agredida e mantida em cárcere privado pelo neto de 13 anos, em São Sebastião do Paraíso. O boletim de ocorrência foi registrado na última segunda-feira, 23.
Segundo relatos da vítima, a atitude do garoto foi motivada pelo fato da idosa não ter dado dinheiro a ele para compra de drogas, uma vez que o menino já estaria dependente da aquisição e consumo de produtos entorpecentes.
De acordo com a PM, uma vizinha chamou a Guarda Municipal ao perceber que a idosa estava sofrendo violências por parte do adolescente.
foto: divulgação
A mãe do infrator também relatou aos militares que já foi agredida pelo filho com um cabo de vassoura. Assim como fez com a avó, o adolescente pedia dinheiro para a mãe para comprar drogas. Segundo ela, quando não recebia os valores pedidos, o filho quebrava objetos da casa e ameaçava ela e a avó de morte.
Conforme registrado no boletim de ocorrência, a mulher disse que sempre que tenta aconselhar o filho a sair do mundo das drogas, ele fica muito agressivo.
Em uma das vezes, o garoto pegou uma faca e ameaçou matar a mãe e a avó. Em outra, arremessou um gato na frente de um caminhão em movimento.
O Conselho Tutelar foi acionado, está acompanhando o caso e junto com familiares busca encontrar uma alternativa de internação do garoto para tratamento.
Fonte: portaljacuí/Portal TVMinas.com

FACEBOOK COMEÇA A ESCONDER O NÚMERO DE CURTIDAS NAS PUBLICAÇÕES

(foto: Portal Olhar Digital)
Rede de Mark Zuckerberg segue os passos já iniciados pelo Instagram em novo teste na Austrália
(foto: Portal Olhar Digital)
Depois do Instagram e do YouTube, chegou a vez do Facebook passar a esconder a quantidade de curtidas das publicações na rede social. Teste oficial já começou na Austrália; o número público de curtidas, reações e até visualizações de vídeos não aparece mais para os usuários.
O Facebook disse ao Engadget que ainda não decidiu se o teste vai ser expandido para outros lugares. Segundo a equipe de Zuckerberg, o objetivo agora é analisar os resultados iniciais da experiência na Austrália para só depois decidir como prosseguir em outras regiões.
(foto: Portal Olhar Digital)
Para os usuários da rede social na Austrália, embora os amigos e familiares ainda possam curtir e reagir às publicações, eles não podem mais ver quantas outras pessoas gostaram ou interagiram com aquele conteúdo. A partir de agora, as informações sobre contagens ficam visíveis apenas para o autor da publicação. “Reuniremos feedback para entender se essa mudança melhorará a experiência das pessoas”, disse um porta-voz do Facebook.
O movimento do Facebook para esconder o número de likes segue os passos do Instagram que, no início do ano, ampliou a proposta, que originalmente era limitada ao Canadá, a outros países como a própria Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.
Fonte: Engadget/Olhar Digital

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL SUBSTITUIRÁ A CTPS FÍSICA

(foto: Divulgação)
Carteira de Trabalho e Previdência Social física não será mais necessária, basta que o trabalhador informe à empresa o seu número do CPF
Foi publicada, na última terça-feira, 24, a Portaria 1.065 que trata sobre as regras da Carteira de Trabalho Digital.
A obrigatoriedade do uso do documento digital faz parte da Lei 13.874/2019 (Lei da Declaração de Direitos da Liberdade Econômica ou Lei da Liberdade Econômica) que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 20.
Segundo a portaria, o documento agora será identificado apenas pelo número do CPF e não mais com número específico do documento (número + série + UF).
A partir de agora a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física não será mais necessária, basta que o trabalhador informe à empresa o seu número do CPF.
(foto: Divulgação)
Para acessar a sua Carteira de Trabalho Digital basta baixar o aplicativo na sua loja virtual do celular (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou acessar o site https://servicos.mte.gov.br e fazer o cadastro.
Observações Importantes
·                    Não jogue fora a sua carteira de trabalho física, pois ela poderá ser utilizada para comprovar tempo de serviço e algumas empresas (as que não utilizavam o eSocial), por enquanto, ainda permanecerão com a CTPS física;
·                    Todas as anotações referentes ao contrato de trabalho (férias, salário, etc.) serão feitas através da CTPS Digital e você poderá acessar quando quiser através do aplicativo ou site;
·                    A empresa terá o prazo de 05 dias para fazer a anotação da CTPS Digital (assinar a carteira) e não mais de 48h como era na CTPS física;
·                    A CTPS não será aceita como identificação civil.
Fonte: Jusbrasil

IBGE ABRE CONCURSO COM 2.658 VAGAS

Jornada de trabalho de ambas as funções será
de 40 horas semanais.

(foto: Maíra Vieira)
Salários chegam a R$ 3.100 e as inscrições para o preenchimento dos postos devem ser feitas pela internet, até o próximo dia 15 de outubro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou na última quarta-feira, 25, o edital de concurso para preenchimento de 2.658 vagas temporárias para trabalho durante o Censo Demográfico 2020. O instituto abrirá 1.343 postos de trabalho como Coordenador Censitário Subárea (CCS) e outros 1.315 para Agente Censitário Operacional (ACO), distribuídos pelas 27 unidades da federação.
As duas funções exigem que os candidatos tenham concluído o ensino médio. As vagas de coordenador exigem também que a pessoa tenha Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, dentro do prazo de validade, no mínimo para a categoria B.
(foto: Divulgação/IBGE)
O cargo de Coordenador Censitário Subárea terá remuneração mensal de R$ 3.100, enquanto a vaga de Agente Censitário Operacional terá salário de R$ 1.700.
As inscrições para o concurso devem ser feitas pela internet, até o próximo dia 15 de outubro. As provas serão realizadas em 1.031 municípios no dia 8 de dezembro.
A jornada de trabalho de ambas as funções será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. O período máximo da contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado, conforme as regras da legislação em vigor.
Fonte: Estadão Conteúdo/O Tempo

MINAS COMPARTILHA EXPERIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE QUEIJOS COM ALAGOAS

A experiência mineira foi apresentada pelo
superintendente de Abastecimento e
Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.
(foto: Divulgação/Seapa)
Em audiência pública realizada em Maceió, Seapa apresentou lei estadual que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou, na última segunda-feira, 23, em Maceió, capital do estado de Alagoas, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, que discutiu a regulamentação das queijarias e produção de alimentos de forma artesanal. A experiência mineira, com a Lei 23.157/18, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais no estado, foi apresentada pelo superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.
Minas Gerais produz, provavelmente,
mais queijos do que em toda a França.
(foto: Acervo Eduardo Avelar)
A primeira lei referente à produção de queijos em Minas Gerais foi sancionada em 2002, e, para acompanhar a modernização dos processos de fabricação, ganhou novas versões em 2008, 2011 e 2012, sendo a mais recente a legislação de dezembro de 2018. A lei em vigor é mais abrangente, incorpora todas as variedades e tipos de queijos existentes no Estado. Na versão anterior, a legislação era exclusiva para o Queijo Minas Artesanal, produzido nas regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
“Agora, a lei engloba outros queijos artesanais, como o cabacinha, Requeijão Moreno e queijos com leite de outras espécies, como búfala, cabra e ovelha. Além disso, com a publicação do Selo Arte (pelo Governo Federal), Minas Gerais passou a ter autonomia para definir as regulamentações dos queijos”, disse Sales, em referência às principais mudanças da legislação.
(foto: Ilustração)
Na avaliação do superintendente, o maior desafio enfrentado na elaboração da nova norma foi conciliar a permissão de métodos inovadores de produção e, ao mesmo tempo, preservar a tradição do “modo de fazer”, que concedeu ao queijo mineiro os reconhecimentos de patrimônio imaterial mineiro, em 2002, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e patrimônio imaterial brasileiro, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É importante destacar que se trata de um projeto de construção coletiva e que deve, portanto, envolver produtores, técnicos da extensão rural e pesquisadores.”
Neste momento, a Seapa e suas vinculadas – Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – estão construindo o decreto que irá regulamentar a Lei 23.157. Nas duas últimas semanas, dias 12 e 17 de setembro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) realizou consultas para saber a opinião dos produtores sobre a normatização. Essas contribuições serão enviadas à secretaria.
Queijo da serra da Canastra é considerado
um patrimônio cultural e imaterial
brasileiro, tombado pelo Iphan.
(foto: Arq. pessoal Lucilha de Faria)
No próximo dia 17, a Seapa e vinculadas farão um seminário em Porteirinha com objetivo de orientar os produtores e ouvir suas propostas e expectativas. A secretaria ficará responsável por discutir e validar com os pesquisadores as sugestões dos produtores consultados. Depois de aprovada a redação final, o texto ficará disponível para consulta pública por 30 dias e a previsão é de que seja publicado até dezembro.
Intercâmbio
O projeto de lei que dispõe sobre as normas sanitárias e estabelece tratamento simplificado e diferenciado para a produção, processamento e comercialização de produtos artesanais comestíveis de origem animal, vegetal e de micro-organismo ou fungo, e microagroindústria no estado de Alagoas é de autoria da deputada Jó Pereira. De acordo com ela, a intenção é, no primeiro momento, tirar os produtores da clandestinidade, conscientizando-os quanto à necessidade de adequar a produção à segurança alimentar e preservação do meio ambiente.
“Alagoas sofre hoje com a falta de legislação. Estamos iniciando este trabalho, e a participação de Minas Gerais foi essencial para mostrar aonde queremos chegar. Para alcançar a condição e o padrão de qualidade que tem hoje, Minas fez o dever de casa. A evolução que a lei conquistou lá contribui para que outros estados do Brasil, como o nosso, possam atingir esse mesmo objetivo”, comparou a deputada. Até o dia 30 de setembro, o Projeto de Lei de Alagoas segue recebendo sugestões.
Sede do assentamento Conquista do
Futuro, em Hulha Negra (RS), foi
adequada para produção artesanal
de queijo por iniciativa da comunidade
e da Emater.
(foto: Divulgação/Emater)
Para Gilson Sales, essa troca de informações é fundamental para aprimorar a legislação, ao mesmo tempo em que contribui com a normatização de outros estados. “Esse intercâmbio nos mostra que, em alguns casos, a realidade é muito diferente e, em outros, muito parecida com a nossa. Desta experiência aqui em Alagoas, identifiquei dificuldades semelhantes às que enfrentamos com os produtores do Norte de Minas”, exemplificou.
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, considera que a proximidade com os produtores, alcançada a partir do trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater-MG – aliada às pesquisas da Epamig por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e às ações do IMA, responsável pela fiscalização e inspeção – foi decisiva para a estruturação do arcabouço legal que permitiu que os queijos mineiros conquistassem o reconhecimento nacional e internacional que têm hoje. “Esse convite para participarmos de uma audiência pública em Alagoas é, para nós, motivo de orgulho e de satisfação por podermos compartilhar toda a nossa história, o papel do Estado, nossos erros e acertos, e, assim, contribuir com a experiência de Minas.”
Principais Mudanças Com a Lei
·                    Inclusão de outros queijos artesanais, de diferentes regiões do estado, e também produzidos com leite de outras espécies de animais, como búfala, cabra e ovelha;
·                    Considera a figura do maturador/afinador;
·                    Fica permitida a maturação em ambiente climatizado ou em área subterrânea, na própria queijaria ou em entreposto;
·                    Fica admitida a produção de variedades derivadas de determinado tipo de queijo artesanal, desde que respeitadas as características de qualidade estabelecidas no regulamento do produto (como adição de condimentos, especiarias ou outras substâncias alimentícias; ou de alterações pontuais no processo de fabricação ou na etapa de maturação);
·                    Menção na lei estadual à lei federal, que reconhece o Selo Arte, permitindo a comercialização em todo o país para estabelecimentos com registro estadual;
·                    Inclui na lei a natureza da fiscalização sanitária da produção dos queijos artesanais: prioritariamente orientadora.
Fonte: Emater-MG

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PALESTRA COM PSICÓLOGA ESCLARECE PONTOS SOBRE A SAÚDE EMOCIONAL NA GRAVIDEZ

(foto: divulgação)
A palestra gratuita acontece no Espaço Transdisciplinar Primeiros Laços com a psicóloga Silvana Ramos às 18h30 desta 5ª-feira
“Projeto Nove Meses”, esse é o nome do ciclo de palestras que acontecem no Espaço Transdisciplinar Primeiros Laços, localizado à Rua Ouro Preto, 376, Jardim dos Estados, em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais,
Participam mulheres grávidas e casais interessados em saber mais sobre as mudanças na configuração familiar com a chegada dos filhos.
(foto: divulgação)
Mariana Ferreira está no quarto mês de gestação, ela e o marido Luis (foto ao lado) esperam o primeiro filho do casal, Antônio. Luis Fernando Bonvento tem buscado sempre acompanhar a esposa nas palestras que fazem parte do Projeto. “Quero muito ser um pai ativo e um bom exemplo para meu filho, por isto acho que participar ajuda a tudo ficar mais fácil na nossa relação.”
Eles são músico e cantora e sabem que terão agora outros papéis importantes, de pai e mãe. “Eu gostei muito da palestra. Todo aprendizado vai me ajudar a ficar mais segura nesta nova fase das nossas vidas”, disse Mariana.
O Projeto Nove Meses é realizado uma vez por mês com diferentes profissionais e foi estruturado para que futuros pais e mães possam entender as mudanças que ocorrem com a chegada de um filho.
São palestras realizadas em forma de roda de conversa que dão a oportunidade em forma de relatos e a condução de diferentes profissionais ligados ao atendimento das gestantes e bebês.
O trabalho é interdisciplinar, como maneira de oferecer um pré-natal, mais completo, com profissionais, como nutricionista, fisioterapeuta, médica obstetra, consultoras de amamentação e em sono do bebê e pediatra.
São muitas as mudanças que ocorrem antes do nascimento do bebê e outras tantas pós o parto. Entender estas alterações físicas, mentais e emocionais ajuda a tomar as melhores decisões e a criar um ambiente mais favorável e tranquilo para a família, por exemplo, conhecendo o que é normal e o que é tabu numa gravidez. 
(foto: divulgação)
Desta vez, o tema  “Saúde Emocional na Gestação” foi ministrada pela psicóloga Silvana Ramos, que apresentou todo o processo de transição da conjugalidade para a parentalidade. Momento em que ambas as pessoas que compõem o casal ao descobrirem-se “grávidos”, percebem que terão mudanças na estrutura familiar: as tarefas domésticas se multiplicam, as pressões financeiras aumentam e os momentos de intimidade diminuem. A psicóloga deu ênfase às transformações que acontecerão antes, durante e após a gestação nos papéis do homem e da mulher, assim como, a importância da saúde emocional do casal. “Quando ambos sabem sobre estas mudanças normais no período de gestação e no puerpério ou pós-parto fica mais fácil lidar com as situações com diálogo e entendimento.” A psicóloga destacou ainda a importância de buscar informações, de ter uma rede de apoio, seja de familiares ou de profissionais e de entender que tudo passa e pode ser encarado como um novo momento que venha somar ao que as pessoas já são ou têm em suas vidas.
Roda de Puerpério
Ontem, 25, aconteceu, também de forma gratuita, uma roda de puerpério ou pós-parto, com a psicóloga Juliana Di Lorenzo. Na oportunidade as mães puderam tirar suas dúvidas e trazer relatos sobre suas experiências.
Nesta quinta-feira, 26, acontece uma roda de conversa sobre o trabalho das doulas, que auxiliam no parto, a partir das 18h30, com a especialista Ana Paula Lanza. A entrada também é gratuita.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (35) 98811-5401.
Fonte: Ascom/Evento

NA CASA BARÃO A BOLA TAMBÉM ROLA NA QUINTA-FEIRA

Além de acompanhar todos os jogos, a Casa Barão sempre tem promoção no preço da cerveja e do tira-gosto, vale conferir
Noite de jogos não é apenas às quartas-feiras, mas, também, às quintas-feiras, assim, o melhor lugar de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerias, para você e seus amigos acompanharem os jogos do seu time está localizado no coração da cidade, é a Casa Barão, à Rua b do Campo Místico, 128, bem pertinho da Rua Junqueiras.
E o que é melhor, sempre com preços promocionais para a cerveja e seu tira-gosto.
Confira a promoção para esta quinta-feira, 26/09/2019: cerveja Brahma, Skol ou Bohemia a R$7,00 e porção do melhor pastel d a cidade a R$15,90 (12 unid. a livre escolha – carne, queijo, palmito) ou porção de salame por R$13,00.
Siga-nos
Veja os jogos que você e seus amigos poderão assistir e não deixe de nos seguir no Instagran – @casabaraopocos:
Campeonato Brasileiro Série A

19h15

Palmeiras x CSA






20h00

Fluminense x Santos


20h00
Grêmio x Avaí






21h30
Athletico-PR x Fortaleza




Sul Americana
21h30
Atlético (MG) x Colón