terça-feira, 27 de agosto de 2019

CÃO TERAPIA É NOVIDADE NA SANTA CASA

A fêmea Sissi, da raça goldem retriever e o shitsu Nagay fizeram sua primeira visita ao Hospital na última sexta
O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, recebeu na última sexta-feira, 23, a primeira ação de Cão Terapia. A golden retriever Sissi e o shitsu Nagay passearam no Hospital e fizeram a alegria dos pacientes de diversas alas, desde a Oncologia até a Pediatria.
A iniciativa pioneira foi da clínica Gatino Fitness que, com o aval da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) da Santa Casa, iniciou suas atividades que serão semanais, seguindo protocolo já existente para ações como essa.
"A ideia é em realmente levar mais alegria e até idealizar esta aproximação entre os cães e os pacientes aqui do Hospital", afirmou a coordenadora da Cão Terapia, Dra. Maura Dias Adriano.
Uma cerimônia foi realizada no hall de entrada da Santa Casa e contou com a presença da secretária Municipal de Administração, Ana Alice de Souza, além de vereadores da atual legislatura, como Álvaro Cagnani, o representante do deputado Mauro Tramonte, Demilton Vacarelli, e representes da direção do Hospital.
"Desde que assumimos a direção da Santa Casa, temos buscado ações com enfoque na humanização de nossos leitos. Com a Gatino Fitness e seus cães na Cão Terapia, e com essa parceria com a equipe da PUC, alcançamos mais esse objetivo no Hospital”, afirmou o superintendente da Santa Casa, Azer Elias Zenun.
Além da ação, que será semanal, a terapia também traz uma nova parceria com a PUC Poços de Caldas. Estagiários de Medicina Veterinária e Medicina acompanharão o processo juntamente aos profissionais e adestradores.
De acordo com a médica veterinária e representante da PUC, Andrea Rentz Ribeiro, tudo vêm agregar no aprendizado dos alunos. "Por um lado, os alunos de veterinária, poderão aprender este método e difundir quando se tornarem profissionais e por outro, aos nossos futuros médicos, todos poderão analisar as reações dos pacientes e benefícios na prática com cães”, pontua.
A próxima ação está agendada para essa quarta-feira, 28, às 15h.
Fotos: Rafael Santos – Ascom Santa Casa
Fonte: Ascom Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.