sábado, 24 de agosto de 2019

SANTA CASA REALIZA 1º SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA

O evento é alusivo ao Dia do Psicólogo, comemorado no próximo dia 27, e tem como objetivo cuidar da saúde mental dos colaboradores do Hospital
Na próxima terça-feira, 27, durante todo o dia, acontece o 1º Simpósio de Psicologia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. O evento, organizado pela equipe de psicologia, acontecerá no Espaço Acadêmico e trará temas focados na promoção da saúde mental.
A coordenadora da equipe de psicologia, Maria Julieta Vale Gouvêa, explica que esse 1º Simpósio tem o objetivo de cuidar de quem cuida, que são os colaboradores do Hospital, promovendo um momento de reflexão para despertar no trabalhador a importância do autocuidado. “Dentro de uma instituição de saúde estamos sempre direcionados ao cuidado do outro e esquecemos muitas vezes de nos cuidar. Por isso, queremos que eles entendam, através do conhecimento, que também são importantes, que precisam ser ouvidos e cuidados”, explica.
Programação
As atividades começarão às 8h, com uma apresentação musical, seguida pela primeira palestra, às 8h15, com o tema: “Automedicação e Depressão”. A palestra será ministrada pelo Dr. Diemes Cristiano Lopes, que é médico psiquiatra. Após o coffee break, às 10h, acontece a palestra “Suicídio”, com a psicóloga Gabrille Bertozzi Krzizanski.
“Vão ser cinco palestras. Vamos falar sobre Automedicação, Depressão e Suicídio, que são temas pertinentes atualmente. Infelizmente, observamos que na área da saúde tem muitas pessoas que vão adoecendo e não procuram ajuda. Muitas vezes, elas não sabem que estão doentes e, quando se dão conta, já estão em um quadro muito grave de depressão e muitos recorrem ao suicídio”, diz a responsável técnica da equipe de Psicologia.
Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecem duas palestras: “Síndrome de Burnout – Esgotamento Profissional”, com a psicóloga Cylmara Lacerda Gontijo, e “Cuidando de quem cuida”, com a psicóloga Kátia Maria Pacheco Saraiva. À noite, às 20h10, acontece a palestra “Ansiedade e Compulsão Alimentar”, com a psicóloga Elô Pereira.
“Teremos a palestra sobre Síndrome de Burnout, que também é um adoecimento que atinge de forma significativa os profissionais da área da saúde. Principalmente profissionais que têm jornada dupla, dois ou três empregos, às vezes trabalham 36 horas e folgam só 12 horas. Esse acúmulo de funções leva a um esgotamento físico e emocional. Vamos falar também sobre autoestima, a importância de cuidar de quem cuida, do autoconhecimento, finalizando com o tema Ansiedade e Compulsão Alimentar, que também é um assunto de grande importância atualmente, pois, percebemos que muitas pessoas canalizam a ansiedade na compulsão alimentar, desencadeando outros processos prejudiciais a saúde, como: obesidade, baixa autoestima, sedentarismo, entre outros”, completa Maria Julieta.
Na foto ao lado, a equipe de psicologia da Santa Casa, que é formada, hoje, por seis psicólogas: Maria Julieta Vale Gouvêa, responsável técnica pela equipe, pela CTI Adulto e Departamento de Enfermagem; Amália Poloni Bruzadelli, responsável pelas Alas A, B e C, além da Urgência/Emergência e RH; Janaína Maria Remédio Salvador, responsável pelo setor de Hemodiálise; Patrícia Pastro Geraldi, responsável por RH, Maternidade e Pediatria; Milena Rossi Suedt responsável pela Unacon e Cuidados Paliativos; e, Patrícia Lima Azzolini, responsável pelo setor de Bariátrica e CTI Neonatal.
Fonte: Ascom Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.