quinta-feira, 22 de agosto de 2019

HORTALIÇAS NA WEB TRATA DE DIETA SAUDÁVEL E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO

Todo trabalho desenvolvido tem como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde
Um espaço dedicado aos consumidores. Assim é o site Hortaliças na Web, criado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com temática voltada a temas como dicas sobre compra e conservação, além de receitas, o local mostra como o consumo desses alimentos pode contribuir para a manutenção da saúde.
É o que aborda a seção "Quem quer saúde vai à feira", que procura esclarecer e informar a respeito de questões que relacionam determinados temas ligados a doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, com o consumo de hortaliças.
Após tratar de temas como: "Quanto de hortaliça comer por dia", "Hortaliças e gordura no sangue", " Hortaliças e hipertensão", "Hortaliças e diabetes", o site inaugurou em dezembro informações detalhadas sobre a relação entre "Hortaliças, sobrepeso e obesidade", última das subseções referentes a essas doenças. "Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes, por exemplo, normalmente é destacada a importância de uma dieta saudável para o controle da doença em questão, então dentro desse quadro qual seria o papel das hortaliças e é em cima desse papel que desenvolvemos os textos", explica a pesquisadora Milza Lana, responsável pelo site Hortaliças na Web, construído em parceria com a nutricionista Raquel Franz, do Ministério da Saúde (MS).
Ao atuar na área de Promoção da Saúde do Trabalhador no MS, a nutricionista interage com grupos de gestantes ou de reeducação alimentar em ações de prevenção da saúde e, segundo ela, seja qual for a categoria em questão, as hortaliças mostram uma relação direta com as dietas saudáveis. "Nesse contexto, procuramos aliar as informações sobre a maneira de consumir hortaliças, já que não possuem os mesmos teores de nutrientes e calorias igualmente, ante a doença instalada", registra.
Para a pesquisadora, a parceria com o ministério tem possibilitado que as informações colocadas sejam respaldadas por um órgão que promove ações públicas de saúde, e o trabalho conjunto com uma nutricionista termina por balizar essas informações. "Temos o cuidado de somente publicar informações já consolidadas e que fazem parte das diretrizes oficiais relacionadas à dieta e saúde", anota Milza, acrescentando que todo o trabalho desenvolvido tem como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo MS e no qual as hortaliças fazem parte das diretrizes.
Mais informações sobre o tema podem ser obtidas através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pelo link www.embrapa.br/fale-conosco/sac/.
Fonte e Foto: Agência de Notícias – Embrapa Hortaliças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.