quarta-feira, 21 de agosto de 2019

MULTINACIONAL TRARÁ TECNOLOGIA DE PONTA PARA ANDRADAS

Estrutura das estufas de vidro é automática e possibilita a fertirrigação por gotejamento
A Prefeitura de Andradas, município do Sul de Minas Gerais, recebeu a visita dos dirigentes da multinacional holandesa Fonte Verde (foto acima), empresa que se instalará às margens da rodovia BR-146, no trecho que liga Andradas a Poços de Caldas, e irá cultivar tomates livres de agrotóxicos, com a tecnologia de ponta em estufas de vidro. Na reunião, os dirigentes pediram ao prefeito, Rodrigo Lopes, ao vice-prefeito, João Luiz Magalhães, e à secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Vivian Caldas Magalhães Franco, apoio institucional diante à Receita Federal e ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, conforme publicado no site “Portal da Cidade Andradas” na última segunda-feira, 19.
A multinacional será instalada em um terreno com mais de 20 hectares, adquiridos com recursos próprios, e está em fase de terraplanagem. Segundo os empresários, a empresa deve iniciar a produção até o fim do ano, gerando empregos e renda para o município.
A prefeitura apoia a iniciativa da multinacional holandesa e se comprometeu a ajudar frente à Receita Federal e ao Ministério da Indústria do Comércio Exterior e Serviços, além de intermediar no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) em possíveis adequações na rodovia para o trânsito e acesso à empresa, facilitando a chegada de insumos e escoamento da produção.
A Fonte Verde investe em Andradas em um modelo tecnológico de produção conhecido como Agricultura 4.0 e a empresa chega à cidade após o município conseguir concessões para oferecer incentivos fiscais.
Ao todo, investimento para a implantação da empresa na cidade será da ordem de R$50 milhões. As obras para instalação da Fonte Verde – 4ª multinacional a chegar a Andradas desde 2013 – já tiveram início. O número de geração de empregos não foi divulgada.
Tecnologia de Ponta
Toda a estrutura é automática, incluindo o controle próprio de oscilação de temperatura natural. Seu sistema de estufa irá evitar os danos causados por fortes chuvas, granizos e ataques de pragas, além de criar um bloqueio de doenças que geralmente prejudicam a produção de tomate tradicional.
A tecnologia de estufas de vidros possibilita a fertirrigação por gotejamento, ou seja, o adubo é adicionado na água e atende toda a estrutura. São utilizados fitilhos, que direcionam o tomateiro para um crescimento vertical, ao contrário do sistema convencional, onde os condutores são em forma de pirâmide.
Fonte: Prefeitura de Andradas/Portal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.