quarta-feira, 28 de agosto de 2019

PLATAFORMA QUE CONECTA MÚSICOS É LANÇADA NA MIA

Roda de conversa sobre empreendedorismo e cinema na praça também são destaques nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 29, a Mostra Integrada de Artes (MIA) que está acontecendo em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, destaca, em duas diferentes ações, o empreendedorismo nas artes. A primeira delas ocorre com o pré-lançamento de uma plataforma digital de construção de turnês para músicos – e seus agentes. A segunda é uma roda de conversa sobre conexão empresarial, social e humanitária.
A primeira atividade está marcada para as 16h30 no Museu Histórico e Geográfico e recebe a palestrante Ana Paula Maich (foto ao lado), que criou a daleGig, uma plataforma que chega às ruas oficialmente no dia 10 de setembro, mas que terá seu pré-lançamento em Poços de Caldas.
A plataforma conta com serviços e ferramentas para criação e gestão de tours e usa case do Duo Finlandia, para exemplificar como pode funcionar.
“Na palestra de amanhã nós vamos sortear uma assinatura trimestral para os músicos com projeto autoral que estiverem presentes e 10 vouchers de 20% de desconto que poderão ser utilizados em qualquer um dos nossos planos, mas também oferecemos serviços agregados com vídeos de formação em produção cultural, que é gratuito. Ou envio de propostas para editais e representatividade em feiras e festivais que é um serviço pago independente dos outros planos. Ao final de um processo – que é detalhado na plataforma – o sistema junta todos os dados e monta uma proposta de show que é enviada para os contratantes e a negociação acontece toda dentro do site”, explica Ana Paula Maich.
A segunda atividade ocorre às 18h30 no Hotel San Thiago e conta com a jornalista e empresária Vanessa de Faria, que reúne participantes da Rede Positiva para uma atividade de apresentação dos valores da iniciativa, que abrange empreendedores de todas as áreas e troca experiências e serviços por meio de uma rede.
As duas ações vão ao encontro da proposta do festival, que é explorar a diversidade e a multiplicidade dentro da arte e, assim, oferecer ferramentas para que artistas consigam fomento e autonomia em suas carreiras.
“Além das exposições, mostras e eventos que estamos oferecendo durante toda semana, temos também estas ações que são gratuitas e formativas, pensando que os artistas precisam também de capacitação, de troca e de formação de redes para continuarem a produzir e a difundir seus trabalhos”, destacou a diretora da mostra e gestora cultural Chiara Carvalho.
Cinema na Praça
Em parceria com o projeto Olhar Circular, a MIA realiza também nesta quinta-feira, 29, às 19h30, a exibição do filme brasileiro “Narradores de Javé” (foto abaixo), na área arborizada da Praça do Espaço Cultural da Urca, ao lado do Museu Histórico e Geográfico.
A entrada é gratuita e estudantes do período noturno da Escola David Campista foram convidados. A lotação é limitada a 200 lugares e será oferecido como cortesia pipoca e refrigerante ao público.
A obra cinematográfica brasileira é protagonizada por José Dumont, Luci Pereira, Nelson Xavier com participação de Matheus Nachtergaele.
O filme conta a história do pequeno vilarejo de Javé, onde somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do local.
Os moradores se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição.
Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
O projeto Olhar Circular é realizado em Poços de Caldas através da Pomar Cultural. “Nós trabalhamos apenas com filmes nacionais e fazemos uma curadoria dos filmes que serão exibidos. A escolha se dá primeiramente pela linguagem e por serem filmes reflexivos, mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e divertidos”, explicou Valéria Freitas, produtora executiva do projeto.
MIA no IMS
Veja as próximas atividades da Mostra Integrada de Arte que acontecem dentro do Instituto Moreira Salles (IMS), Casa da Cultura de Poços de Caldas, localizado à Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados:
Oficina de Ritmos Brasileiros
31 de agosto, sábado, às 10h
Com: Carol Panesi
Roda de Conversa Sobre Fotografia
01 de setembro, domingo, às 10h
Convidados: Gil Sibin, João Fábio Matheasi e Gustavo Rodrigues
Mediação: Luciana Faria
As atividades são gratuitas e abertas ao público, contudo, a entrada está sujeita a lotação dos espaços. Informações podem ser obtidas através do número (35) 3722-2776.
Mais informações e a programação completa do MIA, que termina no próximo domingo, 01, podem ser obtidas através do endereço https://medium.com/@mostradeartesintegradas
Fonte: Ascom MIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.