quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Caso Eloá: Lindemberg é condenado a quase 99 anos de prisão

Crime aconteceu em outubro de 2008, após cerca de 100 horas de ocupação do apartamento da família de Eloá pelo seu ex-namorado
Santo André, SP – A juíza de Santo André, município da Grande São Paulo, Milena Dias, acaba de anunciar a sentença que Lindemberg Alves Fernandes deverá cumprir, 98 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Foram quatro dias de julgamento e mais de 50 horas de duração.
Depois destes quatro dias de depoimentos e apresentação de teses da acusação e da defesa, o júri, formado por seis homens e uma mulher, considerou o réu culpado pelos 12 crimes aos quais respondia – homicídio duplamente qualificado por motivo torpe que dificultou a defesa da vítima (Eloá Cristina Pimentel da Silva); dupla tentativa de homicídio (Nayara Rodrigues e o PM Atos Antônio Valeriano); cárcere privado de quatro pessoas (Eloá, Nayara, Iago e Victor); e, disparo de arma de fogo.
Lindemberg Alvez Fernandes deixará o Fórum de Santo André dentro de instantes e deverá ser reconduzido ao CDP de Pinheiros, onde passou os últimos dias, durante seu julgamento, e amanhã ser reconduzido à Penitenciária do Tremembé, onde estava preso preventivamente.
Retrospectiva
A estudante Eloá Pimentel, na época com 15 anos de idade, morreu no dia 18 de outubro de 2008, um dia após ser baleada na cabeça e na virilha dentro do apartamento de sua família, em Santo André, na Grande São Paulo. Os tiros foram disparados quando policiais invadiam o imóvel para tentar libertar a jovem, que passou cerca de 100 horas refém do ex-namorado Lindemberg Alves Fernandes, hoje com 25 anos de idade. Foi o mais longo caso de cárcere privado no Estado de São Paulo.
Armado e inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg invadiu o local no dia 13 de outubro, rendendo Eloá e três colegas – Nayara Rodrigues da Silva, Victor Lopes de Campos e Iago Vieira de Oliveira. Os dois adolescentes logo foram libertados pelo acusado. Nayara, por sua vez, chegou a deixar o cativeiro no dia 14, mas retornou ao imóvel dois dias depois para tentar negociar com Lindemberg. Entretanto, ao se aproximar do ex-namorado de sua amiga, Nayara foi rendida e voltou a ser feita refém.
Mesmo com o aparente cansaço de Lindemberg, indicando uma possível rendição, no final da tarde do dia 17 a polícia invadiu o apartamento, supostamente após ouvir um disparo no interior do imóvel. Antes de ser dominado, segundo a polícia, Lindemberg teve tempo de atirar contra as reféns, matando Eloá e ferindo Nayara no rosto. A Justiça decidiu levá-lo a júri popular.
Cumprimento
Lindemberg Alves Fernandes deverá ser conduzido, na manhã desta sexta-feira, 17, para a Penitenciária de Tremembé, no interior do estado de São Paulo, onde já estava preso, preventivamente, desde outubro de 2008 e deverá cumprir o restante de sua sentença.
A defesa pode recorrer da sentença, contudo, Lindemberg deverá aguardar preso, por um possível novo julgamento.
Além disso, o tempo em que permaneceu preso será abatido de sua pena, bem como, para cada três dias trabalhados, um dia será atenuado do total de sua pena.
Considerando o fato de estar preso há três anos, Lindemberg deverá cumprir sua pena por, no máximo, mais 27, já que, no Brasil, nenhum condenado pode cumprir mais do que 30 anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.