domingo, 19 de fevereiro de 2012

Rio Acre transborda e desabriga mais de 3,5 mil pessoas

Rio Branco, AC – As autoridades acreanas já contabilizam 912 famílias desalojadas com cheia do rio Acre, desabrigando mais de 3,5 mil pessoas na capital Rio Branco onde o nível das águas chegou a 16,88 m na manhã de ontem, 18, atingindo cerca de 12 mil imóveis. A cota de transbordamento é de 14 m. No interior, centenas de famílias também estão desabrigadas. Em Assis Brasil, fronteira com o Peru, a situação é bastante complicada. A Defesa Civil alerta que o nível do Rio Acre deve chegar a 17 metros.
Os municípios de Sena Madureira, Brasiléia, Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano
também sofrem com as cheias dos rios. Chove desde as primeiras horas da madrugada de sábado e a previsão é de mais chuva para os próximos dias.
As famílias que tiveram suas casas atingidas pelas águas estão sendo levadas para o Parque de Exposições de Rio Branco e para outros dois abrigos. O governo do Estado e a Prefeitura trabalham para acolher e apoiar as famílias. Voluntários também se colocaram à disposição para ajudar.
No início da noite de sexta-feira, 16, o governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim, anunciaram um reforço nas ações para acolher as famílias que tiveram suas casas atingidas pela cheia.
Centenas de pessoas trabalham para tentar amenizar o sofrimento das pessoas. O Governo Federal enviou 30 bombeiros, barracas e medicamentos para o Acre. A maior cheia do rio Acre foi registrada em 1997, quando o nível das águas chegou a 17,22 m.

(*) Com informação Terra e JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.